Ray Dalio: como se tornou uma lenda na gestão de hegde funds

Leia e descubra a incrível trajetória de Ray Dalio, fundador da Bridgewater, uma das maiores gestoras do mundo.

Nord Research 06/12/2023 11:42 4 min Atualizado em: 03/01/2024 17:11
Ray Dalio: como se tornou uma lenda na gestão de hegde funds

Ray Dalio é um dos investidores mais importantes e influentes da história. Ele é fundador de uma das principais gestoras de fundos do mundo, a Bridgewater, e tem fortuna estimada em mais de 20 bilhões de dólares

O bilionário Ray Dalio é um dos maiores investidores da atualidade, com influência no mundo todo. Sua fortuna ultrapassa os 20 bilhões de dólares e ele se destaca pela filantropia e pelo ímpeto de compartilhar seu vasto conhecimento sobre o mercado financeiro com outras pessoas. Neste post, explicamos quem é este magnata e por que ele se tornou tão relevante.

Quem é Ray Dalio

Raymond Thomas Dalio, ou simplesmente Ray Dalio, é o criador da Bridgewater, uma das gestoras de fundos mais importantes do mundo. Sob sua gestão, a empresa tem 140 bilhões de dólares.

Nascido em Nova Iorque, Dalio desde cedo se destacou pelo espírito empreendedor. Uma anedota interessante sobre o gestor é que ele teria começado a investir com a tenra idade de 12 anos.

Na época, ele ajudava a carregar tacos de golfe em troca de dinheiro. Então, certo dia, juntou 300 dólares e adquiriu da companhia Northeast Airlines. Quando a empresa foi vendida, Ray Dalio ficou no lucro e se interessou ainda mais pelo mercado financeiro. De lá para cá, foram muitas decisões bem-sucedidas e uma carreira brilhante.

A família e a formação de Ray Dalio

O magnata Ray Dalio é filho de um músico de jazz profissional e de uma dona de casa. A família vivia no Queens e não tinha grandes luxos, motivo pelo qual o então jovem Dalio foi trabalhar como caddy em um clube de golfe. O resto é história.

Dalio tem graduação em finanças pela Universidade de Long Island e MBA em Economia pela Escola de Negócios de Harvard, uma das mais notórias do mundo. Além de sua sólida formação, o empresário é autodidata. Ele aprendeu grande parte do que sabe sobre o mercado financeiro por conta própria, lendo e estudando sobre o assunto.

Carreira no mercado financeiro

Após formado, Dalio teve algumas boas oportunidades que fizeram toda a diferença em sua carreira. Ele teve um emprego de verão na Bolsa de Valores de Nova Iorque, que o fez se apaixonar ainda mais pelo mundo das finanças, e trabalhou em empresas como a Dominick & Dominick LLC e a Shearson Hayden Stone.

Ray Dalio fundou a Bridgewater Associates em 1975. À época, o capital inicial da empresa era de apenas 4 mil dólares, mas o desempenho foi tão bom que logo a Bridgewater alçou voos mais longos até se tornar a gigante que é hoje. Hoje, é considerada o maior hegde fund do mundo.

O segredo foi elaborar um sistema capaz de antever os movimentos de alta e de baixa do mercado e tomar decisões de investimento mais coerentes, protegendo o capital. Um dos destaques da Bridgewater é justamente a diversificação para diluir os riscos.

Em 2022, Ray Dalio anunciou publicamente a sua saída da Bridgewater Associate. Mas seus ensinamentos continuam na cultura da gestora de fundos. Inclusive, ele ainda atua como mentor para os membros atuais da direção e participa do conselho da empresa.

Filantropia

Um ponto de destaque na biografia de Ray Dalio é a filantropia. Juntamente com sua esposa, ele criou a Fundação Dalio, que financia pesquisas e projetos voltados para a educação e o desenvolvimento econômico em comunidades pobres

Para ele, pessoas ricas devem usar o seu poder econômico de modo a gerar mudanças efetivas na sociedade, ajudando quem precisa e financiando projetos e políticas que visem a combater a desigualdade econômica.

Livros de Ray Dalio

Se você quiser se inspirar em Ray Dalio e ler mais sobre seus princípios, saiba que ele também é autor de livros como:

  • How the Economic Machine Works;
  • Principles: Life and Work;
  • The Changing World Order: A Roadmap for Navigating a New Era;
  • Big Debt Crises.

Gostou de conhecer um pouco mais da trajetória e da história de Ray Dalio e quer ter acesso a outros conteúdos inspiradores sobre as principais lendas do mercado financeiro? Então siga a Nord Investimentos no blog e nas nossas mídias sociais. Estamos presentes no Spotify, no LinkedIn, no Youtube e no Facebook.

Resumindo

Quem é Ray Dalio?

Ray Dalio é o fundador da empresa Bridgewater Associate, uma das gestoras de hedge funds mais lucrativas da atualidade. Sua fortuna ultrapassa os 20 bilhões de dólares e ele é considerado uma das pessoas mais influentes do mundo.

Quais são as 3 grandes forças que conduzem a economia segundo Ray Dalio?

De acordo com a filosofia do bilionário Ray Dalio, as três grandes forças que influenciam a economia são o aumento da produtividade, o ciclo da dívida de curto prazo e o ciclo da dívida de longo prazo.

Compartilhar