Alta do XRP: sobe mais de 30% e mira recorde histórico

Descubra os motivos da recente alta do XRP, que subiu até 40% em um mês, consolidou-se como a terceira maior cripto e mira seu recorde

Luiz Pedro Andrade de Oliveira 18/07/2025 14:29 3 min
Alta do XRP: sobe mais de 30% e mira recorde histórico

A alta do XRP tem chamado atenção no mercado cripto. Em apenas sete dias, o token subiu +31,48%, se consolidando como a terceira maior criptomoeda do mundo em valor de mercado, com US$ 190,3 bilhões. Esse movimento reflete uma confluência de fatores, que vamos detalhar a seguir.

Por que tanto otimismo?

Um dos principais gatilhos foi o encerramento da disputa jurídica entre a Ripple Labs e a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), que reduziu incertezas regulatórias e melhorou o ambiente para investidores institucionais. 

Além disso, nas últimas quatro semanas, o XRP acumulou uma valorização de +39,1% e atingiu uma capitalização de mercado de US$ 190,3 bilhões, consolidando-se como a terceira maior criptomoeda do mundo. Só na semana anterior, a valorização foi de +31,48%, o que reforça o forte interesse do mercado.

Outro fator que impulsionou a alta do XRP foi a expectativa em torno do lançamento do ETF de futuros alavancado da ProShares, o UXRP, previsto para o dia 18 de julho. Essa possível novidade ampliou a confiança de investidores em um novo ciclo de valorização. 

Por fim, o avanço de iniciativas de tokenização e a crescente adoção do XRP por instituições financeiras reforçam sua posição como ferramenta relevante para pagamentos internacionais.

O que é e como funciona a XRP (XRP)?

XRP é uma criptomoeda criada pela empresa Ripple que foi projetada para facilitar transações financeiras internacionais de forma rápida, eficiente e com baixo custo. 

Frequentemente associada à empresa de tecnologia Ripple, a XRP busca ser uma "moeda ponte" para liquidar pagamentos entre diferentes moedas fiduciárias em tempo real, com taxas mais baixas que o sistema tradicional, e com maior agilidade.

A XRP utiliza a XRP Ledger, blockchain da Ripple, que usa um mecanismo de consenso único conhecido como Ripple Protocol Consensus Algorithm (RPCA).

Nesse sistema, um grupo de servidores independentes, chamados de validadores, chega a um acordo sobre a ordem e a validade das transações a cada 3 a 5 segundos. Esse processo permite que as transações sejam confirmadas de maneira extremamente rápida e com taxas muito baixas, geralmente frações de centavos.

O lado negativo da XRP Ledger é que os validadores são todos da Ripple, o que gera uma centralização indesejada aos olhos do mercado cripto.

XRP vale a pena investir em 2025?

A XRP vem se destacando com o crescimento das parcerias da Ripple para transações de grandes remessas entre países, agora com maior participação do ativo nessas parcerias.

Além disso, a recente inserção da Ripple no mercado de stablecoins (criptomoedas lastreadas em dólar), com a criação da RippleUSD (RLUSD), trouxe maior atividade para a sua blockchain, o que atrai diversos olhares para o XRP.

Com a aprovação de Projetos de Lei nos EUA que favorecem a criação e a utilização de stablecoins, como o GENIUS Act e o Anti-CBDC Act, muitos investidores apostaram no XRP como beneficiário deste momento. Por isso, o ativo vem subindo consistentemente.

No entanto, o XRP não tem uma ligação direta, nem se beneficia diretamente da criação de stablecoins na XRP Ledger, ou mesmo da utilização do RLUSD. Além disso, grande parte dos XRP criados estão em posse da Ripple, e são liberados ao mercado progressivamente. 

Portanto, apesar de ser um bom ativo, o XRP traz riscos intrínsecos consideráveis, mesmo se beneficiando de narrativas paralelas à sua utilidade.

Assim, não recomendamos a compra de XRP.

Assista o episódio 72 do Skin in The Game e descubra se 2025 é o ano do bitcoin (BTC).

Tópicos Relacionados
Compartilhar

Receba conteúdos e recomendações de investimento gratuitamente

Obrigado pelo seu cadastro!

Acompanhe nossos conteúdos por e-mail para ficar por dentro das novidades.