Como calcular a rentabilidade real dos investimentos?

Saiba o que é rentabilidade real, como a inflação interfere nessa taxa, qual a diferença para a rentabilidade nominal e negativa, e como calcular.

Nord Research 17/11/2023 11:00 5 min Atualizado em: 04/01/2024 11:35
Como calcular a rentabilidade real dos investimentos?

A rentabilidade real mostra se você teve ganhos acima da inflação e se compensa manter o investimento na sua carteira. Saiba mais!

Em todo investimento, o foco é obter algum lucro. O problema é que a taxa de retorno nem sempre é o que você efetivamente ganha. Isso porque existe o conceito de rentabilidade real, que representa o rendimento acima da inflação.

A ideia sempre é montar uma carteira de investimentos com o máximo de rentabilidade. Porém, isso só é conseguido quando você analisa quanto obtém ganho real. Caso contrário, o seu dinheiro perde poder de compra.

Então, que tal saber mais sobre esse conceito? Leia este post e entenda.

O que é rentabilidade real?

Rentabilidade real é o percentual de ganhos de um investimento que ficou acima da inflação. Portanto, o seu cálculo desconta o resultado desse indicador no período analisado. Isso garante que o seu dinheiro tenha mantido ou aumentado o poder de compra, o que é o objetivo da construção de patrimônio.

Nesse caso, considera-se o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para a inflação, já que ele é o indicador oficial. Portanto, representa melhor o aumento geral de preços que ocorre na economia.

Na prática, quando a inflação está elevada, o seu dinheiro vale menos. Isso leva à perda do poder de compra, o que significa que a mesma quantia passa a comprar menos produtos. Portanto, é preciso saber se os juros compostos estão compensando o IPCA e trazendo ganhos acima dele. Assim, você tem um portfólio sólido.

Como a inflação interfere na rentabilidade real?

A inflação interfere na rentabilidade real devido à redução do poder de compra, o que faz seu dinheiro valer menos. Essa situação é derivada da desvalorização da moeda perante a elevação geral do preço de produtos e serviços. Portanto, você pode comprar menos com a mesma quantia, o que faz a diferença ao longo dos anos.

Essa situação é verificada nos investimentos de longo prazo. Se com o passar dos anos você tiver rentabilidade, mas o ganho real ficar abaixo da inflação, é como se tivesse prejuízo. Ou seja, você terá lucro no final, mas ele não vai compensar o aumento de preços e a sua qualidade de vida ficará aquém do esperado.

Essa situação influencia a manutenção do seu estilo de vida. Afinal, você se prepara para manter o padrão A, mas precisa fazer ajustes para se encaixar no B ou até no C. Por isso, é algo imprevisto e que exigirá resiliência financeira.

Qual a diferença entre rentabilidade real e rentabilidade nominal?

A diferença entre rentabilidade real e rentabilidade nominal é que a segunda traz o retorno bruto do investimento, ou seja, sem descontar a inflação, os impostos e os custos. Já a primeira mostra se o rendimento foi acima do IPCA, indicando um ganho que mantém ou aumenta o seu poder de compra. Isso porque compensa o aumento generalizado de preços.

Tecnicamente, o que a taxa de retorno real faz é ajustar os ganhos conforme a inflação. Por esse motivo, o percentual de rentabilidade nominal costuma ser maior. A única exceção é em casos de inflação ou deflação zero. Nessa situação, as alíquotas são iguais.

Qual a diferença entre rentabilidade real e rentabilidade negativa?

A diferença entre rentabilidade real e rentabilidade negativa é o indicativo de perda. No primeiro caso, você obtém lucro e ele ultrapassa a inflação, mantendo seu poder de compra. Enquanto isso, no segundo, você registrou prejuízo, porque a taxa de retorno nominal é igual ou abaixo do IPCA.

Portanto, a rentabilidade real pode ser negativa. Isso acontece quando o investimento rende menos do que a inflação.

Como calcular a rentabilidade real dos investimentos?

Para calcular a rentabilidade real dos investimentos, aplique a fórmula:

 (1 + rendimentos) ÷ (1 + inflação) - 1

Por exemplo, se o investimento rendeu 5% ao ano e a inflação foi de 3,5%, temos (1 + 0,05) ÷ (1 + 0,035) - 1. Então, isso traz um resultado de 1,44%. Portanto, o ganho foi acima da inflação.

Você ainda pode fazer uma análise mais precisa utilizando a rentabilidade líquida. Ela é caracterizada pelo desconto de custos e impostos. Se você aplicar esse retorno, terá um resultado mais ajustado que mostrará qual percentual efetivamente entrou como lucro.

De toda forma, é fundamental fazer esse cálculo para saber como está sendo a performance da sua carteira de maneira efetiva. Por isso, a rentabilidade real é tão importante e precisa ser considerada.

E você, quer saber mais sobre uma das formas de avaliar a rentabilidade real de uma aplicação financeira? Veja como calcular a taxa de juros real para saber o ganho do investimento.

 Resumindo

O que significa rendimento real?

Rendimento real é o ganho obtido por um investidor depois do desconto da inflação do período. Dessa forma, é possível saber se a aplicação financeira teve um retorno superior ao IPCA, mantendo ou aumentando o poder de compra.

O que é rentabilidade real e nominal?

Rentabilidade real e nominal são taxas que avaliam o retorno de um investimento. A primeira é aquela que avalia o seu poder de compra, indicando se a aplicação financeira trouxe um rendimento acima da inflação. A segunda é aquela anunciada, que desconsidera custos, inflação e impostos. Portanto, é bruta.

Tópicos Relacionados

Compartilhar