Slack encerra conta de status no X: o que fazer agora?

Você é usuário do Slack? Entenda os motivos para o encerramento da conta do status no X e veja como receber atualizações sobre a plataforma.

Nord Research 20/10/2023 20:47 4 min
Slack encerra conta de status no X: o que fazer agora?

O Slack, uma das plataformas de comunicação e mensagens mais populares do mundo corporativo, anunciou que a empresa decidiu retirar a conta @SlackStatus do X (antigo Twitter). A conta serviu por muito tempo como uma importante fonte de informações sobre problemas e interrupções na plataforma. 

Esta decisão marca um passo importante na busca do Slack por uma comunicação mais eficiente e uma alocação de recursos mais direcionada.

Sumário

A ideia é simplificar a comunicação

A conta @SlackStatus, no X, sempre foi importante para informar os usuários sobre problemas na plataforma. 

No entanto, essa conta também representava um canal de comunicação separado das contas oficiais da plataforma. Ao descontinuá-la, o Slack está propondo uma abordagem mais simplificada para se comunicar com seus usuários. 

A ideia é consolidar os canais de comunicação para facilitar o acesso dos usuários às informações.

O Slack Status ingressou no X em novembro de 2014 e conta atualmente com mais de 30,9 mil seguidores. No entanto, desde o dia 20 de outubro de 2023, na bio da conta está a seguinte informação: “Esta conta não está mais ativa. Para atualizações sobre status, acesse https://status.slack.com” (em tradução livre). Também, sugere para o usuário a conta principal da plataforma, a @SlackHQ. 

Foco em recursos utilizados pelos clientes

Uma das principais razões para essa mudança de estratégia é que a empresa viu a necessidade de concentrar recursos em plataformas mais utilizadas por seus clientes para, assim, melhorar a experiência do usuário. 

Segundo o vice-presidente, Kevin Albers, manter uma conta na rede social dedicada exclusivamente a informar o status para o usuário exige muitos recursos. Ao encerrá-la, o Slack pode direcionar esses recursos para áreas que são mais amplamente utilizadas e valorizadas pelos clientes.

Sendo assim, agora o Slack deve aprimorar sua conta principal, além de melhorar o suporte ao cliente e o desenvolvimento de novos recursos.

Como saber o status do Slack agora?

Após o fim da conta de status do Slack no X, para saber as atualizações da plataforma é necessário acessar o site oficial do status, disponível em https://status.slack.com

Nesse site, é possível acompanhar notícias e atualizações relacionadas à plataforma. 

Essa centralização de informações em um único local garante que os usuários tenham um destino único e confiável para acessar informações sobre eventuais problemas ou interrupções. Dessa forma, melhora a experiência do usuário, que não precisa mais seguir várias contas ou procurar atualizações em várias plataformas.

A conta principal do Slack no X continua ativa

Embora a conta @SlackStatus esteja sendo desativada, o Slack garante que os usuários ainda podem fazer perguntas relacionadas a plataforma por meio de sua conta principal, a @SlackHQ

Dessa forma, a empresa continua fornecendo um meio para os usuários buscarem esclarecimentos e assistência sempre que necessário.

Outras formas de acompanhar atualizações do Slack

Outra maneira de se manter informado das atualizações do Slack é assinando os feeds RSS e Atom, que podem ser acessados por meio de links fornecidos na página inicial do Slack Status. 

Assine os feeds RSS e Atom para receber notícias sobre atualizações do Slack.

Assim, os usuários recebem alertas de instabilidade, manutenção, entre outros, por meio de seus leitores RSS ou agregadores de feed. 

Ainda, em caso de problemas, o usuário pode enviar um e-mail para [email protected] a fim de receber toda assistência necessária. 

Outras empresas também estão saindo do X

A decisão do Slack de encerrar sua conta de status no X (Twitter) acontece em um momento em que outras empresas também passam por mudanças em suas estratégias de comunicação, inclusive migrando para concorrentes, como a Bluesky, rede social rival do X

Recentemente, a American Express tornou privada sua conta @AskAmex e informou aos clientes que a conta estava inativa. Da mesma forma, a Air France anunciou que não oferecerá mais suporte ao cliente por meio de mensagens diretas no Twitter.

Essas ações indicam uma mudança da comunicação das empresas, que estão procurando outras mídias, uma vez que o X vem perdendo audiência nos últimos anos após Elon Musk comprar a rede social. 

Mudanças recentes fizeram com que, entre setembro de 2022 e setembro de 2023, houvesse uma queda de 14% no tráfego global. Aliás, só nos Estados Unidos, essa queda foi de 19%, conforme dados da empresa de análise Similarweb.

Conclusão

O Slack decidiu encerrar sua conta @SlackStatus no X (antigo Twitter), usada para informar os usuários sobre problemas e interrupções na plataforma. Essa medida visa simplificar a comunicação com os usuários e alocar recursos em áreas mais utilizadas pelos clientes, como o site oficial. 

Gostou desse artigo? Acompanhe o blog da Nord Research para se manter atualizado sobre outras notícias importantes para o mercado.

Compartilhar