Warren Buffett: a história da lenda do mercado financeiro

Warren Buffett é um dos maiores investidores de todos os tempos. Conheça os princípios aplicados por ele e alcance resultados mais expressivos na bolsa!

Nord Research 08/01/2024 13:56 10 min
Warren Buffett: a história da lenda do mercado financeiro

Warren Buffett é o sexto homem mais rico do mundo, com uma fortuna de 121,5 bilhões de dólares, segundo a Forbes. Trata-se do principal investidor de ações a figurar na lista, e suas lições são valiosas para quem deseja obter melhores resultados na bolsa de valores.

Warren Buffett é o maior investidor no mercado de ações de todos os tempos. Em sua trajetória, o oráculo de Omaha deixou princípios valiosos, e você não precisa ser um grande investidor para colher os benefícios de suas lições.

O método de Buffett se baseia em compreender o real valor dos empreendimentos, buscando ações que estejam baratas. No longo prazo, esses negócios podem oferecer um excelente retorno para quem confiou no efeito dos juros compostos.

Neste conteúdo, apresentamos a história e as principais lições de Warren Buffett para os investidores. Não deixe de conferir!

Sumário

  • Quem é Warren Buffett;
  • História de vida;
  • Vida acadêmica;
  • Qual é o método Warren Buffett de investir;
  • Qual é o valor do patrimônio de Warren Buffett;
  • Principais lições sobre investimentos.

Quem é Warren Buffett

Warren Buffett é um bilionário, filantropo e CEO da Berkshire Hathaway. Aos 93 anos e com uma fortuna de 121,5 bilhões de dólares, é considerado o investidor de ações mais bem-sucedido de todos os tempos. Além disso, ocupa a 6ª colocação na lista de homens mais ricos do mundo da Forbes em tempo real, nesta data.

História de vida

Warren Edward Buffett nasceu em 30 de agosto de 1930 em Omaha, Nebraska (EUA). Seus pais são o ex-congressista dos EUA Howard Buffett e Leila Buffett. Embora tivesse uma condição estável, sua fortuna acumulada foi construída do zero.

Quando criança, Buffett já trabalhava como entregador de jornais e vendia produtos diversos na sua vizinhança. Ele chegou a comprar suas primeiras ações aos 11 anos. A escolhida foi a empresa Cities Services (atualmente, Citgo).

Outro fato marcante de Warren Buffett criança foi a leitura do livro “One Thousand Ways to Make $1000” (Mil Maneiras de Ganhar U$1.000). O guia de finanças pessoais escrito por Frances Minaker foi adquirido aos 7 anos em uma biblioteca pública em Omaha. Desde então, inspirou os primeiros passos de Buffett como empreendedor.

A pré-adolescência foi repleta de empreendimentos bem-sucedidos. Ao terminar a faculdade, aos 19 anos. Buffet já havia acumulado um patrimônio superior a 120 mil dólares, considerando os valores atuais.

Seu trabalho como entregador de jornais foi apenas o começo. Ele também gerenciou máquinas de pinball e se envolveu ativamente em um dos negócios de seu pai. Aos 14 anos, Buffett usou suas economias para adquirir uma fazenda com cerca de 161.880 metros quadrados.

Esses empreendimentos e a iniciativa de investir desde cedo foram fundamentais para seu crescimento financeiro.

Vida acadêmica

Buffett iniciou o curso na Wharton School da Universidade da Pensilvânia aos 17 anos, em 1947. Contudo, sua formação em Administração foi concluída na Universidade do Nebraska, após uma transferência realizada, aos 19 anos.

Antes de iniciar sua carreira como investidor, o futuro bilionário tentou uma vaga de mestrado na Universidade de Harvard. Com a recusa da instituição, seu destino foi a Universidade de Columbia, onde estudou Economia e obteve seu mestrado aos 21 anos.

A influência de Benjamin Graham

Ir para Columbia criou a oportunidade de estudar com Benjamin Graham. Conhecido como o pai do value investing, o economista e professor foi um dos mentores na trajetória de Buffett, com grande influência na metodologia de investimentos que o bilionário adotaria nos anos seguintes.

Além do contato na academia, Warren Buffett trabalhou na Graham-Newman Corp. como analista de valores mobiliários. Aliás, o primeiro filho de Buffett viria a se chamar Howard Graham Buffett, em homenagem a Benjamin.

II Benjamin Graham foi um dos mentores na trajetória de Buffett, influenciando sua metodologia de investimentos

Trajetória de Warren Buffett no mercado financeiro

A carreira no mercado financeiro começou logo após a formação em Columbia. Ao finalizar os estudos, Buffett trabalhou nos negócios da família, como vendedor de investimentos na Buffett-Falk & Co entre 1954 e 1956. Posteriormente, ocupou a função de analista na empresa de seu mentor até 1956.

Buffett Partnership LTD

A fortuna do oráculo de Omaha, alcunha recebida em referência a sua cidade natal, tem início na Buffett Partnership LTD. A empresa de investimentos foi fundada em 1957 com o capital de familiares, colegas e sócios, acumulando um capital de 105.100 dólares.

À frente da Buffett Partnership LTD, Warren Buffett superou o índice Dow Jones por expressiva vantagem ao longo dos anos. O retorno líquido dos investimentos era de 24,5% em média. Ao todo, o capital inicial da companhia foi multiplicado cerca de 17 vezes em 12 anos de operação.

Em paralelo à gestão da empresa de investimentos, o investidor operava outras parcerias e negócios, especialmente em sua cidade natal. Também foi o período em que Buffett conheceu seu futuro braço-direto na Berkshire HathawayCharlie Munger, em 1959, em um evento de uma sociedade de investimentos em Omaha.

Berkshire Hathaway

Uma das empresas que Buffet investiu na década de 60 foi a indústria têxtil Berkshire Hathaway. Na época, a companhia vivia um processo de fechamento de fábricas para liberação de capital. Assim, Buffett identificou uma oportunidade de lucro com recompras das ações, que já vinham sendo realizadas pela gestão da empresa.

Embora tenha comprado por entender que a ação estava barata, Buffett terminou por assumir o controle da companhia. Uma das motivações foi uma oferta oral para recompra das ações, que foi descumprida no momento da oferta pública.

Em 1964, Seabury Stanton teria se comprometido com o pagamento de 11,5 dólares por ação, mas a proposta formalizada foi de 11,375 dólares. Então, Warren Buffett comprou participações até se tornar majoritário e demitiu o diretor da empresa.

Mesmo após a mudança de controle, a Berkshire Hathaway manteve a operação têxtil até 1985. Contudo, com a entrada do novo CEO, o negócio foi diversificado para o setor de seguros e investimentos.

Atualmente, a Berkshire Hathaway é uma holding com participação acionária ou controle em diversos negócios, tais como:

  • Apple;
  • Coca Cola;
  • Amazon;
  • JP Morgan Chase;
  • Bank of America;
  • Visa.

À frente da empresa, Warren Buffet obteve retornos médios de 20% ao ano, muito acima dos benchmarks de mercado, como S&P 500Dow Jones.

Qual é o método Warren Buffett de investir

O método adotado por Warren Buffett é chamado de value investing. Esse modelo consiste em buscar uma compreensão adequada do negócio, ponderando os preços atuais das ações para encontrar empresas que estejam baratas em relação ao verdadeiro potencial.

A perspectiva adotada por Buffett é exposta no livro 'O Jeito Warren Buffett de Investir', de Robert G. Hagstrom, que se tornou um best-seller de referência no mercado financeiro. Nele, são expostos os 12 princípios seguidos pelo oráculo de Omaha ao analisar a compra de ações e negócios.

Princípios de negócios

Os princípios de negócios avaliam o empreendimento em si. Três fatores são comuns dentro dessa perspectiva:

  • busca por negócios simples e compreensíveis;
  • presença de um histórico consistente de operações;
  • perspectiva favorável a longo prazo.

Buffett analisa a compra de ações como a participação em um negócio. Por isso, a análise fundamentalista costuma ser priorizada no processo de decisão.

Princípios de gestão

Os princípios de gestão consideram a conduta ética e as competências das pessoas responsáveis pelo negócio:

  • gestão racional;
  • transparência para com os acionistas;
  • resistência ao imperativo institucional.

O imperativo institucional é uma das principais contribuições de Buffett. Resumidamente, as organizações tendem a imitar as decisões dos pares, já que frequentemente os resultados são comparados com os de outras gestões. Como resultado, muitas empresas fogem de seus propósitos para seguir a manada.

Princípios financeiros

As finanças são um ponto-chave. Por isso, Buffett dá especial atenção ao tema em seus investimentos, com diversos princípios identificáveis em suas decisões de investimento:

  • prioridade do retorno sobre o patrimônio líquido, em vez do lucro por ação;
  • cálculo dos “lucros do proprietário”;
  • preferência por altas margens de lucro;
  • criação de um dólar de valor de mercado para cada dólar retido pela empresa.

Buffett aplica indicadores financeiros que nem sempre são priorizados por outros investidores e analistas. Um exemplo é o uso do retorno sobre o patrimônio líquido, que demonstra a capacidade de gerar valor a partir dos recursos disponíveis, sendo mais comum a adoção do retorno sobre o capital investido.

Outro caso é não considerar apenas o lucro contábil (receitas menos despesas), mas o lucro do proprietário. Esse cálculo inclui estimativas sobre gastos futuros da empresa:

  • depreciação (quanto de valor do ativo foi gasto);
  • exaustão (nível de esgotamento de recursos);
  • amortizações (perda de valor de ativos).

O motivo é que, mesmo que haja lucro no curto prazo, novas despesas de capital podem consumir recursos no futuro. Por exemplo, uma empresa pode apresentar lucro hoje, mas daqui a cinco anos demandar recursos para substituir máquinas e equipamentos de sua fábrica.

Princípios de mercado

Os princípios de mercado apresentam uma comparação fundamental para sua visão:

  • o valor atual do negócio;
  • a possibilidade de comprar com desconto.

A compra com desconto é um fator decisivo para os ganhos exponenciais. É uma busca por ações com potencial de valorização no longo prazo, afetando os preços de venda e o lucro com os dividendos.

II Warren Buffett é o sexto homem mais rico do mundo, com um patrimônio de 106 bilhões de dólares

Qual é o valor do patrimônio de Warren Buffett

Warren Buffett encerrou 2023 com um patrimônio de 106 bilhões de dólares, consolidando-se como o sexto homem mais rico do mundo, segundo a Forbes. Ao longo dos mais de 50 anos de carreira no mercado, doou $55 bilhões de dólares para caridade.

Principais lições sobre investimentos

A trajetória de sucesso de Warren Buffett é uma ótima inspiração para os investidores comuns. Suas lições de investimento podem ser aplicadas por qualquer pessoa.

Tenha visão a longo prazo

Buffett não busca o lucro com as oscilações momentâneas. Sua visão é investir em negócios, priorizando empresas com boa perspectiva e permanecer com as ações.

Busque conhecimento constantemente

Outra lição é o aprendizado contínuo. Uma das características dos investimentos de Buffett é buscar negócios que sejam compreensíveis para o investidor. O que implica não apenas em evitar empreendimentos confusos, mas em aprender continuamente.

Utilize juros compostos a seu favor

As ações são compradas para permanecer com o investidor, e os dividendos recebidos são constantemente reinvestidos na abordagem de Buffett. No longo prazo, isso gera um efeito bola de neve em que os recebimentos de hoje geram mais recursos no futuro, como juros compostos.

Entenda a diferença entre preço e valor

Um fator decisivo para a compra é obter vantagem, pagando um preço mais baixo que o real valor do projeto. Com isso, o potencial de valorização do ativo e dos dividendos recebidos é ampliado, melhorando os resultados do investidor.

O legado de Warren Buffett pode ser aplicado por qualquer investidor, que deseja resultados mais expressivos no mercado de ações. Não é a única abordagem existente, mas sem dúvidas é um dos métodos mais sólidos para quem deseja começar a investir ou quer melhorar seus resultados na bolsa de valores.

Agora que você já conhece as lições mais importantes de Warren Buffett, que tal montar a sua estratégia de investimentos? Confira o guia completo para investir em busca da independência financeira!

Resumindo

Quem é Warren Buffett?

Warren Buffett é um bilionário reconhecido como o principal investidor de ações do mundo. Aos 93 anos, Buffett acumula uma fortuna de 121,5 bilhões de dólares, mantendo-se ativo como CEO da Berkshire Hathaway.

Qual é a teoria de Warren Buffett?

Warren Buffett aplica a teoria do value investing, devido à influência de Benjamin Graham, pai do método e professor de mestrado de Buffett. Nesse método, o investidor avalia o valor do negócio e busca ações que estejam com preços abaixo do que deveriam estar.

Compartilhar