VBBR3 vale a pena após fim do acordo com a Petrobras?

Petrobras notifica Vibra que não tem interesse em renovar contrato de licença de marcas após 2029

Guilherme Tiglia Alves 10/01/2024 16:55 2 min
VBBR3 vale a pena após fim do acordo com a Petrobras?

A Petrobras (PETR4) notificou a Vibra (VBBR3) que não pretende renovar nos termos atuais o acordo de licenciamento de marcas ao final do contrato em junho de 2029 (o contrato segue vigente). 

Em nota, a Petrobras disse que a não renovação da licença permitirá a eventual avaliação de novas estratégias de gestão de marca e oportunidades de negócios para a companhia. 

A Vibra, por sua vez, afirmou que a notificação não gera qualquer mudança na estratégia da empresa em relação aos revendedores e aos clientes em geral. 

Ainda segundo a Vibra, a possibilidade de não renovação do acordo após 2029 fazia parte dos planos de médio e longo prazo da empresa. 

Quando termina o acordo com a Petrobras?

A licença para uso de marcas da Petrobras pela Vibra se encerrará em 28 de junho de 2029, depois de ter sido iniciada em 28 de junho de 2019.

Vale a pena comprar VBBR3 neste momento?

Sem grandes impactos e com medidas de certa forma esperadas, já refletindo nas cotações atuais, além do bom período de transição à frente trazendo tempo de planejamento, mantemos recomendação de compra para as ações da Vibra Energia (VBBR3).

Dividendos e JCP da VBBR3

O dividend yield dos últimos 12 meses foi baixo. No entanto, a média dos últimos 6Y gira em torno de 6%, o que considero bem razoável e, com melhores perspectivas operacionais, esperamos um DY de 6% para os próximos 12 meses. A próxima distribuição de proventos pela VBBR3 será feita em fevereiro deste ano, no valor de R$ 0,43 por ação, com base na posição acionária do dia 21 de setembro de 2023.

Sobre a companhia

A Vibra Energia (antiga BR Distribuidora) é uma empresa brasileira que atua no segmento de distribuição de combustíveis, além de soluções em energia renovável, com foco na produção de bioenergia e biocombustíveis.

O valor de mercado da Vibra Energia, que é a soma de todas as ações que foram negociadas no pregão mais recente, está em torno de R$ 26 bilhões.

Atualmente, Vibra Energia faz parte do portfólio de ativos da carteira Nord Dividendos.

Compartilhar