Shein pode impactar precificação e margem bruta da Renner (LREN3)?

Estudo da SFA Investimentos mostra que pagamento de impostos por varejistas internacionais faz diferença no ambiente de concorrência com varejistas brasileiras

Rafael Ragazi 06/07/2023 15:08 2 min
Shein pode impactar precificação e margem bruta da Renner (LREN3)?

A SFA Investimentos fez um estudo muito interessante comparando os preços dos produtos da Lojas Renner (LREN3) e da Shein.

A gestora buscou analisar a hipótese de que a vantagem tributária é o que desequilibra a relação concorrencial com os concorrentes nacionais.

No primeiro gráfico, vemos os preços praticados antes dos impostos e podemos perceber que a Shein tem uma vantagem de preço em todas as categorias.

No segundo gráfico, considerando o imposto de importação, notamos que os preços ficam bem mais equilibrados e fica evidente que a Renner passa a ter condição de fazer frente em algumas categorias devido a outros tributos além do preço.

Novas regras para compras internacionais

O estudo da SFA mostra que o pagamento de impostos por varejistas internacionais faz diferença no ambiente de concorrência com varejistas brasileiras.

No entanto, esse "cabo de guerra" parece pender para as asiáticas com as novas regras para compras internacionais.

O governo estabeleceu que a partir de 1º de agosto, compras em sites estrangeiros de produtos enviados para pessoas físicas no valor de até US$ 50 (cerca de R$ 240) serão isentas do Imposto de Importação. Até agora, a isenção só valia entre pessoas físicas.

Lojas Renner merece a sua atenção

Taxar plataformas como Shein, Shopee e Aliexpress, por exemplo, não é uma realidade no curto prazo. No entanto, estamos otimistas em relação à recuperação de Renner.

A companhia realizou recentemente seu Investor Day, no qual apresentou diversas metas para 2024~2025, dentre elas, alcançar 27,5 milhões de clientes ativos (18,7 milhões atualmente).

Adicionalmente, a companhia também se mostrou otimista quanto à redução de seu lead-time e do tempo de entrega com o novo CD, aceleração do digital, expansão das lojas e da produtividade e também dos novos negócios como a Camicado e a Youcom.

Negociando a múltiplos muito reduzidos em relação à sua média histórica, LREN3 é uma excelente oportunidade de investimento.



Compartilhar