Tipos de ações: conheça as principais e em quais investir

Conheça os diferentes tipos de ações disponíveis no mercado financeiro, como ações ordinárias e preferenciais, e saiba como escolher o melhor.

Nord Research 16/06/2023 14:04 6 min Atualizado em: 17/08/2023 12:24
Tipos de ações: conheça as principais e em quais investir

Há diferentes tipos de ações disponíveis no mercado financeiro. Conheça os principais deles e saiba em quais investir para diversificar sua carteira e ter melhores resultados.

Investir em ações é uma excelente opção para quem tem perfil de risco arrojado ou moderado e quer maximizar suas chances de retorno financeiro. Se você quer adotar essa estratégia, saiba que é preciso escolher bem em quais ações aplicar seu dinheiro para ter resultados melhores.

Neste artigo, vamos apresentar os diferentes tipos de ações, os detalhes que as separam, quais as aplicações de destaque nessa modalidade e explicar como fazer a escolha dos ativos adequada para seu portfólio. Confira!

O que são ações?

As ações são frações do valor de uma empresa no mercado. Ao adquirir ações de uma companhia, o investidor compra parte da propriedade e se torna um acionista. Esse posto lhe concede alguns direitos no que diz respeito à administração da corporação.

Comumente, os investidores conquistam o direito de votar em assembleias que definem os próximos passos da companhia e também de receber dividendos a partir dos lucros do negócio. Os acionistas ainda podem lucrar com a venda das ações quando estiverem valorizadas.

Ao emitir ações, ou seja, dividir uma fração de seu capital com investidores, as empresas buscam captar recursos para financiar novos projetos. Nesse sentido, as possibilidades são múltiplas como expansão de nicho de mercado, criar produtos ou serviços, entre outras medidas que exigem aporte financeiro.

A primeira vez que essa iniciativa ocorre é chamada de “abertura o capital” ou IPO, sigla em inglês para “Initial Public Offering” ou, em tradução para o português, “Oferta Pública Inicial”.

Quando a companhia abre o seu capital, suas ações passam a ser negociadas na Bolsa de Valores. Nela, os preços dos ativos das companhias passam a variar conforme a oferta e a demanda, os resultados da empresa, o cenário econômico e outros fatores relevantes para o mercado financeiro.

Quais são os principais tipos de ações?

Na hora de investir, é fundamental optar pelos tipos de ações mais alinhados com seus objetivos. Os principais são:

Ações ordinárias

As ações ordinárias (ON) são as que conferem mais poderes aos investidores, como o direito a voto nas assembleias dos acionistas, com um peso proporcional ao número de papéis que eles detêm. Assim, quem tem esse tipo de ação pode participar ativamente da tomada de decisões da companhia.

Outro benefício garantido aos investidores proprietários de ações ordinárias é o tag along, ou seja, o direito que os acionistas minoritários têm de vender seus papéis aos acionistas majoritários por ao menos 80% do valor investido. Isso é importante porque, em caso de venda da empresa, os pequenos acionistas estarão protegidos.

É fácil reconhecer as ações ordinárias na Bolsa de Valores: seu ticker sempre apresenta o número 3 no final da identificação.

Ações preferenciais

As ações preferenciais (PN) não conferem ao acionista o direito tomar decisões sobre o futuro da empresa. Também não garantem o tag along, apesar de algumas companhias o adotarem mesmo assim. A vantagem é que ter esse tipo de ação dá aos acionistas a prioridade na hora do pagamento de proventos, como os dividendos e os juros sobre capital próprio.

Outro benefício desse tipo de ação é que os acionistas ganham preferência no reembolso de capital. Por exemplo, se a empresa falir, esses investidores são ressarcidos primeiro. Essas ações são identificadas pelos números 4,5,6,7 e 8.

Esse tipo de ação é subdividido em duas classes: A, que tem um pagamento mínimo de dividendos aos acionistas, e B, cujo valor dos dividendos é pré-definido.

Para entender melhor as diferenças entre os dois tipos de ações — ordinárias (ON) e preferenciais (PN) — confira o vídeo que a Nord produziu sobre o tema:

Classe especial

As ações de classe especial, também conhecidas como golden share, são ações de empresas de capital misto nas quais o detentor, o Estado, tem direito absoluto de tomar decisões estratégicas, mesmo após se desfazer do controle acionário.

Esse recurso é usado no caso de companhias que têm o poder público e empresas privadas como acionistas. O objetivo disso é permitir que o governo preserve seu poder de decisão nos empreendimentos com participação estatal. No Brasil, algumas das corporações que têm esses tipos de ações são Vale e Embraer.

De que outras formas podemos classificar as ações?

Além de categorizar os tipos de ações quanto aos direitos oferecidos aos acionistas, é possível classificá-las quanto à sua capitalização. Assim, temos:

  • small caps: ações das empresas com menor capitalização na Bolsa de Valores;
  • blue chips: ações das empresas mais negociadas na Bolsa, que atraem um grande volume de investidores e contam com alta liquidez;
  • mid caps: ações “intermediárias”, que não estão entre as mais negociadas, mas também não têm a menor capitalização;
  • units: certificados de depósito de ações que contêm ativos distintos e, assim, podem ser compostos por diferentes tipos de ações.

Quais são as principais ações?

Na B3, a Bolsa de Valores brasileira, as ações mais negociadas, ou seja, suas blue chips, são as de companhias de grande porte, consolidadas e com boa liquidez no mercado. Alguns exemplos são:

  • Petrobras (PETR4);
  • Vale (VALE3);
  • Itaú Unibanco (ITUB4);
  • Banco Bradesco (BBDC4);
  • Ambev (ABEV3).

É melhor investir em ações ordinárias ou preferenciais?

A resposta simples para essa pergunta é: depende! Em última análise, a escolha entre ações ordinárias e ações preferenciais deve ser feita com base em seu perfil de investidor e os objetivos do investimento. Afinal, cada um desses tipos de ações vai favorecer uma determinada estratégia.

Se o objetivo do investidor for ter uma participação direta na gestão, o melhor a se fazer é comprar ações ordinárias. Mas, se sua prioridade é a segurança, pode valer mais a pena investir em ações preferenciais, que garantem mais estabilidade.

Em geral, quem adquire ações ordinárias busca lucrar com a volatilidade do mercado, mesmo que isso traga mais riscos à carteira. Já quem compra ações preferenciais prioriza o recebimento recorrente de dividendos, buscando mais previsibilidade.

Uma tática que bons investidores costumam adotar é diversificar o portfólio, investindo nesses dois tipos de ativos. Por exemplo, é possível adquirir ações ordinárias de empresas menores, mas com um bom potencial de crescimento, e ações preferenciais de companhias já estabelecidas no mercado.

Quer entender melhor como selecionar os tipos de ações adequados para os seus objetivos? Então, aproveite e leia nosso artigo sobre o Stock Picking, método que estabelece critérios para selecionar ações visando se obter lucros com suas vendas no futuro.

Resumindo

Quais são os três tipos de ações?

Os principais tipos de ações são as ações ordinárias (ON), que dão direito a participar das decisões sobre o futuro da empresa, e as ações preferenciais (PN), que concedem prioridade no recebimento de dividendos e reembolso do capital em caso de falência da companhia. Também existem as ações de classe especial, relacionadas a empresas de capital misto.

Qual melhor tipo de ação para investir?

A escolha dos melhores tipos de ações para investir varia de acordo com seu perfil de investidor, ou seja, sua propensão a correr riscos financeiros, e seus objetivos. Se possível, o ideal é diversificar a sua carteira para aumentar suas chances de retorno. Ações preferenciais fornecem maior previsibilidade, por exemplo, mas menor potencial de rendimento que ações ordinárias.

Compartilhar