Títulos públicos voltam a subir; comprar elétricas; prévia da Vale; e Nova Oi

Bolsas oscilam com desaceleração da China; crescimento veio menos que o esperado

Nord Research 19/10/2021 12:15 7 min
Títulos públicos voltam a subir; comprar elétricas; prévia da Vale; e Nova Oi

Nord Insider

O Ibovespa terminou o dia em ligeira queda de 0,19 por cento, aos 114.428 pontos. Os investidores continuam atentos aos detalhes sobre a extensão do auxílio emergencial anunciado pelo governo, como também às medidas referentes ao preço do diesel no país.

Na agenda do dia, no Brasil, saem os dados da segunda prévia do IGP-M de outubro. Após o fechamento do pregão, a Vale divulgará dados da prévia operacional do terceiro trimestre. Nos Estados Unidos, destaque para os balanços da Johnson & Johnson, Philips Morris, Netflix, Procter&Gamble e United Airlines.

Mercado espera forte crescimento da Vale (VALE3) no 3T21

Depois de recordes de alta em maio, com a tonelada  do minério de ferro custando 220 dólares, o tombo da Vale (VALE3) veio com a desaceleração da demanda na China — atualmente um dos maiores importadores de minério e exportadores de aço do mundo. Entre agosto e setembro, as ações da mineradora despencaram 20 por cento.

Apesar da queda livre nos preços do minério, o mercado prevê para Vale uma forte expansão de receita de 47 por cento, um crescimento de 60 por cento do Ebitda e um avanço de 113 por cento nos lucros da companhia para a prévia operacional do terceiro trimestre de 2021, que será divulgada nesta terça-feira (19), em relação a igual período do ano passado. O balanço da mineradora será divulgado no dia 28 de outubro.

Gráfico apresenta desempenho de VALE3 e minério de ferro.
Fonte: Bloomberg

O analista de ações Fabiano Vaz disse que a companhia deve apresentar um trimestre com resultados fortes e resilientes, comparado ao 3T20. O preço médio do minério ainda continua acima do que vimos no ano passado, o que também contribui para o bom crescimento dos resultados e forte geração de caixa.

Ainda de acordo com as projeções do mercado, a mineradora deve apresentar crescimento no 4T21, como vemos na tabela (imagem abaixo), porém, o nosso analista considera que, a partir de 2022, a comparação fica mais difícil por conta da forte tendência de queda do preço da commodity e da possível desaceleração da economia chinesa.

Tabela
Fonte: Bloomberg

Negociando a 3X Ebitda, os preços de VALE3 podem até parecer baratos, mas comparada a outras majors, a mineradora brasileira negocia em patamares próximos.

Diante desse contexto, a recomendação do nosso analista é MANTER as ações da Vale.

Tesouro Direto: Taxas dos títulos públicos voltam a subir com divulgação do Focus

De acordo com o Boletim Focus de segunda-feira (18), as projeções para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passaram de 8,59 por cento para 8,69 por cento em 2021. Para 2022, as projeções passaram de 4,17 por cento para 4,18 por cento.

Enquanto a pressão inflacionária avança, os agentes consultados pela instituição voltaram a recuar as estimativas para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

Na leitura do analista de renda fixa Christopher Galvão, as projeções para o crescimento do PIB pioraram em razão dos recentes dados ruins de atividade, como as quedas na produção industrial, em vendas no comércio varejista e no Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br).


Como consequência, o mercado de títulos públicos voltou a subir e operou em alta nas taxas na abertura de segunda-feira (18), após piora nas projeções feitas pelo mercado para a atividade econômica e para a inflação deste e do próximo ano.

Nesse contexto, os títulos atrelados à inflação foram destaque positivo na sessão de ontem. A também analista de renda fixa e sócia-fundadora da Nord Research, Marilia Fontes, comenta que os papéis do Tesouro IPCA+ com vencimento em 2035 e 2045, por exemplo, ofereciam retorno real de 5,10 por cento na manhã de ontem, contra 5,07 por cento na tarde do mesmo dia. Ainda assim, o percentual era maior do que os 5,05 por cento vistos na sessão de sexta-feira (15).

Se você quiser entender melhor por que acontecem essas variações nos títulos públicos, acesse os treinamentos e relatórios de Renda Fixa disponíveis para assinantes.

Crise energética no Brasil pode ter ganhado uma folga, mas 2022 preocupa

“A tempestade perfeita”. Em meio a um processo de retomada da economia mundial com o avanço da vacinação, o Brasil busca soluções para gerir ainda a crise energética em decorrência de outra crise, a hídrica.

Diferentes sites de notícia repercutem as mesmas informações em torno das ações do governo para atenuar a crise hídrica, reduzir a demanda e ampliar a oferta de energia. Muitas vezes, o que fica de fora é comentar também sobre a melhora no cenário em decorrência das recentes chuvas em todo o país.

Não estamos dizendo que não há motivos para preocupações, mas tudo leva a crer que não há possibilidade de racionamento em 2021 e todos os recursos, segundo o  diretor-geral do ONS, estão mobilizados para que não haja racionamento em 2022.

Para este ano, o que existe é uma possibilidade de ter picos de demanda em outubro e novembro — período mais crítico porque a demanda por energia começa a aumentar no país justamente quando os reservatórios estão mais baixos.

O analista de ações Guilherme Tiglia acompanha de perto o setor energético e observa uma evolução, embora lenta, em relação à crise hídrica.

É seguro investir em empresas de energia neste momento?

Apesar de o setor permanecer como um dos mais seguros da bolsa, o nosso analista diz que sempre vão existir riscos, como baixo nível de chuvas no caso das hidrelétricas ou inadimplência entre os consumidores. O ponto principal dessa discussão é que os papéis do setor parecem descontados pela crise hídrica.

Ações baratas. Aos poucos, com a retomada econômica até o final do ano e melhora no cenário hídrico, os preços das cotações de empresas desse setor devem voltar a subir, e podemos estar caminhando para um cenário bem melhor do que o mercado estava precificando inicialmente.

O Guilherme tem observado uma movimentação forte das geradoras, especialmente as que têm geração hídrica como parte relevante do portfólio, em aumentar a representatividade de outras fontes renováveis, principalmente eólica e solar, com o objetivo de mitigar os impactos de futuras crises hídricas em seus resultados.

Por fim, o nosso analista afirma que as empresas do setor elétrico estão cientes dos desafios que enfrentarão em 2022 e em um futuro mais longínquo e, por isso, iniciaram um importante movimento em busca de novas formas de gerar valor aos acionistas.

Devido aos valuations atrativos em que as elétricas estão sendo negociadas, assim como à melhora no cenário macroeconômico, é a hora certa para COMPRAR empresas do setor elétrico que foram recomendadas pelo nosso analista na carteira de ações do Nord Dividendos, saiba quais ações comprar.

Cade aprova venda da InfraCo, sem restrições

A Oi (OIBR3; OIBR4) informou na segunda-feira (18) que a Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (CADE) aprovou, sem restrições, a operação de venda da V.tal (antiga InfraCo) para o BTG/Globonet.

De acordo com fato relevante, a decisão de aprovação se tornará definitiva no prazo de 15 dias corridos. O contrato contempla uma parcela primária, no valor de 3,3 bilhões de reais, uma parcela secundária, de 6,5 bilhões de reais, outras duas parcelas primárias adicionais, que somam 1,6 bilhão de reais, além da incorporação do investidor, no montante de 1,5 bilhão de reais.

O analista de ações Fabiano Vaz, responsável pelo Nord Deep Value, explica que a finalização da venda da V.tal é um dos pontos cruciais para a estruturação da dívida da companhia, o fim da recuperação judicial e a expansão da fibra óptica no Brasil.

Getnet dispara em estreia na B3

A terceira maior rede de maquininhas da América Latina estreou com o pé direito. As ações da Getnet (GETT3, GETT4, GETT11), empresa controlada pelo Santander (SANB11), registraram fortes ganhos em dia negativo para a bolsa brasileira, chegando a subir mais de 100 por cento no pregão de ontem (18).

Os papéis de GETT3 encerraram com alta de 147,23 por cento, valendo 5,50 reais; GETT4 fechou com alta de 97,03 por cento, a 5 reais. Por fim, GETT11 encerrou o dia com alta de 65,27 por cento, a 7,80 reais.

Já as ações SANB11 registram leve alta de 0,58 por cento, a 36,50 reais.

Com a cisão entre Getnet e Santander, cada acionista do Santander recebeu 0,25 ação ordinária, preferencial ou unit correspondente à posição que detinha no banco.

Agora, a GetNet se prepara para negociar recibos de ações na Nasdaq a partir desta sexta-feira (22), e os detentores de certificados de depósitos de ações do Santander Brasil receberão 0,125 ADS da Getnet Brasil.

Tópicos Relacionados

Compartilhar