Vale a pena investir em JHSF3?

Atualmente, as ações da JHSF negociam a múltiplos abaixo da média apresentada no mercado de incorporação de alta renda. É hora de comprar JHSF?

Victor Bueno 27/10/2023 12:40 3 min Atualizado em: 04/01/2024 11:35
Vale a pena investir em JHSF3?

Conhecendo a JHSF 

Com mais de 50 anos de história, a JHSF (JHSF3) atua no mercado de alta renda por meio do desenvolvimento e administração de projetos em segmentos como incorporação, condomínios residenciais, shoppings, hotelaria e gastronomia, entre outros. Suas principais marcas são: Shopping Cidade Jardim, Fazenda Boa Vista, Catarina Fashion Outlet e Fasano. 

Áreas de atuação da JHSF3.
 Fonte: JHSF

Em 2007, a JHSF entrou na bolsa de valores e passou a investir em vários projetos visando uma maior diversificação operacional. Além disso, com o foco em exclusividade, a empresa foi vendendo alguns ativos ao longo dos anos e concentrando seu portfólio em empreendimentos voltados para públicos de altíssima renda. 

Resultados operacionais

Entre 2019 e 2021, capitalizada por algumas emissões de dívidas e dois follow-ons, a companhia seguia renovando recorde em seus números operacionais e financeiros, que eram impulsionados por uma grande quantidade de lançamentos em seus diversos segmentos de atuação. Isso fez com que suas ações chegassem a subir mais de +500% no período.

Contudo, a empolgação com relação à JHSF passou e seus papéis acabaram cedendo nos últimos dois anos, após algumas polêmicas relacionadas a adiantamentos milionários ao acionista controlador e com impactos negativos do atual cenário de juros — tendo em vista que, mesmo com operações em alta renda, elas também são muito dependentes de consumo.

Com vendas menores e margens pressionadas, a companhia viu seus resultados puxarem as ações para baixo e devolverem parte da movimentação positiva vista em um passado recente. Para os próximos anos, mesmo que existam alguns projetos de expansão e estoques remanescentes, não devemos esperar um grande crescimento para JHSF. 

Dividendos JHSF3

A JHSF segue a Lei 6404/76 (Lei das S.A) em que os dividendos obrigatórios devem ser pagos anualmente e devem representar, no mínimo, 25% do lucro líquido do exercício social.

A JHSF pagou dividendos em todos os meses de 2023, com pagamentos médios mensais de R$ 0,05 por ação. Considerando os proventos dos últimos 12 meses, a companhia possui um dividend yield (rendimento) de 10,82%. 

Vale a pena investir em JHSF (JHSF3)?

Atualmente, as ações da JHSF são negociadas por 0,6x seu valor patrimonial e por um P/L de 6x, que são múltiplos abaixo da média apresentada no mercado de incorporação de alta renda. Porém, é preciso lembrar que o múltiplo P/VP é melhor analisado junto ao ROE de uma empresa — o que, no caso de JHSF, é de apenas 9%, sendo inferior aos seus pares.

Além disso, o P/L atual contempla somente os números apresentados nos últimos 12 meses pela companhia. Se a JHSF continuar entregando queda em seus resultados (é a tendência), esse múltiplo será maior ao final do ano. Sendo assim, sem grande visibilidade de longo prazo no momento, recomendamos que não compre JSHF3.

Histórico de lucro e cotação da JHSF3 nos últimos cinco anos.
 Fonte: Bloomberg

Compartilhar