Stock Picking: a estratégia para selecionar as melhores ações

Conheça detalhes sobre o stock picking, metodologia que busca pagar menos e ganhar mais pelas ações, mas requer forte estudo para prática.

Nord Research 02/06/2023 12:18 5 min Atualizado em: 17/08/2023 19:20
Stock Picking: a estratégia para selecionar as melhores ações

A estratégia de investimento stock picking faz o investidor lucrar vendendo ações por valores mais altos do que comprou. Para isso, é necessário saber analisar bem as empresas e outros fatores.

Comprar ações por menos e vender por mais. Esse é o propósito da estratégia stock picking, processo que seleciona quais ações comprar para investir com base em suas perspectivas de valorização.

Assim, é necessário analisar detalhes das empresas e relacioná-los com o cenário atual e possibilidades futuras do mercado. Nesse caso, uma boa avaliação é diferencial para a obtenção do sucesso. No entanto, ela não garante o êxito por si só, pois há outros fatores que influenciam esse tipo de investimento.

Quer saber mais sobre o tema? Continue a leitura e entenda o que é, como funciona, vantagens e desvantagens do stock picking!

O que é o stock picking?

Stock picking é uma estratégia que escolhe ações individuais para comprar, em vez de investir em um grupo, como Fundos de Investimento tais quais fundos imobiliários ou de renda fixa. Em tradução do inglês, o termo é equivalente à expressão “seleção de ações”.

Esse método visa encontrar empresas com potencial de sucesso que passarão — segundo análise do investidor — por elevação de preço no futuro. É semelhante ao que faz um olheiro de futebol, que observa jogadores de talento sob esperança de encontrar um futuro craque.

Como o stock picking funciona?

O stock picking funciona com a seleção de ações mais acessíveis e a expectativa de que elas se valorizem no futuro. Para concluir sobre o potencial de valorização de ações nesse método, é necessário analisar desempenho financeiro, liderança executiva, inovação, posição competitiva e outros fatores corporativos.

Com todos os pontos devidamente avaliados, o investidor adquire as ações selecionadas e espera que seus preços subam com o tempo. Dessa forma, ele poderá vendê-las por valores mais altos do que aportou no investimento inicial e terá oportunidade de lucrar.

Nesse caso, acompanhar notícias e eventos relacionados às empresas, como anúncios de novos produtos tendem a ser aspectos diferenciais.

Quais são as análises utilizadas no método?

Apesar da existência de diversos formatos de avaliações para decidir sobre os melhores investimentos no stock picking, as mais usadas são análise fundamentalista e a value investing. Conheça mais sobre cada uma!

Análise fundamentalista

A análise fundamentalista envolve examinar aspectos financeiros e qualitativos de uma empresa. Isso inclui balanço patrimonial, demonstrações de resultados e fluxo de caixa para investigar a saúde financeira da empresa.

Além disso, considera fatores qualitativos, como posição competitiva, produtos ou serviços vendidos, equipe de gestão, mercado onde atua e tendências do setor.

Value investing

No value investing, o foco dos investidores é no preço dos ativos. Eles procuram empresas cujas ações estejam sendo negociadas por um preço inferior ao seu valor real. Isso é avaliado com base nas características financeiras da corporação.

É como se o stock picker estivesse conseguindo uma pechincha. No ponto de vista dele, as ações estão sendo subestimadas pelo mercado financeiro e a longo prazo, isso deve ser corrigido, o que acarretará a valorização nos preços futuramente.

Quais são as vantagens do stock picking?

A estratégia de stock picking é vantajosa por diversas razões, como:

  • potencial de retorno superior: é possível ter retornos consideráveis em comparação a investimentos mais conservadores, como títulos de renda fixa;
  • diversificação do portfólio: os investidores podem diversificar a carteira, distribuindo o investimento entre diferentes empresas e setores, reduzindo o risco de perdas significativas;
  • liberdade e autonomia: os investidores podem escolher quais empresas desejam investir com base em pesquisas e análises, aumentando o controle sobre o investimento.

Quais são as desvantagens do stock picking?

O stock picking também tem desvantagens, tais quais:

  • maior risco: as ações podem cair repentinamente por diversas variáveis, como instabilidade econômica, eventos imprevistos ou desempenho negativo da corporação, o que gerará perdas ao investidor;
  • dificuldade em prever o mercado: o mercado de ações pode ser imprevisível, significando que suas escolhas podem não ocorrer conforme o esperado;
  • tempo e esforço necessários: a seleção de ações requer um tempo considerável para pesquisas e análises de investimentos que minimizem os riscos.

Para quem o stock picking é indicado?

O stock picking é recomendado para investidores com perfil arrojado, dispostos a assumir mais riscos em busca de maiores retornos financeiros. É importante ainda que o investidor esteja disposto a pesquisar e acompanhar o desempenho das empresas individualmente.

Além disso, essa estratégia é adequada para investidores que querem ter mais controle sobre suas aplicações.

Vale a pena fazer stock picking?

Fazer stock picking pode valer a pena pelo alto potencial de retorno e autonomia nas escolhas de investimento. Porém, é necessário analisar os riscos, a importância da diversificação e a disponibilidade de tempo para pesquisas antes de optar por essa estratégia.

Como fazer stock picking?

Para colocar a estratégia de stock picking em prática, é necessário seguir os seguintes passos:

  • pesquisar empresa de interesse para analisar a saúde financeira;
  • analisar os indicadores financeiros das empresas, como receitas, lucros e dívida;
  • avaliar o preço das ações para conferir se ele está alinhado com o seu valor real, por exemplo;
  • diversificar a carteira para reduzir as possíveis perdas ao equilibrar os riscos;
  • monitorar e ajustar os investimentos, se necessário, conforme as mudanças no mercado financeiro;
  • ter visão de longo prazo, mantendo os investimentos por um período para eles crescerem.

Tirou as suas principais dúvidas sobre o stock picking? Ele pode trazer alto retorno, mas é preciso ter cuidado para minimizar os riscos.

Com base nos critérios corretos e apoiado por especialistas, é possível fazer as melhores escolhas de investimento, minimizando os riscos e maximizando os lucros.

Nesse sentido, a Nord Research é a escolha correta para quem busca se aprofundar nessa estratégia, disponibilizando um time qualificado para auxiliar nas decisões de seus clientes. Acesse o site e conheça as soluções oferecidas para o sucesso dos investidores!

Resumindo

O que é stock picking?

O stock picking é uma estratégia de investimento que envolve a seleção de ações de empresas cujo investidor vê potencial de valorização. A finalidade é vender os ativos no futuro por um preço maior que o pago no início da operação.

Vale a pena fazer stock picking?

A estratégia de stock picking é válida por possibilitar lucro significativo e conceder autonomia ao investidor. No entanto, trata-se de uma prática indicada para investidores de perfil arrojado que possuem tempo para pesquisas e análises profundas sobre diversas empresas listadas nas bolsas de valores.

Compartilhar