Vendas no varejo do Brasil variam 0,2% em agosto, diz IBGE

Resultado nterrompe quatro resultados negativos seguidos. A média móvel trimestral apresentou estabilidade (0,0%)

Malu Paolantoni 15/10/2025 11:00 2 min Atualizado em: 15/10/2025 12:33
Vendas no varejo do Brasil variam 0,2% em agosto, diz IBGE

O volume de vendas no varejo em agosto avançou 0,2% em relação a julho, em linha com as expectativas do mercado, após quatro recuos consecutivos.

A queda de julho foi revisada de -0,3% para -0,2%.Já na comparação com agosto de 2025, o setor avançou 0,4% e, em 12 meses, acumula alta de 2,2%.

Varejo volta a crescer em agosto

Entre os grupos pesquisados, cinco dos oito registraram alta em relação ao mês anterior, com destaque para Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (4,9%).

Já o varejo ampliado, que inclui veículos e materiais de construção, apresentou uma alta de 0,9%, acima da expectativa do mercado de 0,5%. Em 12 meses, o grupo acumula 0,7%.

Qual a participação do varejo no PIB brasileiro?

O setor de varejo é fundamental para a economia brasileira por várias razões, entre elas: geração de empregos, contribuição para o PIB, distribuição de produtos e estímulo ao consumo. 

Qual o índice do varejo?

O índice que acompanha o resultado do varejo no Brasil é a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada mensalmente pelo IBGE. 

O que é PMC IBGE?

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) é um indicador econômico que acompanha o comportamento do comércio varejista no Brasil. 

Ele investiga a receita bruta de revenda das empresas formalmente constituídas (detentoras de CNPJ), que possuam 20 ou mais pessoas ocupadas e cuja receita bruta provenha predominantemente da atividade de comércio varejista.

Como é calculada a PMC IBGE?

A PMC é calculada utilizando a metodologia de amostragem probabilística. Para isso, são coletadas amostras de onze setores do varejo e de todas as Unidades da Federação. 

Com a amostra, obtida por meio de entrevistas e questionários eletrônicos, são calculados os pesos adequados para a estimação do índice. 

Qual o tamanho do mercado de varejo no Brasil?

O mercado de varejo no Brasil possui grande relevância nacional. Em 2023, o varejo restrito movimentou R$ 2,2 trilhões, impactando em 20,45% o PIB brasileiro, segundo dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

Neste período, o setor também apresentou forte criação de empregos, com 10 dos 12 meses apresentando uma criação de vagas maior do que o número de demissões no setor. 

Portanto, esses números ressaltam a grande importância do mercado de varejo para o crescimento da economia brasileira. 

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