Wealth Management: especialistas para cuidar do seu patrimônio

Entenda o que é wealth management, para que serve, para quem é recomendado e quais são os principais serviços para gerir fortunas!

Nord Research 18/11/2023 11:00 8 min Atualizado em: 04/01/2024 11:35
Wealth Management: especialistas para cuidar do seu patrimônio

O wealth management é um serviço especializado que oferece soluções para gerenciar e otimizar o patrimônio financeiro de indivíduos, famílias e empresas de alta renda.

Se você é uma pessoa com um patrimônio financeiro considerável, provavelmente já se perguntou como gerenciar seus ativos de forma sustentável, com geração de riqueza contínua e livre de problemas tributários. É aí que entra o wealth management.

Ele fornece a gestão personalizada de grandes fortunas, para garantir um presente e um futuro próspero, de forma a maximizar o seu potencial de riqueza. Uma das principais vantagens é o acesso a especialistas altamente qualificados, que têm conhecimento aprofundado das melhores práticas de investimento e de gestão das finanças.

Os encarregados de fazer essa gestão de riquezas têm tarefas de grande responsabilidade. Afinal, o cliente deixa a administração dos recursos nas mãos de poucas pessoas em quem confiam. Quer saber mais sobre o tema? Boa leitura!

Sumário

  • O que é Wealth Management?
  • Para que serve?
  • Qual é o objetivo do Wealth Management?
  • Qual a diferença para o Asset Management?
  • Para quem o Wealth Management é indicado?
  • Quais são os principais serviços em Wealth Management?
  • Quais as principais vantagens de contar com um Wealth Management?
  • Conheça a Nord Wealth

O que é Wealth Management?

O wealth Management é uma consultoria que abrange um conjunto de serviços financeiros e de investimento oferecidos para clientes de alto patrimônio. A ideia é ajudar os clientes a gerenciar e crescer a riqueza, com orientação especializada e personalizada.

Como já é de se imaginar, os gestores trabalham em estreita colaboração com os clientes para entender suas metas financeiras e criar estratégias. Dessa forma, o wealth management pode ser comparado a um farol que guia os clientes em meio ao vasto oceano financeiro. O termo traduzido quer dizer “gestão de riquezas”.

Para que serve?

Apesar de ser voltado para gestão de grandes fortunas, o wealth management não se aplica apenas a grandes empresários, mas se adequa também para famílias que desejam contar com serviços especializados em gerir grandes somas de dinheiro.

Ele serve tanto para quem deseja fazer um planejamento da construção do patrimônio quanto para quem já tem uma riqueza consolidada.

Além da administração das finanças, a equipe deve ser multidisciplinar e precisa entender questões que vão além do mercado financeiro, como mercado imobiliário, legislação, impostos, entre outros.

Qual é o objetivo do Wealth Management?

Entre os objetivos do wealth management se incluem:

Vale lembrar que os objetivos podem variar de um cliente para o outro, de acordo com as metas de vida de cada um.

Por exemplo, pode ser que determinada pessoa procure o wealth management para lidar principalmente com questões tributárias, enquanto outra pode estar mais interessada em planejar uma aposentadoria antecipada e segura para viver de renda. Cada situação pode ter suas peculiaridades.

Qual a diferença para o Asset Management?

Enquanto o Wealth Management é voltado para a administração mais ampla do patrimônio, o asset management tem foco nos investimentos. Essa é a principal diferença.

O asset management, ou gestão de ativos, é um conjunto de práticas e estratégias utilizadas para gerenciar os ativos financeiros de uma pessoa ou empresa. Esses ativos podem incluir uma variedade de investimentos, como ações, títulos, fundos e outros instrumentos financeiros. O intuito é buscar os maiores retornos possíveis.

Por outro lado, o wealth management vai além. Ele engloba planejamento financeiro, proteção patrimonial, sucessão familiar, planejamento de aposentadoria e outros serviços.

Para quem o Wealth Management é indicado?

Existem situações específicas, como pessoas que enriquecem subitamente ou estão prestes a aposentar, que tornam o Wealth Management mais recomendável

O wealth management é indicado para aqueles que têm um patrimônio financeiro substancial. Entre eles, incluem-se empresários e proprietários de empresas, herdeiros e beneficiários de grandes fortunas, além de profissionais liberais bem-sucedidos. Entenda com mais detalhes.

1. Investidores que não conseguem realizar a gestão da carteira de investimentos

O wealth management é recomendado para investidores que não têm o conhecimento, tempo ou habilidades necessárias para gerenciar efetivamente sua própria carteira de investimentos. Existem várias razões pelas quais isso pode ocorrer.

Complexidade

O universo dos investimentos é complexo e os investidores podem se sentir sobrecarregados com a quantidade de opções disponíveis, as flutuações do mercado e a necessidade de acompanhar as tendências e mudanças regulatórias.

Tempo

Gerenciar uma carteira de investimentos requer tempo e dedicação. Muitos investidores não têm essa disponibilidade para realizar pesquisas extensas, monitorar seus investimentos regularmente e tomar decisões de forma consistente.

Experiência

A gestão de investimentos requer um conhecimento especializado do mercado financeiro, de estratégias de investimento e gerenciamento de risco. Quem não tem essa experiência pode se sentir inseguro ao tomar decisões e pode não obter os melhores resultados.

2. Quem passou por grandes mudanças financeiras

O wealth management também é recomendado para aqueles que passaram por grandes mudanças financeiras, como a aquisição de herança, a venda de um negócio ou qualquer evento que tenha impacto significativo em sua vida financeira. Como os consultores agem nesses casos? Entenda a seguir.

Reequilíbrio do patrimônio

Grandes mudanças financeiras podem resultar em uma alteração na composição do patrimônio. O wealth management pode ajudar a reequilibrar as finanças para garantir que estejam alinhados com a nova realidade do cliente.

Planejamento de sucessão

Os consultores podem ajudar a criar estratégias de sucessão, como testamentos, além de atuarem para proteger e preservar o patrimônio.

Planejamento tributário

Mudanças financeiras podem ter implicações fiscais significativas. Logo, é bom contar com uma orientação especializada em planejamento tributário para regularizar a otimizar a situação fiscal, de forma a minimizar a carga tributária e aproveitar as oportunidades legais para economia de impostos.

3. Pessoas que estão planejando a aposentadoria (ou já se aposentaram)

Quem fez um planejamento de aposentadoria ao longo da vida pode ter acumulado um bom patrimônio. Porém, no momento de se aposentar, não é tão simples fazer a gestão de todo o dinheiro.

Nessas situações, vale a pena contar com a ajuda de uma consultoria para ter certeza de que os investimentos e recursos caminham em um fluxo financeiramente saudável.

Portanto, a ideia não é somente delegar os serviços de investimentos, e sim ter uma solução com estratégias de gerenciamento do dinheiro para que o cliente tenha o estilo de vida que deseja.

4. Pessoas que tenham patrimônio financeiro alto

Em geral, as pessoas que procuram por uma consultoria de wealth management têm alto patrimônio líquido. Porém, o valor desse patrimônio nem sempre é o mesmo de uma instituição financeira para outra.

Pode ser que em alguns casos seja necessário ter pelo menos R$500 mil de patrimônio, enquanto em outros pode ser exigido no mínimo R$1 milhão de dólares em ativos.

Pode-se dizer que os clientes que buscam consultores para fazer a gestão da riqueza são profissionais com alta remuneração, empresários de sucesso, atletas profissionais, celebridades e herdeiros de grandes somas de dinheiro, além de empresas.

Quais são os principais serviços em Wealth Management?

O Wealth Management concede a possibilidade das pessoas investirem em fora do seu país de origem

Entre os principais serviços do wealth management, estão as carteiras administradas, os fundos exclusivos e os investimentos offshore.

Carteiras administradas

As carteiras administradas são construídas com base em uma análise detalhada do perfil do cliente e podem incluir uma variedade de ativos de renda fixa ou variável. O gestor da carteira é responsável por tomar decisões de investimento em nome do cliente, mas com o consentimento dele, além de monitorar o desempenho.

Fundos exclusivos

Esses são fundos de investimentos voltados para famílias ou indivíduos, apesar de se basearem nos objetivos de somente um investidor, que precisa ser um investidor profissional ou qualificado.

É também uma forma de proteger o patrimônio, de modo a evitar problemas legais ou financeiros. Uma vantagem tributária do fundo exclusivo é que sobre ele não incide o come-cotas, que é a antecipação do IR.

Investimentos offshore

Investimentos offshore referem-se a investimentos realizados em jurisdições estrangeiras, fora do país de residência do investidor. Essas jurisdições são conhecidas por oferecer vantagens fiscais, ou seja, menos impostos, além de confidencialidade e proteção de ativos.

Em geral, há baixa ou nenhuma tributação sobre rendimentos, ganhos de capital ou herança. Os paraísos fiscais, como são conhecidos, são legais e têm leis rigorosas de sigilo bancário e proteção de informações.

Principais vantagens de contar com um Wealth Management

Os principais benefícios de contar com um wealth management são:

  • planejamento financeiro personalizado para atingir metas de curto, médio e longo prazo;
  • gestão profissional de investimentos, levando em consideração o perfil de risco e os objetivos do cliente;
  • acesso a estratégias de investimento avançadas e diversificação de portfólio;
  • planejamento tributário para minimizar a carga tributária;
  • gestão de riscos financeiros e proteção de ativos;
  • aconselhamento especializado em questões de sucessão e planejamento patrimonial;
  • acesso a produtos e serviços financeiros exclusivos;
  • monitoramento contínuo dos investimentos e ajustes conforme as condições do mercado;
  • orientação em momentos de incerteza econômica e volatilidade do mercado;
  • planejamento da aposentadoria para quem precisa gerenciar grandes fortunas.

Conheça a Nord Wealth

A Nord Wealth fornece um serviço completo de gestão de riquezas e já conquistou o 1º lugar no Ranking XP de Consultorias e Investimentos. Para você ter uma ideia, são mais de R$3 bilhões de fundos sob aconselhamento.

Isso apenas reforça a credibilidade do nosso times de consultores e a confiança que os clientes têm em nossos serviços. Conheça agora mesmo o trabalho da Nord Wealth!

Resumindo

O que significa Wealth Management?

Wealth management significa “gestão de fortunas” e abrange métodos adotados por consultores com o objetivo de administrar a riqueza de indivíduos, famílias ou empresas de alto patrimônio.

O que faz a área de Wealth Management?

A área de wealth management envolve:

  • planejamento financeiro;
  • gestão de investimentos personalizada;
  • planejamento tributário;
  • proteção e gestão de riscos financeiros;
  • aconselhamento em questões de sucessão e planejamento patrimonial;
  • acesso a fundos exclusivos;
  • monitoramento contínuo dos investimentos;
  • estratégias de diversificação de portfólio.

Compartilhar