Qual o impacto nas ações de petroleiras afetadas pelo fim da PPI da Petrobras?

Entenda como as mudanças na política de preços da Petrobras podem afetar as ações de outras petroleiras no mercado brasileiro.

Nord Research 05/06/2023 12:08 7 min Atualizado em: 05/06/2023 15:18
Qual o impacto nas ações de petroleiras afetadas pelo fim da PPI da Petrobras?

Em maio de 2023, a Petrobras anunciou uma mudança na política de preços que vinha adotando desde 2016. Essa política, conhecida como Preço de Paridade de Importação (PPI), estava alinhada às oscilações do valor do petróleo no mercado internacional. Com as mudanças na formação do preço do combustível no Brasil afetam as ações das petroleiras no país?

Inicialmente, as ações da Petrobras apresentaram tendência de alta. No entanto, é importante destacar que outras petroleiras listadas na Bolsa de Valores brasileira também podem ser afetadas, como a Petrorio (PRIO3), Enauta (ENAT3), 3R Petroleum (RRRP3) e Petro Recôncavo (RECV3).

Vamos analisar como a nova política de preços da Petrobras pode impactar a Bolsa de Valores. Continue lendo!

Sumário

Assista ao vídeo: Ações de petroleiras afetadas pelo fim da PPI da Petrobras?

Assista ao vídeo: Ações de petroleiras afetadas pelo fim da PPI da Petrobras?

Neste vídeo, Bruce Barbosa explica como a nova política de preços da Petrobras pode afetar as principais petroleiras na Bolsa de Valores.

Mudanças na política de preços da Petrobras

Em maio de 2023, a Petrobras anunciou mudanças em sua política de preços. Desde 2016, a empresa seguia a política de Preço de Paridade de Importação (PPI), que alinhava os preços dos combustíveis aos valores praticados no mercado internacional de petróleo.

Com a mudança, a empresa terá maior autonomia para definir os valores dos combustíveis, considerando não apenas o PPI, mas também os custos de produção, as margens de lucro e a competitividade no mercado doméstico.

Essa alteração na política de preços da Petrobras foi motivada pela pressão do governo brasileiro para conter os aumentos nos preços dos combustíveis e o impacto inflacionário. Espera-se que a Petrobras tenha mais flexibilidade na definição dos preços do combustível.

Críticas à nova política de preços da Petrobras

No entanto, a nova política de preços é bastante controversa e confusa. Até mesmo especialistas no assunto tiveram dificuldade de entender os detalhes da nova precificação e criticam essa nova abordagem.

Uma das preocupações é que as mudanças causarão uma disparidade nos preços do petróleo entre o Brasil e o resto do mundo. Como o país importa cerca de 25% do petróleo consumido, a Petrobras enfrentará a necessidade de subsidiar uma parte dessa commodity. No entanto, a empresa não possui recursos suficientes para arcar com esses custos a longo prazo.

A Petrobrás anunciou novas medidas na política de preços do combustível.

Dessa forma, acredita-se que essa política não será viável por muito tempo, e nem mesmo a Petrobras, uma das maiores empresas do Brasil, será capaz de subsidiar o combustível por muito tempo.

Como a mudança na política de preços afeta as petroleiras júnior?

Essa mudança na política de preços afetará principalmente as refinarias, que precisam comprar petróleo. Já as petroleiras que vendem petróleo não serão impactadas significativamente.

Dessa forma, as ações das petroleiras juniores também serão pouco afetadas. Entenda cada uma delas.

Petrorio (PRIO3)

A Petrorio (PRIO3) não será impactada pela mudança na política de preços da Petrobras. A empresa exporta o petróleo diretamente do oceano, sem a necessidade de passar pelo Brasil.

Petro Recôncavo (RECV3)

A Petro Recôncavo (RECV3) produz petróleo onshore, ou seja, vende para a Petrobras a um preço já regulado por meio de contrato, que não deve ser alterado. Caso ocorra alguma mudança, a empresa teria a opção de exportar o produto para evitar prejuízos.

3R Petroleum (RRRP3)

A 3R Petroleum (RRRP3) também não será impactada, porque atua na produção de petróleo e vende para a Petrobras com preços definidos em contrato.

No entanto, um detalhe a ser considerado é que a 3R Petroleum está adquirindo um campo novo chamado Potiguar, que inclui uma pequena refinaria. Essa refinaria pode ser afetada pelas mudanças de preço. O anúncio dessa compra deve ser feito nas próximas semanas.

Apesar da possibilidade de impacto, ele ainda é pequeno, uma vez que o foco principal da 3R Petroleum continua sendo a produção e não a refinaria de petróleo. Além disso, há a possibilidade de a 3R Petroleum vender essa refinaria ou não utilizá-la.

Enauta (ENAT3)

A Enauta (ENAT3) também produz petróleo e gás e vende para a Petrobras ou para o exterior a preços definidos em contrato. Como a empresa não possui refinaria, não deve ser impactada pela mudança na política de preços.

Como a mudança afeta as ações da própria Petrobras?

Ainda é cedo para prever como a mudança afetará as ações da Petrobras. Inicialmente, as ações tiveram um aumento de preço logo após o anúncio da mudança em 16 de maio. Isso ocorreu porque o mercado estava receoso em relação à política e as mudanças apresentadas agradaram em um primeiro momento.

Após o anúncio da política de preços, as ações da Petrobras subiram na B3.

No entanto, as novas regras ainda não foram devidamente esclarecidas e são bastante confusas. Só será possível saber como elas afetarão a própria Petrobras quando começarem a ser implementadas. O preço pelo qual a empresa venderá o petróleo para as refinarias é um fator crucial para a movimentação de suas ações:

  • Se o preço estiver abaixo do nível atual: as ações devem sofrer quedas, pois os resultados da empresa serão afetados, levando a quedas nos dividendos e lucros para os acionistas.
  • Se o preço se mantiver no patamar atual: as ações tendem a manter os mesmos preços.

Essas mudanças aumentaram o risco para a Petrobras, tornando a situação desfavorável para as ações da empresa. Isso porque, dificilmente, o impacto será significativamente positivo.

Vale a pena comprar PETR4?

É preciso ter uma visão crítica da Petrobras neste momento. A compra de ações da empresa pode não ser atrativa, especialmente para os investidores que não concordam com a política de preços e com a gestão do governo brasileiro.

Isso porque, a gestão do governo pode afetar os preços das ações da Petrobras. Vale lembrar que os preços atuais estão em um patamar baixo e esse não é um investimento ruim, mas há opções mais atrativas.

Vale a pena comprar PRIO3?

Por outro lado, investir em ações da Petrorio (PRIO3), a segunda maior petroleira do Brasil, pode ser uma opção interessante. A empresa está apresentando um crescimento no volume de produção muito forte e deve continuar nos próximos anos.

Atualmente, a Petrorio produz em média 100 mil barris de petróleo, e a expectativa é que esse número aumente para 150 mil barris até 2024. Além disso, a empresa ainda pode adquirir novos campos para expandir seus negócios.

PRIO3 paga dividendos?

Vale ressaltar que a Petrorio (PRIO3) não paga dividendos. Em vez disso, a empresa investe o dinheiro na compra de novos campos, visando ao crescimento futuro e à possibilidade de pagar dividendos mais altos.

Aliás, você pode conferir um estudo: “Por que trocar PETR4 por PRIO3?”. Elaborado por Bruce Barbosa, o documento gratuito detalha os motivos que o levam a indicar ações da Petrorio para os investidores. Basta fazer o download e aproveitar.

Conclusão

Com mudanças na política de preço de combústíveis no Brasil, haverá impactos significativos no mercado de petróleo e nas ações das petroleiras. Embora as ações da própria Petrobras tenham apresentado tendência de alta inicialmente, a falta de clareza e a confusão em torno das novas regras geram incertezas sobre seu impacto a longo prazo.

Outras petroleiras listadas na Bolsa de Valores brasileira, como Petrorio, Enauta, 3R Petroleum e Petro Recôncavo, não devem ser afetadas, uma vez que não possuem refinarias.

No cenário atual, uma boa opção de investimento é nas ações da Petrorio (PRIO3), que está apresentando um crescimento sólido na produção com perspectivas de expansão nos próximos anos. No entanto, é importante realizar uma análise considerando os riscos envolvidos antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Acompanhe o blog da Nord Research para mais análises como essa e outras novidades nas ações da Bolsa de Valores.

Tópicos Relacionados

Compartilhar