Vale a pena investir na Unidas depois do resultado do quarto tri?

Pré-mercado de Nova York opera em leve tendência de alta nesta manhã

Nord Research 25/03/2022 12:54 8 min
Vale a pena investir na Unidas depois do resultado do quarto tri?

Nord Insider


Olá, investidor.

Nesta sexta-feira, 25, o pré-mercado de Nova York opera em leve tendência de alta nesta manhã. O fim de semana traz cautela sobre a evolução da guerra na Ucrânia e possível auxílio chinês à Rússia. Contudo, o exterior se encaminha para a segunda semana de ganhos.

Na agenda econômica, destaque para o IPCA-15, prévia da inflação oficial de março, divulgado pelo IBGE. Nos Estados Unidos, sai a contagem de sondas de petróleo referente à semana terminada em 18 de março.

Principais assuntos de hoje:

  • Ibovespa sobe com fluxo estrangeiro;
  • Vale a pena investir nas ações da LCAM3?;
  • Taurus Armas volta a distribuir dividendos;
  • A história da maior rede de cafeterias do mundo;
  • As mudanças no Imposto de Renda 2022.

Ibovespa emenda 7ª alta e volta aos 119 mil pontos


Em uma série de ganhos, a bolsa brasileira fechou em alta na quinta-feira, 24, com o índice Bovespa de volta aos 119 mil pontos, maior nível desde setembro de 2021, beneficiado pelos estrangeiros, que já trouxeram 86,7 bilhões de reais para o mercado este ano. Um só gráfico nos diz que a entrada de capital externo até o dia 23 de março de 2022 supera quase o saldo total de 2021.

O analista Fabiano Vaz, da carteira Nord Deep Value, menciona que o fluxo de capital estrangeiro é resultado de diversos fatores combinados, como os preços mais altos das commodities e a alta da nossa taxa básica de juros, atualmente em 11,75 por cento ao ano, enquanto nos EUA a inflação subiu para +7,9 por cento em fevereiro no acumulado anual, o patamar mais alto desde 1982, com juros no país em 0,25 p.p, intervalo de 0,25 por cento a 0,50 por cento, além dos riscos associados à guerra entre Rússia e Ucrânia, que eleva a pressão sobre a inflação em momento de preços já elevados.

Dólar em queda

Quando há maior demanda pelo real, o dólar cai consequentemente. Ontem, o dólar à vista fechou em baixa de -0,25 por cento, a 4,832 reais, menor valor desde março de 2020.

O real, por sua vez, segue se beneficiando em função da forte entrada de capital estrangeiro no país.

A questão, agora, é até quando esse cenário vai durar. Para o nosso analista, com a alta das taxas de juros nos EUA e o cenário deteriorando no mundo, pode ocorrer uma desaceleração de aporte estrangeiro na bolsa brasileira.


Unidas cresce muito e tem lucro +40,5 por cento maior no quarto tri


O lucro líquido da Unidas (LCAM3) subiu forte no quarto trimestre e somou 276,9 milhões de reais, avanço de +40,4 por cento ante o mesmo período de 2020.

O Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) recorrente somou 722,5 milhões de reais, crescimento de +55,1 por cento em relação ao 4T20.

Observamos uma queda de -6,5 por cento na receita líquida da companhia, que atingiu 1,5 bilhão de reais, provocada por menores vendas de seminovos.

Olhando para o desempenho operacional, Bruce Barbosa, analista e sócio-fundador da Nord Research, destacou que: (i) a companhia alugou mais carros (RAC), crescendo a receita do segmento em +49,6 por cento; (ii) no segmento de gestão e terceirização de frotas (GTF), avançou +44 por cento na sua operação por meio da oferta de diversos tipos de produtos, desde a frota leve até a frota pesada; e (iii) no segmento de seminovos, houve um recuo nas vendas de -32,2 por cento ante o quarto trimestre de 2020, o que é normal, já que a demanda continua muito forte e a empresa prefere vender menos veículos para aumentar a frota de locação.

Frotas Unidas

No entendimento do nosso analista, a LCAM segue crescendo o número de diária média e a frota de maneira significativa nos segmentos RAC e GTF. Além disso, o Spread ROIC (custo de capital por rentabilidade) indica que a locadora tem um ganho de +10,1 por cento em cima do dinheiro que pega emprestado — o que é bastante alto.

Gráfico apresenta spread (ROIC menos custo da dívida após impostos).
Fonte: RI 4T21 Unidas

Vale ressaltar que as locadoras não ganham dinheiro comprando e vendendo carros. Isso foi um negócio temporário, em meio a um ambiente de pandemia somado ao cenário de dólar em alta, escassez de chips na indústria automotiva e preço do aço nas alturas, o que provocou um aumento de preços, seja de carros novos, usados ou seminovos.

Com isso, as locadoras conseguiram contabilizar um ganho com a venda de carros (compraram mais barato e venderam mais caro), mas o foco do negócio é ganhar dinheiro alugando carros.

Perspectivas para o setor de locação

Dado o aumento no preço dos carros por conta da oferta limitada de veículos, o consumidor tem optado por alugar mais. Nesse sentido, as grandes locadoras como Localiza (RENT3), Unidas (LCAM3) e Movida (MOVI3) entram para atender à forte demanda com os seus serviços, o que reduz o impacto do déficit de carros na indústria.

Mesmo com o aumento nos custos de manutenção com o envelhecimento das frotas, as locadoras têm sido bem-sucedidas em repassar o aumento de custos em suas diárias.

Podemos ver um efeito disso quando olhamos para a receita de locação (RAC + GTF) batendo recorde no 4T21, crescendo +46,6 por cento e alcançando 959,9 milhões de reais, enquanto o número de diárias de aluguel de carros avançou +29,5 por cento.

Além disso, as novas tendências de mobilidade devem continuar beneficiando as locadoras brasileiras. Para o nosso analista, o leasing (assinatura de carro) e a economia do compartilhamento devem ser os principais vetores de crescimento desse setor.

Aproveitamos para reiterar nossa recomendação de Compra para LCAM3, que negocia a 9x Ebitda.

Recomendação: Comprar


Conselho da Taurus Armas aprova pagamento de dividendos para 2022

A Taurus Armas (TASA4) informou que seu conselho de administração aprovou o pagamento de dividendos proposto na divulgação de resultado do quarto tri do ano passado.

A companhia informou que os valores serão pagos em 29 de abril de 2022, baseados na posição acionária de 19 de abril de 2022.

Sobre os dividendos, os acionistas receberão 1,65 real por ação, que representa um dividend yield perto de 6,5 por cento com a cotação atual, de acordo com o analista Guilherme Tiglia da série Nord Dividendos.


The Big Short

E você, investiria em café?

Imagem mostra a fachada da primeira Starbucks, em 1971.
A primeira Starbucks, em 1971. Foto: Starbucks/ Reprodução

Em 1971, os amigos Jev, Jerry e Gordon perceberam que dividiam o mesmo gosto por café. Com isso, decidiram abrir seu próprio negócio. Naquela época, a empresa era a única loja no histórico Pike Place Market de Seattle.

A princípio, a loja vendia apenas cafés em grãos inteiros — importados de várias regiões do mundo — e torrados na hora para consumo em casa. O segredo do produto era uma torra mais escura, que resultava em um café mais forte e encorpado.

Em 1982, passaram a fornecer cafés para bares e restaurantes da região. No mesmo ano, Howard Schultz foi contratado como diretor de operações e marketing da marca. Guarde esse nome…

Um ano depois, em 1983, Howard viajou para a Itália e se encantou com as cafeterias italianas e o aspecto romântico da experiência de tomar café. Ele sugeriu aos donos levar a tradição das coffee houses italianas, ou “bares de café espresso”, para os Estados Unidos.

Em 1984, eles testaram o café latte em uma loja, mas logo abandonaram a ideia, pois acreditavam que café se bebia em casa.

Confiante de sua ideia, Howard saiu para abrir sua própria cafeteria, Il Giornale, e retornou em agosto de 1987 para comprar a antiga empresa por 3,8 milhões de dólares, com ajuda de investidores locais.

Ele manteve o nome e começou a abrir mais lojas. Em 1988, eram 33 filiais; em 1990, eram 116 e, em 1994, mais de 400.

Atualmente, com mais de 30 mil lojas em 80 mercados, a Starbucks é a maior rede de cafeterias do mundo. E você, investiria em café?

As ações da Starbucks Corporation são negociadas na Nasdaq sob o código SBUX. Na bolsa brasileira, é possível investir na companhia por meio dos Brazilian Depositary Receipts (BDRs), que replicam as ações listadas na Nasdaq. O ticker é SBUB34.


Relevante agora

Imposto de Renda 2022: Conheça as principais mudanças para a entrega da declaração


A época de entrega da Declaração do Imposto de Renda já começou! Para grande parte dos brasileiros investidores, o processo de preenchimento é sempre longo e confuso, gerando muitas dúvidas. E, neste ano, é preciso ficar atento às mudanças que foram feitas pela Receita Federal no programa IRPF 2022.

Para Alice Porto, a famosa Contadora da Bolsa, as mudanças têm como objetivo facilitar o preenchimento da declaração, bem como o recebimento da restituição pelo contribuinte.

Além disso, o investidor deve se atentar ao prazo para envio da declaração, que se encerra no dia 29 de abril e não tem previsão de ser estendido esse ano, diferentemente do que aconteceu em 2021. Confira esse super bate-papo no nosso canal no YouTube, assista agora.

Nesta sexta-feira, 25, vai ao ar a parte 2 com um passo a passo para ajudar você a realizar a sua declaração do Imposto de Renda.


Meme do dia

Meme: título "governos x criptos"; primeira imagem: texto à esquerda "criptos não valem nada, pura bolha, bom é o real", ao lado de foto do Paulo Guedes gesticulando. Segunda imagem: texto à esquerda "mas vai pagar impostos sobre lucro mesmo assim", à direita foto de Paulo Guedes apontando e sorrindo.

Gostou desta edição? Clique na nossa enquete abaixo ou responda a este e-mail com o seu feedback!

Tópicos Relacionados

Compartilhar