Reino Unido: desemprego se mantém em 4,7% nos 3 meses até julho
Taxa segue estável até julho, enquanto vagas recuam e projeções indicam risco de avanço para 5% em meio a atividade fraca e inflação elevada

A taxa de desemprego do Reino Unido ficou em 4,7% no trimestre entre maio e julho de 2025. O resultado ficou estável em relação a abril a junho e em linha com o consenso do mercado. Na comparação com o ano anterior, houve alta de 0,4%.
As vagas de trabalho, medidas em janela distinta (junho a agosto de 2025), recuaram 1,4% no período, para 728 mil, marcando a 38ª queda consecutiva.
Ademais, o número de pessoas solicitando seguro-desemprego aumentou em 17,4 mil em agosto, após queda revisada de 33,3 mil em julho. Esse indicador tem leitura mensal e fornece sinal mais imediato da evolução do mercado de trabalho.
Parte do mercado vê risco de que o desemprego avance mais, projetando que a taxa pode atingir 5,0% já no trimestre de junho a agosto de 2025, refletindo a queda contínua de vagas e o enfraquecimento da contratação.
O dado mostra o mercado de trabalho enfraquecendo de forma gradual. Adicionalmente, o quadro é complexo, com atividade fraca, inflação persistentemente alta e um cenário fiscal desafiador.
