Vendas do varejo caem 0,2% em maio ante abril, dado pior do que o esperado

O varejo ampliado, que inclui veículos e materiais de construção, recuou 1,9%. Veja todos os detalhes

Malu Paolantoni 08/07/2025 10:31 3 min
Vendas do varejo caem 0,2% em maio ante abril, dado pior do que o esperado

O volume de vendas no varejo recuou 0,2% em relação a abril, enquanto o mercado esperava uma leve alta de 0,2%. O dado de abril foi revisado de -0,4% para -0,3%. Já na comparação com maio de 2024, o setor apresentou avanço de 2,1%.

Apesar da leve queda, seis dos oito grupos pesquisados registraram crescimento, com destaque para Tecidos, vestuário e calçados (7,1%) e Móveis e eletrodomésticos (7,0%). A retração foi puxada por Combustíveis e lubrificantes (-0,6%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,4%).

O varejo ampliado, que inclui veículos e materiais de construção, avançou 0,3%.

Varejo segue perdendo força

Os resultados negativos de abril e maio sugerem uma perda de ritmo do setor após um primeiro trimestre mais forte.

Consideramos relevante acompanhar os próximos dados, sob a expectativa de um desempenho mais contido nos próximos meses por conta da Selic em 15% ao ano.

Qual a participação do varejo no PIB brasileiro?

O setor de varejo é fundamental para a economia brasileira por várias razões, entre elas: geração de empregos, contribuição para o PIB, distribuição de produtos e estímulo ao consumo. 

Qual o índice do varejo?

O índice que acompanha o resultado do varejo no Brasil é a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada mensalmente pelo IBGE. 

O que é PMC IBGE?

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) é um indicador econômico que acompanha o comportamento do comércio varejista no Brasil. 

Ele investiga a receita bruta de revenda das empresas formalmente constituídas (detentoras de CNPJ), que possuam 20 ou mais pessoas ocupadas e cuja receita bruta provenha predominantemente da atividade de comércio varejista.

Como é calculada a PMC IBGE?

A PMC é calculada utilizando a metodologia de amostragem probabilística. Para isso, são coletadas amostras de onze setores do varejo e de todas as Unidades da Federação. 

Com a amostra, obtida por meio de entrevistas e questionários eletrônicos, são calculados os pesos adequados para a estimação do índice. 

Qual o tamanho do mercado de varejo no Brasil?

O mercado de varejo no Brasil possui grande relevância nacional. Em 2023, o varejo restrito movimentou R$ 2,2 trilhões, impactando em 20,45% o PIB brasileiro, segundo dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

Neste período, o setor também apresentou forte criação de empregos, com 10 dos 12 meses apresentando uma criação de vagas maior do que o número de demissões no setor. 

Portanto, esses números ressaltam a grande importância do mercado de varejo para o crescimento da economia brasileira. 

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