Taxa do tesouro IPCA+ caiu abaixo de 5,5%. E agora?

As taxas dos títulos do Tesouro Direto e de outros investimentos de renda fixa despencaram com a melhora do mercado. Com isso, será que vale a pena investir para fins de marcação a mercado?

Marilia Fontes 20/07/2023 09:53 4 min Atualizado em: 21/07/2023 10:22
Taxa do tesouro IPCA+ caiu abaixo de 5,5%. E agora?

Você notou que nos últimos meses a taxa do título IPCA+ mostrou uma queda forte junto à melhora do mercado?

Se olharmos o gráfico de um título IPCA+ 2035, por exemplo, ao longo deste ano, podemos notar que as taxas negociadas pelo mercado estavam em torno de 6,5% em março deste ano.

Após o anúncio do novo arcabouço fiscal, a queda da inflação e a continuidade das reformas estruturais, essa taxa caiu abaixo de 5,5%.

Tesouro IPCA+2035
Fonte: Tesouro Direto/ Reprodução

Essa tendência de queda nas taxas provoca efeito de marcação a mercado no preço desses títulos.

O investidor que negocia esses papéis agora aceita ganhar uma taxa menor nesse investimento e, para isso acontecer, dado um mesmo valor futuro do título, o novo investidor tem que comprar a um preço mais caro.

O resultado desse efeito foi um ganho de 18,4% no semestre, enquanto o CDI rendeu 7,09%. Ou seja, o retorno do IPCA+ 2035 nesse período foi de 260% do CDI.

Nada mal, não é mesmo?

Mesmo comparando com a bolsa, o Ibovespa subiu 7,98%, ainda bem menos do que o título IPCA+ de longo prazo.

Tesouro IPCA+2035
Fonte: Tesouro Direto/ Reprodução

Se você está pensando em correr para o Tesouro Direto para comprar o seu título IPCA+, é melhor ler as próximas linhas antes.

O retorno passado se deu pela queda das taxas de mercado. Para que um retorno desse se repita, as taxas teriam que cair mais 100 bps (1%) ao longo do próximo semestre.

Ou seja, a pergunta que você teria que se fazer agora é: “As taxas vão cair mais 100 bps?”

Ainda vale a pena investir em Tesouro Direto?

Olhando para o preço e taxa atual do Tesouro Direto, temos o seguinte cenário:

Títulos do Tesouro Direto
Fonte: Tesouro Direto/ Reprodução

Títulos com vencimento mais para o meio da curva (2029) já estão com taxas de 5,13%. Se caíssem 100 bps iriam para taxas de 4,13%. Embora isso possa acontecer, já é um cenário um pouco mais difícil de se antecipar.

Muitos economistas defendem que o juro real estrutural do Brasil gira em torno de 4%. Ficaríamos com pouca margem de manobra.

Note, pelo gráfico histórico, que uma taxa de 4% de juro real não foi muito fácil de se encontrar ao longo da nossa história.

 Taxa de juro real desde 2010
Fonte: Bloomberg

Os títulos mais longos (2035 e 2045) ainda têm um espaço um pouco maior para queda, mas não é nada muito maior. Cerca de 20 a 30 bps a mais.

Seria mais razoável pensar em um espaço de 50 a 70 bps para ganhar com esses títulos mais longos voltando para as taxas médias históricas.

Isso daria por volta de 9%-10% a mais de ganho ao longo do próximo semestre.

Esse é o espaço que eu vejo para ganhar com esse tipo de título.

Fechamento dos spread de crédito

Os títulos de crédito privado, como CRIs e CRAs, ainda podem ter um espaço um pouco maior de queda, uma vez que além da queda dos juros de mercado, eles teriam também o efeito de fechamento dos spreads de crédito.

Mas o ponto que quero fazer aqui é que o espaço para ganhar dinheiro com renda fixa está ficando cada vez menor.

Onde estão as melhores oportunidades?

Conforme a Selic vai caindo, e o próprio Tesouro Selic vai rendendo menos, e as possibilidades de ganhos de marcação a mercado vão se reduzindo, as melhores oportunidades de ganhos estarão na bolsa.

As ações de crescimento, que eu havia falado pra vocês nos artigos anteriores, já subiram mais de 40% nesse mesmo período.

Apesar da performance muito positiva do Nord 10x, tivemos algumas ações que subiram muito (cerca de 80%) e algumas outras que ainda não subiram nada e estão próximas das mínimas — essas são a minha grande aposta para esta segunda pernada de melhora.

Para quem perdeu a queda do IPCA+ e perdeu a alta das ações de crescimento, vale a pena se perguntar se não é o momento de ter uma ajuda profissional para te ajudar nos seus investimentos.

Se você não tem tempo para ler os relatórios e investigar nossas teses, procure nossa consultoria personalizada, que vai garantir que você não perca mais essas oportunidades.

Bom dia e bons negócios.



Compartilhar