Vendas no varejo do Brasil caem 0,3% em julho ante junho, revela IBGE

Resultado aponta para um esfriamento gradual da atividade na abertura do terceiro trimestre; veja todos os detalhes

Malu Paolantoni 11/09/2025 10:41 3 min
Vendas no varejo do Brasil caem 0,3% em julho ante junho, revela IBGE

O volume de vendas no varejo em julho recuou 0,3% em relação a junho, em linha com as expectativas do mercado, marcando o quarto recuo consecutivo.

Já na comparação com julho de 2024, o setor avançou 1,0% e, em 12 meses, acumula alta de 2,5%.

Entre os grupos pesquisados, houve equilíbrio: quatro dos oito registraram queda em relação ao mês anterior, com destaque novamente para Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-3,1%).

O comércio varejista ampliado, que inclui veículos e materiais de construção, apresentou uma alta de 1,3%, acima da expectativa do mercado de 0,9%. Em 12 meses, o grupo acumula alta de 1,1%.

Varejo segue perdendo força

Após atingir patamar recorde em março, os quatro resultados negativos seguintes evidenciam um arrefecimento nas vendas do varejo. Esse movimento já reflete os impactos da Selic em 15% ao ano.

Qual a participação do varejo no PIB brasileiro?

O setor de varejo é fundamental para a economia brasileira por várias razões, entre elas: geração de empregos, contribuição para o PIB, distribuição de produtos e estímulo ao consumo. 

Qual o índice do varejo?

O índice que acompanha o resultado do varejo no Brasil é a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada mensalmente pelo IBGE. 

O que é PMC IBGE?

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) é um indicador econômico que acompanha o comportamento do comércio varejista no Brasil. 

Ele investiga a receita bruta de revenda das empresas formalmente constituídas (detentoras de CNPJ), que possuam 20 ou mais pessoas ocupadas e cuja receita bruta provenha predominantemente da atividade de comércio varejista.

Como é calculada a PMC IBGE?

A PMC é calculada utilizando a metodologia de amostragem probabilística. Para isso, são coletadas amostras de onze setores do varejo e de todas as Unidades da Federação. 

Com a amostra, obtida por meio de entrevistas e questionários eletrônicos, são calculados os pesos adequados para a estimação do índice. 

Qual o tamanho do mercado de varejo no Brasil?

O mercado de varejo no Brasil possui grande relevância nacional. Em 2023, o varejo restrito movimentou R$ 2,2 trilhões, impactando em 20,45% o PIB brasileiro, segundo dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

Neste período, o setor também apresentou forte criação de empregos, com 10 dos 12 meses apresentando uma criação de vagas maior do que o número de demissões no setor. 

Portanto, esses números ressaltam a grande importância do mercado de varejo para o crescimento da economia brasileira. 

Tópicos Relacionados
Compartilhar

Receba conteúdos e recomendações de investimento gratuitamente

Obrigado pelo seu cadastro!

Acompanhe nossos conteúdos por e-mail para ficar por dentro das novidades.