Como investir o dinheiro da restituição do Imposto de Renda (IR)

Primeiro dos cinco lotes da restituição do IR foi pago em 31 de maio. Saiba o que fazer com esse dinheiro e entenda por que investir é a melhor opção!

Nord Research 14/06/2023 11:00 4 min Atualizado em: 17/08/2023 12:15
Como investir o dinheiro da restituição do Imposto de Renda (IR)

Veja como aplicar o valor da restituição do Imposto de Renda (IR) de acordo com o seu perfil de investidor!

O prazo para a declaração do Imposto de Renda (IR) terminou em 31 de maio. Nesse mesmo dia, a Receita Federal começou a pagar o primeiro lote da restituição do IR. Você já decidiu o que vai fazer com esse dinheiro?

Neste artigo, saiba como investir o dinheiro da restituição do Imposto de Renda (IR). Continue a leitura!

Como funciona o pagamento da restituição do IR?

A restituição do imposto de renda é efetuada em cinco etapas distintas. O inicial ocorreu em 31 de maio e beneficiou os indivíduos que apresentaram suas declarações até 10 de maio, desde que cumprissem os critérios prioritários.

Os outros quatro lotes seguirão o cronograma de restituição do IR preestabelecido.

O que fazer com o dinheiro da restituição do IR?

Quitar dívidas

Se o contribuinte tiver dívidas, o primeiro passo é quitá-las. Entenda qual é o tamanho do problema e o que é possível fazer para resolvê-lo. Priorize as dívidas mais caras e evite as multas.

Em muitos casos, dá para negociar com o banco o pagamento total à vista ou negociar as parcelas com uma taxa de juros menor. Tenha clareza quanto aos prazos e certifique-se de que as parcelas da renegociação vão caber no seu orçamento.

Montar reserva de emergência

O segundo passo é montar uma reserva de emergência. Trata-se de destinar o dinheiro para cobrir eventuais necessidades e imprevistos que possam vir a acontecer.

Para quem tem um ganho fixo, o indicado é que a reserva mantenha as despesas essenciais por seis meses. Já para os profissionais autônomos, a recomendação é ter o valor equivalente a um ano dos seus custos mensais.

Por que investir o valor da restituição do IR é a melhor opção?

Se o contribuinte não tem dívidas e já possui uma reserva de emergência, investir o valor da restituição do IR é a melhor opção. Mas isso, é claro, desde que a escolha das aplicações financeiras seja adequada ao seu perfil de investidor (conservador, moderado ou arrojado).

A definição do perfil leva em conta três critérios: segurança, liquidez e rentabilidade. Em geral, para alcançar sua meta, o investidor acaba tendo que abrir mão de um deles.

Perfil de investidor conservador

Prioriza a segurança e prefere aplicações de baixo risco:

Perfil de investidor moderado

De vez em quando, aceita abrir mão de parte da segurança, embora a tenha em mente.

  • títulos pós-fixados;
  • debêntures;
  • Fundo de Investimento Imobiliário (FIIs).

Perfil de investidor arrojado

Tem mais tolerância a riscos e acredita que certas perdas podem ser compensadas por uma rentabilidade maior no final das contas.

  • ações;
  • Brazilian Depositary Receipts (BDRs);
  • Exchange Traded Funds (ETFs);
  • opções;
  • contratos futuros.

Como investir na restituição do IR?

Se você quer saber mais sobre como investir sua restituição do IR, procure a Nord Research e sua equipe de especialistas.

Somos uma casa de análise de investimentos totalmente focada no pequeno investidor. Com informação correta e isenta de conflito de interesses, você pode investir com a mesma sofisticação e rentabilidade alcançadas pelos melhores gestores profissionais.

O conteúdo foi útil para você? Se você ainda tem dúvida sobre a melhor forma de investir, a Nord Research é a solução!

Resumindo

Quando vai ser paga a restituição do Imposto de Renda 2023?

O pagamento do primeiro lote de restituição do IR foi feito em 31 de maio para os contribuintes que entregaram suas declarações até 10 de maio e que atendem aos critérios de prioridade.

Os próximos quatro lotes serão liberados conforme o cronograma a seguir:

  • Segundo lote: previsto para 30 de junho;
  • Terceiro lote: previsto para 31 de julho;
  • Quarto lote: previsto para 31 de agosto;
  • Quinto lote: previsto para 29 de setembro.

Como consultar o lote do Imposto de Renda?

Para consultar o lote de restituição do IR, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal, clicar na opção "Meu Imposto de Renda" e, depois, em "Consultar Restituição".

Compartilhar