Volume dos Serviços varia -0,1% em novembro, abaixo do esperado

Na comparação com novembro de 2024, o setor avançou 2,5%, marcando a 20ª taxa positiva consecutiva. No acumulado de 12 meses, o crescimento foi de 2,7%. Veja análise

Malu Paolantoni 13/01/2026 11:23 2 min
Volume dos Serviços varia -0,1% em novembro, abaixo do esperado

O volume de serviços, um dos termômetros da atividade econômica, registrou recuo de 0,1% em novembro frente a outubro, abaixo das expectativas do mercado, que projetava crescimento de 0,1%. O dado de outubro foi revisado para cima, passando de 0,3% para 0,4%.

Na comparação com novembro de 2024, o setor avançou 2,5%, marcando a 20ª taxa positiva consecutiva. No acumulado de 12 meses, o crescimento foi de 2,7%. Já a média móvel trimestral dos serviços teve alta de 0,3% em relação ao trimestre anterior.

Os dados reforçam que os serviços seguem operando em um nível elevado — atualmente 20,0% acima do patamar pré-pandemia. Contudo, diferentemente dos meses anteriores, o recorde da série histórica não foi renovado.

A variação negativa do mês foi impulsionada por apenas duas das cinco atividades analisadas: transportes, que recuaram 1,4%, e informação e comunicação, com queda de 0,7%. Em contrapartida, os serviços profissionais e administrativos avançaram 1,3%, acumulando alta de 1,6% em dois meses, enquanto os chamados “outros serviços” cresceram 0,5%, com ganho acumulado de 3,5% desde julho. Já os serviços prestados às famílias permaneceram estáveis, com variação de 0,0% no mês.

O setor de serviços continua demonstrando resiliência. Apesar da leitura mensal negativa sugerir uma leve perda de ritmo em novembro, esse movimento ainda é incipiente.

Ainda assim, o resultado pode contribuir para uma leitura favorável ao corte de juros esperado para março.

Compartilhar

Receba conteúdos e recomendações de investimento gratuitamente

Obrigado pelo seu cadastro!

Acompanhe nossos conteúdos por e-mail para ficar por dentro das novidades.