Quem é Elon Musk? Tudo sobre o dono Twitter, Tesla e SpaceX

Descobrir quem é Elon Musk ajuda a avaliar o desempenho das suas empresas e como o perfil dele pode influenciar nos investimentos. Saiba mais.

Nord Research 09/06/2023 12:48 6 min
Quem é Elon Musk? Tudo sobre o dono Twitter, Tesla e SpaceX

Conheça Elon Musk, o visionário por trás do Twitter, Tesla e SpaceX, revolucionando a tecnologia, energia renovável e exploração espacial.

Elon Musk é um bilionário polemico envolvido em diversas empresas de sucesso como a Tesla, que pode ser investida na bolsa de valores brasileira. No entanto, é preciso conhecer mais sobre a companhia e até sobre o ricaço.

É possível colocar dinheiro na Tesla (TSLA34), fábrica de veículos elétricos do Elon Musk, sem sair do Brasil. Você sabia? Afinal, se esse CEO é bilionário, significa que sabe tornar um negócio rentável, valendo o investimento, certo? Não necessariamente.

Inclusive, Bill Gates, outra personalidade que soube bem como multiplicar dinheiro, investiu apostando na ‘’ruína’’ de Elon Musk. Além disso, Eike Batista, antes considerado um dos homens mais ricos do planeta, já perdeu milhões no mercado por sua atuação no mercado.

Ou seja, ter um CEO bilionário e popular não pode ser o único critério para decidir se vale a pena investir nas empresas dele. Pensando nisso, saiba mais sobre quem é Elon Musk e como ele pode afetar a sua vida financeira!

Quem é Elon Musk?

Elon Musk é um empresário e empreendedor de origem sul-africana (com cidadania norte-americana e canadense), tido como o homem mais rico do mundo.

Os dados são de 2023 do ranking da Forbes, que também inclui Warren Buffett, Jeff Bezos e outros.

Elon Musk é conhecido por ser o fundador ou co-fundador de várias empresas notáveis, como Tesla, SpaceX, Neuralink e The Boring Company. Ele é considerado uma das figuras mais influentes e visionárias do setor de tecnologia e inovação.

História de Elon Musk

Elon Musk nasceu em 1971 em Pretória, na África do Sul. Desde jovem, demonstrou interesse e habilidade em ciências e tecnologia. Aos 12 anos, Elon começou a aprender programação, vendendo um jogo de computador por US$ 500.

Aos 17, se mudou para o Canadá para estudar na Universidade de Queen, em Kingston. Em 1984, ingressou no programa de doutorado em Física Aplicada na Universidade de Stanford, mas desistiu para se dedicar ao empreendedorismo.

Polêmicas

Elon Musk é uma figura de destaque no mundo dos negócios e da tecnologia e, com o tempo, algumas polêmicas e controvérsias surgiram em torno dele. Por exemplo, ele defende a liberdade de expressão irrestrita, criticando o Twitter — antes de ser comprado por ele — pela moderação de conteúdos, como discursos de ódio.

Outro comentário polêmico foi em relação à pandemia da covid-19, minimizando a situação emergencial e ao fazer previsões questionáveis sobre o seu impacto.

Além disso, a Tesla, uma de suas empresas, enfrentou críticas em relação às condições de trabalho em suas fábricas. Houve relatos de jornadas excessivas, lesões e baixos salários, e ainda denúncias de racismo e assédio sexual.

Outra polêmica associada a Elon Musk é quanto ao pai, o milionário Errol Musk. Algumas fontes dizem que ele investiu no empreendedorismo do filho, impulsionando a sua riqueza. Outras, que Elon Musk construiu sua fortuna e sucesso por meio de suas próprias iniciativas empresariais.

Quais são as empresas que Elon Musk atuou?

A principal característica de Elon Musk é a sua visão de futuro e a capacidade de liderar projetos ambiciosos. Assim, muitas empresas que ele criou e/ou atuou foram bem-sucedidas. Saiba mais sobre algumas delas!

Zip2

A Zip2 foi a primeira empresa de Elon Musk, fundada em 1995, juntamente com seu irmão Kimbal Musk. Ela fornecia soluções de software para jornais e empresas de mídia, permitindo a criação de conteúdo on-line. A proposta era permitir que os jornais se adaptassem ao ambiente digital emergente.

PayPal e X.com

Em 1999, após a venda da Zip2, Elon Musk fundou a X.com, que depois se tornou a Paypal. Ele foi uma das primeiras e mais bem-sucedidas plataformas de pagamento on-line, permitindo transações financeiras com rapidez e segurança.

SpaceX

O SpaceX surgiu após a venda do Paypal em 2003. O objetivo dele é a redução dos custos de lançamento de foguetes, tornando a exploração espacial mais acessível.

Tesla

Elon Musk é o CEO e fundador da Tesla, empresa de veículos elétricos. Ela revolucionou a indústria automobilística ao ser uma das pioneiras na produção de carros elétricos e autônomos de alta performance e design atraente.

A Tesla é uma das empresas mais conhecidas do Elon Musk, refletindo na valorização das ações na bolsa de valores americana, como a NYSE.

Neuralink

É uma empresa de neurotecnologia focada em desenvolver interfaces cérebro-máquina que conectam o cérebro humano diretamente a computadores. Assim, isso permitiria avanços significativos no tratamento de doenças neurológicas e na melhoria das capacidades humanas.

The Boring Company

A The Boring Company foi outra fundação de Elon Musk. A corporação revolucionou a indústria de túneis ao desenvolver métodos inovadores de escavação para resolver problemas de tráfego urbano e congestionamento.

Twitter

O Twitter é uma das redes sociais mais populares do planeta, sendo comprada por Elon Musk, em abril de 2022, por US$ 44 bilhões. O bilionário afirma que quer melhorar alguns recursos da plataforma, como ao autenticar todos os perfis.

Vale a pena investir nas empresas de Elon Musk?

Investir nas empresas de Elon Musk pode ser uma opção interessante para alguns investidores. Porém, todo investimento é arriscado, sendo necessário realizar uma análise de risco cuidadosa antes de tomar qualquer decisão, como ao acompanhar:

  • desempenho histórico: algumas companhias, com destaque para a Tesla, acumulam números positivos, mas inflação e juros altos, presentes no 1º semestre de 2023, prejudicam o desempenho;
  • inovação e potencial de crescimento: as empresas de Elon Musk estão envolvidas em setores inovadores, como veículos elétricos, tendo potencial de crescimento;
  • volatilidade e riscos: investir em ações, no geral, envolve riscos, já que o preço delas varia conforme notícias, eventos macroeconômicos e flutuações no mercado. Até as polêmicas de Elon Musk podem trazer impactos negativos;
  • pesquisa e análise: antes de investir, é recomendável realizar uma pesquisa aprofundada sobre as empresas de Elon Musk, examinando suas perspectivas de mercado, concorrência e riscos específicos.

E aí, entendeu quem é Elon Musk e tirou as suas principais dúvidas sobre ele e seus empreendimentos de sucesso? Como visto, até as declarações polêmicas dele podem impactar no desempenho das ações, caso gerem repercussão. Por isso, é importante ficar de olho no bilionário.

Gostou do conteúdo e quer ficar por dentro de outros para tomar melhores decisões de investimento? Nos siga nas redes sociais! Estamos no Spotify, LinkedIn, YouTube e Facebook!

Resumindo

Quem é Elon Musk?

Elon Musk é um empresário sul-africano bilionário, proprietário de companhias importantes em diferentes segmentos de mercado como a rede social Twitter, a empresa automotiva Tesla e a SpaceX, que constrói foguetes e realiza expedições espaciais.

Qual a ideia de Elon Musk?

Elon Musk se caracterizou por ser um defensor da liberdade de expressão irrestrita das plataformas, além de propagar as ideias da colonização de outros planetas, conectar o cérebro humano diretamente a computadores e outros conceitos vistos como futuristas por muitos.

Compartilhar