SpaceX e Blue Origin: Como investir em empresas de turismo espacial?

O turismo espacial pode crescer até 49,9% ao ano entre 2024 e 2030. Conheça as principais empresas e entenda como investir no setor!

Nord Research 01/04/2024 13:58 7 min
SpaceX e Blue Origin: Como investir em empresas de turismo espacial?

Investir em turismo espacial é uma opção para quem busca empresas com grande potencial e mercados que podem crescer exponencialmente. Cada vez mais, o setor ganha destaque com projetos bem-sucedidos e planos ambiciosos para o futuro.

O turismo espacial desponta como um setor de grande potencial para os próximos anos. Empresas inovadoras, como a SpaceX de Elon Musk e a Blue Origin de Jeff Bezos, não apenas impulsionam os limites da tecnologia do setor, mas reduzem os custos das viagens, criando assim um novo mercado.

De acordo com o "Space Tourism Market Size & Trends Report" da Grand View Research, o turismo espacial tem um valor de mercado próximo aos US$ 851,4 milhões em 2023. A consultoria norte-americana projeta um crescimento a uma taxa anual composta de 49,9% no período de 2024 a 2030.

Neste conteúdo, preparamos um guia sobre as principais empresas do setor e explicamos como você pode começar a investir. Continue a leitura!

Sumário

O que é o turismo espacial?

Turismo espacial é a viagem de lazer além dos 100 km da superfície da Terra, que é o início do espaço. É, portanto, um serviço baseado em viver experiências únicas, como a ausência de gravidade e a visão ampla da superfície terrestre. Esse turismo é dividido em dois tipos, confira.

Suborbital

O turismo suborbital ocorre dentro dos limites impostos pela gravidade do planeta. A nave sobe acima de 100 km e retorna ao solo, permanecendo poucos minutos no espaço.

Orbital

Já os voos orbitais atingem altitude e velocidade para superar a gravidade terrestre, permitindo que a nave permaneça girando em torno do planeta. Assim, as viagens podem durar dias, porque o veículo atinge um ponto onde não há atrito para fazer a desaceleração. É como se a nave permanecesse caindo no entorno do planeta.

Quais são as empresas que fazem turismo espacial?

O mercado do turismo espacial é mais restrito, devido à necessidade de grandes financiamentos. Atualmente, cinco empresas se destacam no setor.

Virgin Galactic

A Virgin Galactic é uma empresa com sede na Califórnia e operação no Novo México. Sua fundação ocorreu em 2004 pelo bilionário Richard Branson, com objetivo de fornecer voos ao espaço para missões científicas.

Em 2013, a missão Galactic 02 causou um grande impacto, sendo o primeiro voo comercial da empresa. Nela, as naves da Virgin foram lançadas a partir de um avião de transporte, facilitando o ingresso no espaço.

A empresa também foi pioneira na abertura do capital. Atualmente, é a única das empresas que atuam diretamente com turismo espacial a ter ações negociadas na bolsa, pelo código SPCE.

SpaceX

A Space Exploration Technologies Corp (SpaceX) foi fundada em 2002 por Elon Musk. Seu objetivo era reduzir os custos do transporte aeroespacial, além de ter o propósito de colonizar Marte. Inicialmente, o foco era o transporte de cargas.

Desde então, a empresa de Elon Musk já conquistou feitos notáveis na indústria aeroespacial. Em 2021, a missão Inspiration4 manteve a aeronave Dragon por 3 dias na órbita da terra, pousando com sucesso no oceano pacífico.

A SpaceX ainda não conta com ações negociadas na bolsa de valores. Recentemente, as especulações sobre a separação e listagem da Starlink — empresa que atua no setor de internet por satélite — intensificaram as expectativas por um IPO no futuro.

Blue Origin

A Blue Origin foi fundada por Jeff Bezos em 2000. Diferentemente da empresa de Musk, seu foco desde sempre são as missões tripuladas no espaço.

A empresa, que não tem ações negociadas na bolsa, realizou o primeiro voo em 2021. Nele, os passageiros civis foram levados à altitude suborbital, com a aeronave Shepard, que atua com recursos de automação.

As viagens da Shepard duram cerca de 11 minutos no espaço. Para chegar à sub-órbita, a espaçonave supera em três vezes a velocidade do som.

Astra Space

American Spaceflight Company é uma empresa que desenvolve soluções para o lançamento aeroespacial, como foguetes e plataformas. Essa organização foi criada em 2016 por Chris C. Kemp, que já atuou como líder do setor de tecnologia da Nasa.

Em 2021, a empresa realizou seu primeiro voo com o foguete 0007, transportando uma carga simulada. Desde então, já realizou diversas outras operações, lançando foguetes semanalmente.

Atualmente, as ações são negociadas na Nasdaq sob o código ASTR. A empresa atua principalmente no transporte de cargas para o espaço, como pequenos satélites. Assim, ainda não tem participação direta no turismo espacial, embora contribua com tecnologia e inovação para foguetes.

Primeira organização privada do hemisfério sul a explorar o espaço. Créditos: Freepik

RocketLab

A RocketLab é uma empresa criada em 2006 na Nova Zelândia, tendo migrado para Califórnia em 2009. É uma das empresas com soluções mais avançadas na fabricação de foguetes e soluções de propulsão.

O fundador da empresa é o empreendedor neozelandês Peter Beck. Entre seus feitos, foi a primeira organização privada do hemisfério sul a explorar o espaço, com o voo Atea-1 em 2009.

Hoje, o negócio se concentra no transporte de cargas, especialmente satélites. É a principal concorrente da SpaceX no segmento, assim como na corrida pela exploração espacial de Marte.

A RocketLab ainda não realizou voos de turismo espacial. Contudo, o projeto mais recente da empresa — o foguete Neutron — tem como um dos seus objetivos possibilitar o ingresso da empresa no transporte tripulado no futuro.

As ações da RocketLab são negociadas na Nasdaq sob o código RKLB.

Como investir no setor de viagens espaciais?

O investimento em turismo espacial pode ser realizado nas empresas ou em suas cadeias de suprimentos. Isso porque o setor consome uma quantidade expressiva de mercadorias e serviços em suas atividades.

Contas de investimentos internacionais

Para ter acesso a uma ampla variedade de produtos financeiros do setor, o investidor precisará de uma conta em corretoras internacionais.

Ações

O investimento em ações pode ser realizado principalmente na Nasdaq e na Nyse. Geralmente, o foco são as ações da categoria “Defesa e Aeroespaço”, como Lockheed Martin Corporation (cód. LMT), Astra Inc (cód. ASTR) e Virgin Galactic (SPCE).

ETFs

Os Exchange Traded Funds (ETFs) são fundos de investimento negociados em bolsas de valores. Quem deseja investir em turismo espacial pode priorizar os fundos que replicam índices do setor aeroespacial ou da sua cadeia de suprimentos.

ETFs do setor de Defesa e Aeroespaço:

  • iShares Dow Jones US Aerospace & Defense ETF (ITA);
  • Invesco Aerospace & Defense ETF (PPA);
  • SPDR S&P Aerospace & Defense ETF (XAR).

ETFs ligados à tecnologia e exploração espacial:

  • Ark Space Exploration & Innovation (ARKX);
  • Procure Space ETF (UFO);
  • S&P Kensho Future Security ETF (SPDR).

BDRs

Uma solução para os brasileiros são os Brazilian Depositary Recipes (BDRs). Os BDRs são recibos de ativos depositados no exterior, possibilitando o investimento em ações e ETFs estrangeiros. Na bolsa de valores brasileira, os principais exemplos são a Lockheed Martin Corporation (LMTB34), a General Motors (GMCO34) e a Raytheon (RYTT34).

Existem também os BDRs não patrocinados. Os ativos dessa categoria são negociados diretamente nas plataformas das corretoras e podem ampliar as opções disponíveis.

A tendência é que as opções de investimento em turismo espacial aumentem com o passar dos anos. Por ser um setor com grande potencial e alta demanda por recursos, mais empresas podem se interessar pela abertura de capital na bolsa de valores no futuro, ampliando as oportunidades para os investidores.

Gostou do conteúdo? Para acompanhar as novidades e tendências do mercado financeiro, siga a Nord Investimentos nas redes sociais. Estamos no FacebookInstagramLinkedIn, Twitter (X), YouTube e Spotify!

Resumindo

O que é o turismo espacial?

Turismo espacial são viagens tripuladas por civis para altitudes superiores a 100 km. Essa operação pode ser suborbital e orbital, conforme o ingresso ou não das espaçonaves na órbita do planeta.

Quais são as principais empresas de exploração espacial?

As principais empresas de exploração espacial são:

  • Virgin Galactic;
  • SpaceX;
  • Blue Origin;
  • Astra Space;
  • RocketLab.

Compartilhar