Spring Budget 2024: entenda o cenário fiscal britânico

O governo britânico anunciou o Spring Budget de 2024. Entenda quais são serão as principais mudanças no cenário fiscal britânico.

Nord Research 20/03/2024 10:58 6 min Atualizado em: 20/03/2024 15:24
Spring Budget 2024: entenda o cenário fiscal britânico

No mais recente anúncio do Ministro das Finanças do Reino Unido, Jeremy Hunt, realizado em 6 de março de 2024, foi revelado o tão esperado Spring Budget ou Orçamento da Primavera. Este evento anual é crucial para o cenário fiscal britânico, pois delineia as medidas a serem adotadas no novo ano fiscal, que se inicia em 6 de abril.

Neste artigo, vamos explorar as principais novidades do Spring Budget e seu potencial efeito sobre nós, investidores. Acompanhe!

Spring Budget 2024: Novos benefícios

Ao anunciar o Spring Budget 2024, Jeremy Hunt apresentou diversas mudanças, entre elas os cortes dos impostos da Segurança Social, novos investimentos no NHS e um plano para retomar a produtividade do setor público que foi afetada pela pandemia.

Para entender melhor essas novas medidas e seu impacto na economia, apresentamos nos próximos os principais benefícios do Spring Budget 2024:

Conta British ISA

Durante o seu discurso sobre o Spring Budget, Hunt descreveu as mudanças no ISA UK. Além do limite de depósito de £20 mil por ano fiscal das contas ISA existentes, será oferecido um subsídio adicional isento de impostos de £5 mil aos investidores dispostos a apoiar investimentos do Reino Unido.

Dessa forma, os investidores podem usufruir de todos os benefícios padrão da conta ISA, incluindo a isenção total de impostos sobre dividendos e ganhos de capital. Também não precisam pagar o imposto Stamp duty por transação de ativos britânicos.

Conta British Saving Bonds

Ainda sobre mudanças nos investimentos, foi anunciado que a National Savings & Investments (NS&I) lançará um Título de Poupança Britânico em abril de 2024. Ele oferecerá uma rentabilidade fixa por três anos e os investidores não poderão ter acesso à quantia aplicada a qualquer momento.

Apesar das mudanças, a rentabilidade da Conta British Saving Bonds não será alterada. 

A NS&I ainda não confirmou qual será a taxa. Mas, mesmo que ocorra alguma alteração na taxa básica de juros do governo, a rentabilidade estabelecida para essa conta continuará a mesma. 

Os títulos estarão disponíveis para pessoas que investem entre £500 a £1 milhão e existirão duas opções para aplicação dos juros recebidos:

  • Guaranteed Growth Bonds (Títulos de Crescimento Garantido): os rendimentos são adicionados ao título, para que o seu valor aumente;
  • Guaranteed Income Bonds (Títulos de Renda Garantidos): os juros são pagos mensalmente na conta bancária do titular.

Benefício infantil

Atualmente, as famílias que solicitam o benefício infantil precisam pagar uma taxa se um dos pais ganhar mais de £50 mil por ano ou devolver o valor recebido de maneira integral se a renda anual exceder £60 mil. Esse imposto é chamado de High-Income Child Benefit Charge (HICBC).

Na prática, se um dos pais ganha mais de £50 mil por ano, terá que devolver 1% do dinheiro do benefício por cada £100 que ganhar a mais. E, se tiver uma renda anual superior a £60 mil, terá que devolver o valor integral que recebeu.

No entanto, essa regra mudou com o anúncio do Spring Budget. A partir de 6 de abril de 2024, o limite de renda por família para receber o benefício infantil aumenta de £50 mil para £60 mil e a devolução integral do valor recebido só será exigida para pais que recebem mais de £80 mil por ano.

Além disso, o governo britânico vai reduzir pela metade o imposto extra que as pessoas precisam pagar. Os pais que ganham entre £60 mil e £80 mil, terão que devolver 1% do dinheiro do benefício por cada £200 a mais que receberem.

National Insurance Number (NI)

Continuando com os benefícios trazidos pelo Spring Budget 2024, o governo britânico anunciou a redução de 2% no National Insurance. Assim, a taxa principal do Seguro Nacional para os trabalhadores do Reino Unido cairá de 10% para 8% a partir de 6 de abril de 2024 e as contribuições de classe 4 para trabalhadores independentes irão cair para 6% no mesmo período.

Essa mudança pode representar uma economia de £349 a £754 para trabalhadores de diferentes rendas:

  • Economia de £349 para trabalhadores com renda superior a £30 mil por ano;
  • Economia de £749 para trabalhadores com renda superior a £50 mil por ano;
  • Economia de £754 para trabalhadores com renda mais elevada.

Perspectivas Econômicas

O Spring Budget 2024 trouxe mudanças significativas nos investimentos, impostos e políticas econômicas existentes. A expectativa é que esses ajustes tragam alterações benéficas para a situação econômica do Reino Unido, como:

PIB (Produto Interno Bruto) do Reino Unido

De acordo com as previsões do Office for Budget Responsibility, a economia do Reino Unido pode apresentar um crescimento gradual nos próximos anos. Em 2024, estima-se um aumento de 0,8% , seguido por uma expansão mais robusta de 1,9% em 2025.

As previsões da instituição para a economia do Reino Unido continuam otimistas para os próximos anos, com um crescimento de 2% esperado para 2026, seguido por 1,8% em 2027 e 1,7% em 2028.

Inflação

A inflação está prevista para finalmente começar a cair abaixo da meta de 2% no Reino Unido. Isso deve acontecer dentro de alguns meses, causando uma queda nos preços de bens e serviços no país.

Essa queda na inflação pode ser positiva tanto para consumidores quanto para empresas, já que os custos podem ficar mais estáveis e previsíveis.

Perguntas frequentes

O que é o Spring Budget 2024?

O Spring Budget ou Orçamento de Primavera é o orçamento anual apresentado pelo Chanceler do Tesouro do Reino Unido. Ele é crucial para definir o cenário fiscal britânico, pois apresenta detalhes sobre impostos, gastos públicos, investimentos, programas sociais e outras medidas econômicas que serão adotadas pelo governo no novo ano fiscal.

Quais foram os novos benefícios do Spring Budget 2024?

Ao anunciar o Spring Budget 2024, Jeremy Hunt apresentou diversas mudanças e benefícios. Os principais deles foram:

  • Conta British ISA: além do limite de depósito de £20 mil por ano fiscal das contas ISAs existentes, será introduzida a conta British ISA, permitindo um adicional de £5 mil para investimentos exclusivos em ativos do Reino Unido;
  • Conta British Saving Bonds: estará disponível na NS&I e oferecerá uma rentabilidade fixa por 3 anos. Mesmo com mudanças na taxa básica de juros do governo, a rentabilidade permanecerá a mesma;
  • Benefício infantil: o limite de renda por família para receber o benefício infantil aumentará de £50 mil para £60 mil a partir do próximo ano fiscal.
  • National Insurance Number (NI): a taxa será reduzida de 10% para 8%, gerando uma economia de £349 a £754 para trabalhadores de diferentes rendas.

Qual o impacto econômico do Spring Budget 2024?

A expectativa é que o Spring Budget 2024 proporcione mudanças positivas no cenário econômico do Reino Unido. Estima-se um crescimento do PIB de 0,8% em 2024 e 1,9% em 2025. A inflação também deve cair abaixo da meta de 2%, meses antes do previsto.

Compartilhar