Vendas no varejo do Brasil recuam 0,4% em dezembro, mas fecham 2025 com alta de 1,6%

Atividade, que chegou a ficar no campo positivo entre outubro e novembro, retraiu 0,4% em dezembro; veja nossa leitura para economia brasileira

Gabriel Nakaya 13/02/2026 10:45 2 min
Vendas no varejo do Brasil recuam 0,4% em dezembro, mas fecham 2025 com alta de 1,6%

As vendas no varejo do mês de dezembro recuaram 0,4% em relação a novembro. O mercado esperava contração de 0,2%.

Na comparação com novembro de 2024, o setor avançou 2,3%, também acima das expectativas de +2,8%, e, em 2025, acumula alta de 1,6%.

Entre os grupos pesquisados, seis dos oito registraram resultados positivos em relação ao mês anterior.

Varejo ampliado

Ainda na comparação com novembro, o varejo ampliado, que inclui veículos e materiais de construção, apresentou uma redução de -1,2%, enquanto o mercado esperava -1,0%.

O recuo de dezembro dá força ao debate sobre os resultados de novembro, tanto do varejo quanto do IBC-Br, terem sido impulsionados pelas ofertas da Black Friday.

Desaceleração suave da economia brasileira

Além disso, os resultados, ao apontarem para uma contração ligeiramente mais intensa do que a esperada pelo mercado, também reforçam a trajetória de desaceleração da atividade econômica.

Qual a participação do varejo no PIB brasileiro?

O setor de varejo é fundamental para a economia brasileira por várias razões, entre elas: geração de empregos, contribuição para o PIB, distribuição de produtos e estímulo ao consumo. 

Qual o índice do varejo?

O índice que acompanha o resultado do varejo no Brasil é a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada mensalmente pelo IBGE. 

O que é PMC IBGE?

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) é um indicador econômico que acompanha o comportamento do comércio varejista no Brasil. 

Ele investiga a receita bruta de revenda das empresas formalmente constituídas (detentoras de CNPJ), que possuam 20 ou mais pessoas ocupadas e cuja receita bruta provenha predominantemente da atividade de comércio varejista.

Como é calculada a PMC IBGE?

A PMC é calculada utilizando a metodologia de amostragem probabilística. Para isso, são coletadas amostras de onze setores do varejo e de todas as Unidades da Federação. 

Com a amostra, obtida por meio de entrevistas e questionários eletrônicos, são calculados os pesos adequados para a estimação do índice. 

Tópicos Relacionados
Compartilhar

Receba conteúdos e recomendações de investimento gratuitamente

Obrigado pelo seu cadastro!

Acompanhe nossos conteúdos por e-mail para ficar por dentro das novidades.