Tesla deve apresentar um táxi autônomo em 8 de agosto

Elon Musk anunciou que táxi autônomo será lançado ainda em 2024. Veículo deve usar câmeras para guiar de forma segura.

Nord Research 17/04/2024 01:17 4 min Atualizado em: 17/04/2024 11:16
Tesla deve apresentar um táxi autônomo em 8 de agosto

A Tesla está planejando lançar seu tão aguardado carro autônomo, chamado "Robotaxi", no dia 8 de agosto de 2024. O anúncio foi feito por Elon Musk, o CEO da empresa, em sua conta no X (antigo Twitter).

O empresário ofereceu poucos detalhes sobre o táxi autônomo ou como será o lançamento, mas acompanhe abaixo e veja o que esperar do Robotaxi da Tesla. 

O que é o Robotaxi da Tesla?

O Robotaxi será um carro que pode dirigir sozinho, sem a necessidade de um motorista. Musk não deu muitos detalhes sobre isso em seu post, mas o carro autônomo será baseado em uma nova tecnologia que tornará a produção mais eficiente e barata.

Musk fala há muito tempo sobre a ideia de carros Tesla que podem dirigir sozinhos. Ele acredita que isso mudará completamente o valor dos carros e como o negócio de carros funciona.

Em um post anterior, ele compartilhou que os carros Tesla com o recurso de direção autônoma completa (FSD) serão tão avançados que, no futuro, será estranho ver humanos dirigindo carros. 

O que esperar do táxi da Tesla?

Atualmente, a tecnologia de "piloto automático" nos carros elétricos da Tesla é considerada apenas um sistema de assistência ao motorista, o que significa que ainda requer o controle e a intervenção de um motorista humano no volante. 

A expectativa é que o robotaxi dirija sozinho, sem a intervenção humana. 

Embora outras empresas, como a Waymo, uma subsidiária do Google, já tenham lançado veículos de táxi autônomos, Elon Musk, CEO da Tesla, insistiu que o táxi autônomo da Tesla será revolucionário usará apenas câmeras para escanear os arredores e guiar o veículo, em vez de radares a laser mais caros.

Musk até sugeriu que os proprietários de carros Tesla com FSD poderão transformar seus veículos em "robotáxis" que podem transportar passageiros.

Quando o robotaxi será lançado?

Segundo Elon Musk, o robotaxi da Tesla será lançado em 8 de agosto de 2024. Mas, ainda não há informações sobre como ou onde esse lançamento deve acontecer. 

Quando o táxi-robô chega ao Brasil?

Ainda não há informações sobre o lançamento do táxi autônomo ou sua chegada ao Brasil. 

Como é o projeto do robotaxi?

A Tesla tem um projeto de longa data para desenvolver um veículo totalmente autônomo. Isso foi discutido pela primeira vez em 2016, antes do lançamento do Modelo 3 e antes de os carros elétricos se tornaram tão populares.

No entanto, desde então, as informações sobre o robotáxi têm sido escassas e pouco claras, principalmente porque a tecnologia necessária para tornar isso possível ainda não foi totalmente desenvolvida.

Elon Musk tem um histórico de otimismo sobre o prazo de entrega de produtos e serviços, o que muitas vezes resulta em atrasos. Em 2019, afirmou que os robotaxis estariam em operação até 2020, o que não aconteceu. 

No entanto, recentemente, os rumores sobre o robotáxi têm aumentado. A Tesla afirmou estar trabalhando em uma nova plataforma para o Modelo 2 e o robotáxi, e fez progressos no desenvolvimento do sistema de direção autônoma completa (FSD). 

Inicialmente Musk queria criar um robotáxi autônomo sem pedais ou volante. No entanto, foi convencido a priorizar o desenvolvimento de um "carro elétrico global" acessível para atingir as metas da empresa. 

Desafios que o táxi autônomo pode enfrentar

Apesar do grande potencial dos carros autônomos, há preocupações em relação à segurança e eficiência deles. 

Na cidade de São Francisco, onde a tecnologia foi testada, os carros autônomos do Google Waymo foram alvo de vandalismo por pessoas que se opõem a essa tecnologia. Além disso, a empresa Cruise, que é da General Motors, teve que interromper seu serviço de "robotáxi" após diversos incidentes e uma pressão de órgãos reguladores na Califórnia.

Quer saber as novidades desse assunto? Acompanhe o blog da Nord Research e receba atualizações sobre a Tesla e outras inovações tecnológicas. 

Perguntas frequentes

O que é o Robotaxi da Tesla?

O Robotaxi da Tesla é um carro autônomo que pode dirigir sozinho, sem a necessidade de um motorista humano. Ele será baseado em uma nova tecnologia que tornará a produção mais eficiente e barata.

O que esperar do táxi da Tesla?

O táxi autônomo da Tesla utilizará apenas câmeras para escanear os arredores e guiar o veículo, em vez de radares a laser mais caros.

Quando o robotaxi será lançado?

O lançamento do robotaxi da Tesla está previsto para o dia 8 de agosto de 2024, conforme anunciado por Elon Musk. No entanto, ainda não há informações detalhadas sobre como ou onde esse lançamento ocorrerá.

Tópicos Relacionados

Compartilhar