Quais são os títulos públicos dos Estados Unidos?

Tem interesse em investir no exterior? Leia o artigo e conheça quais são os títulos públicos americanos e as suas vantagens e desvantagens.

Nord Research 12/07/2023 22:35 12 min
Quais são os títulos públicos dos Estados Unidos?

Os títulos públicos americanos são ideais para investidores que desejam diversificar a carteira ou diminuir os riscos dos seus ativos. Esses títulos são reconhecidos por oferecer liquidez atrativa, além de segurança e estabilidade, pois conta com a garantia do governo americano, famoso pelo seu compromisso fiscal.

Neste artigo, explicaremos o que são os títulos públicos, como eles funcionam e como investir neles. Também confira as vantagens e desvantagens dessa opção de investimento, que pode ser uma alternativa para reduzir os riscos e diversificar a sua carteira.

Sumário

Como funcionam os títulos públicos nos Estados Unidos?

Os títulos públicos americanos, também conhecidos como Treasuries, são ativos financeiros emitidos pelo governo dos Estados Unidos como forma de captar recursos e financiar suas operações. Por serem expedidos pela maior economia do mundo, são considerados como o investimento mais seguro que existe.

Assim como acontece no Brasil, os investidores que adquirem títulos públicos nos EUA, emprestam dinheiro ao governo em troca de taxas de juros. Ao retirar o título na data de vencimento, recebem a quantia aplicada mais os rendimentos daquele período.

Tanto a periodicidade quanto a forma que o investidor receberá seus rendimentos variam segundo o tipo de título adquirido. Explicaremos com mais detalhes essa característica dos títulos públicos americanos no próximo tópico.

Quais são os tipos de títulos públicos disponíveis nos Estados Unidos?

Embora você possa ver o termo Treasuries sendo aplicado a qualquer título público dos Estados Unidos, na verdade existem vários tipos. As principais diferenças estão nos vencimentos dos títulos e na forma que os juros são pagos.

Aqui estão os diferentes tipos de títulos americanos e as características de cada um deles:

Treasury Bill (Bill ou T-Bill)

O Treasury Bill ou T-Bill são títulos do governo de curto prazo (8, 13, 26 ou 52 semanas). Os investidores adquirem esses ativos com desconto e recebem o valor total do título na data do vencimento.

Isso significa que o rendimento desses títulos não está atrelado à uma taxa de juros, mas sim a diferença de preço da aquisição do ativo e o seu valor no vencimento.

Treasury Note (Note ou T-Note)

Treasury Notes ou T-Notes é classificado como título de médio prazo, com vencimentos que variam de 2 a 10 anos. Esses ativos pagam juros semestrais aos investidores e o valor nominal é reembolsado na data de vencimento.

Os T-Notes são mais populares entre investidores que buscam ativos com rendimentos regulares e um prazo de vencimento relativamente mais longo.

Treasury Bond (Bond ou T-Bond)

Treasury Bond ou T-Bond podem ser classificados como ativos de longo prazo, seus vencimentos variam de 20 e 30 anos. Assim como os T-Note, esses títulos pagam juros semestrais e o seu valor é reembolsado na data de vencimento estipulada.

Os Treasury Bond costumam ser indicados para investidores que buscam retornos de longo prazo ou que pretendem proporcionar mais estabilidade para o portfólio.

Treasury Inflation-Protected Securities (TIPS)

Treasury Inflation-Protected Securities (TIPS) são títulos americanos que vencem em 5, 10 ou 30 anos e pagam juros a cada seis meses. Com rendimentos atrelados ao índice inflacionário do país, costumam ser usados para proteger o portfólio dos investidores contra a desvalorização causada pelo aumento da inflação.

Os TIPS são títulos americanos atrelados à inflação, uma alternativa para proteger a carteira.

No vencimento, o investidor recebe o valor do título ajustado ou seu preço original, o que tiver maior valor. O problema dos TIPS é que eles podem ser desvalorizados em caso de deflação.

Treasury Floating Rate Notes (FRNs)

Treasury Floating Rate Notes (FRNs) são títulos públicos americanos que vencem em 2 anos e pagam juros trimestralmente. Diferentemente de outros ativos citados acima, a taxa de juros aplicada é flutuante e ajustada periodicamente de acordo com o índice de referência.

No entanto, como às vezes as taxas de juros despencam e afetam os rendimentos dos títulos, eles são considerados uma escolha instável para investidores.

Vantagens e desvantagens de investir em títulos públicos nos EUA

Investir em títulos públicos americanos pode ser uma opção atraente para muitos investidores, dada a garantia de segurança e estabilidade que oferecem. Mas, assim como qualquer investimento, existem vantagens e desvantagens que precisam ser consideradas:

Vantagens

  • Segurança de crédito: os títulos públicos americanos são considerados um dos investimentos mais seguros que existem. Por serem emitidos pelo governo dos EUA, a maior economia do mundo, os investidores têm confiança de que receberão o pagamento acordado na data de vencimento;
  • Estabilidade: os títulos públicos dos EUA tendem a ser menos voláteis em comparação com outros tipos de ativos. Eles proporcionam ao investidor estabilidade e rendimentos regulares;
  • Liquidez: por serem negociados em mercados secundários, os títulos americanos podem ser comprados e vendidos com facilidade. Isso contribui para o aumento da sua liquidez;
  • Variedade: os investidores podem escolher ativos de acordo com suas necessidades. Existem ativos em várias estruturas de rendimentos e com vencimentos que variam de semanas a 30 anos;
  • Diversificação: os títulos públicos americanos podem ser uma excelente forma de diversificar o portfólio. Dependendo da quantidade e do tipo de ativo incorporado, eles podem reduzir o risco geral e equilibrar os rendimentos.

Desvantagens

  • Rendimento mais baixo: a rentabilidade dos títulos públicos americanos tende a ser mais baixa em comparação com outros ativos de maior risco, como ações;
  • Riscos de taxa de juros: por ser um ativo de renda fixa, os títulos públicos dos EUA são sensíveis às mudanças nas taxas de juros. Quando esses índices caem, a rentabilidade desses ativos também despenca, resultando em perdas para os investidores;
  • Risco de inflação: os juros obtidos com os títulos públicos podem não acompanhar a inflação, com exceção dos ativos protegidos contra a inflação (TIPS). Portanto, em períodos de alta, os retornos podem não ser suficientes para o investidor;
  • Risco de crédito ou inadimplência: apesar de seguros, todos os títulos têm risco de inadimplência. Então, os detentores de ativos dessa categoria devem monitorar seus investimentos em busca de sinais de risco de crédito ou inadimplência;
  • Impostos: ao comprar um título com desconto e mantê-lo até o vencimento ou vendê-lo com lucro, o ganho obtido com essa transação estará sujeito a impostos estaduais e federais dos EUA que podem reduzir a rentabilidade adquirida.

Como comprar títulos públicos dos Estados Unidos?

A compra de títulos públicos dos Estados Unidos pode ser realizada de maneira direta ou indireta. Abaixo explicamos essas possibilidades com mais detalhes:

Investimento direto

Aqui, o investimento em títulos públicos americanos é realizado diretamente com o órgão emissor nos EUA. Para que um investidor brasileiro tenha acesso a esses ativos, será preciso abrir uma conta internacional, adicionar saldo em dólares e efetuar a aplicação no ativo que deseja.

ETFs e BDRs

O investimento indireto é outra forma de aplicar dinheiro em títulos públicos americanos. Nesse caso, o investimento é feito por meio de ETFs e BDRs que replicam o desempenho de índices que acompanham os títulos originais.

A vantagem é que você não precisa abrir uma conta norte-americana para investir, basta abrir conta em uma corretora brasileira que opere nos EUA.

Quais são os passos necessários para adquirir títulos públicos dos Estados Unidos?

A aquisição de títulos públicos dos Estados Unidos de maneira indireta é a melhor forma de começar a investir no mercado financeiro americano sem muita burocracia. Para isso, basta escolher uma corretora no Brasil e seguir o passo a passo abaixo:

  1. Escolha a corretora mais adequada;
  2. Realize o processo de abertura online;
  3. Envie seus documentos pessoais e formulários para a corretora;
  4. Transfira o dinheiro para a conta da corretora;
  5. Escolha o tipo de ativo que deseja investir;
  6. Envie a ordem de compra para a corretora;
  7. Acompanhe os investimentos.

Como é calculado o rendimento dos títulos públicos dos Estados Unidos?

Assim como acontece no Brasil, os rendimentos dos títulos públicos dos Estados Unidos são calculados com base em diferentes fatores, que variam conforme o tipo de ativo adquirido pelo investidor.

Em alguns tipos de ativos, com os Treasury Note, o governo americano usa o vencimento do título e as taxas de juros vigentes no mercado para determinar uma taxa de juros competitiva, denominada “taxa cupom”. Na prática, um ativo de USD 1.000 com cupom semestral de 5% paga USD 50 de juros todos os anos em duas parcelas de USD 25 até o vencimento.

Os títulos públicos americanos têm rendimentos atrelados a índices e taxas fixas ou variáveis.

Os títulos públicos americanos também podem ter taxas de juros fixas ou flutuantes. As taxas fixas permanecem as mesmas até a data de vencimento, ou seja, se você adquire um título com cupom fixo de 5% recebe essa porcentagem em juros todos os anos.

Por outro lado, os títulos com juros flutuantes ou variáveis têm seus rendimentos atrelados a um índice de referência. Aqui, o valor do ativo pode subir ou cair dependendo das oscilações dessa taxa.

Já os títulos de “cupom zero” não pagam juros até o vencimento. Em vez disso, os investidores compram títulos com desconto e recebem o valor atualizado do ativo quando ele vence. Então, se você adquirir títulos de cupom zero que valem USD 10 mil hoje, poderá retirá-los valendo USD 20 mil em 20 anos.

Nos títulos de cupom zero, como o Treasury Bill, o rendimento do ativo será a diferença entre o valor de compra e de retirada na data de vencimento.

Como resgatar os títulos públicos dos Estados Unidos antes do vencimento?

O resgate de títulos públicos dos Estados Unidos antes do vencimento é um processo relativamente fácil e pode ser feito online através da sua corretora. Para isso, basta escolher o ativo e enviar a solicitação de resgate para a plataforma da sua corretora.

Por norma, os investidores que mantêm o título até o vencimento recebem de volta o valor nominal do ativo. Mas aqueles que vendem o ativo antes dele vencer podem obter uma quantia muito diferente.

Além disso, se você deseja resgatar os títulos públicos americanos antes do vencimento, pode ser necessário pagar uma comissão pela transação. Nesses casos, a corretora reduz o preço de venda do ativo para cobrir o custo da transação e lucrar com ela.

Qual é o papel do governo dos Estados Unidos na emissão de títulos públicos?

O governo dos Estados Unidos é responsável por emitir os títulos públicos. Esses títulos de renda fixa são gerenciados pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos e têm como objetivo financiar projetos e cobrir as despesas governamentais. Ou seja, garantir que o governo possua todos os recursos para honrar suas obrigações financeiras.

Geralmente, a emissão de títulos é determinada após a constatação do governo de que haverá um déficit nas contas públicas. Com base nisso, o Departamento do Tesouro cria um plano de emissão considerando fatores como: tipo de título, montante total e condições de mercado.

Em seguida, esses títulos são vendidos em leilões onde pessoas físicas, empresas e instituições financeiras podem fazer ofertas e comprar esses ativos. É válido destacar que os Treasuries são aplicações de baixo risco e são formas de investimentos seguras, pois o governo americano têm uma forte reputação pela sua responsabilidade fiscal.

Quais são as diferenças entre títulos públicos dos Estados Unidos e de outros países?

Os títulos públicos dos Estados Unidos estão entre os mais seguros do mundo, enquanto os emitidos por outros países podem apresentar um maior grau de risco de inadimplência. Além disso, existem outras diferenças básicas entre esses ativos.

Diferentemente do Brasil e dos demais países do mundo, os títulos públicos dos EUA são emitidos em dólares americanos. Então, os investidores devem considerar a volatilidade cambial dessa moeda ao adquirir esses ativos.

Os títulos públicos americanos são investimentos ofertados pelas principais corretoras.

O mercado de títulos públicos dos EUA também é de fácil acesso e oferece grande liquidez aos investidores. Isso normalmente não é encontrado em outros países com economias menores ou emergentes.

Por fim, a regulamentação e as normas de proteção do investidor podem variar de país para país. Os Estados Unidos possuem uma estrutura regulatória abrangente e complicada para quem está ingressando no mercado de investimentos.

Quais são as agências responsáveis pela classificação dos títulos públicos nos Estados Unidos?

As três principais agências responsáveis pela classificação dos títulos públicos nos Estados Unidos são Standard & Poor's Global Ratings, Moody's e Fitch Ratings. Cada uma delas possui o seu próprio sistema baseado em letras para transmitir aos investidores o nível de risco de inadimplência ou estabilidade dos títulos.

A classificação mais alta adotada pela Standard & Poor's é “AAA”. No entanto, se o seu status cair para “BB+”, o título passa a ser considerado um investimento de risco e que merece atenção do investidor com perfil conservador.

Já a classificação mais baixa adotada pela agência é “D”, que indica que o título está com o status de inadimplente. Isso significa que o emissor do título não está efetuando o pagamento conforme o acordado aos detentores de títulos.

Embora possuam sistemas de classificação diferentes, tanto a Standard & Poor's quanto as outras agências avaliam os títulos no momento em que são emitidos. Eles também passam por reavaliações periódicas para identificar se precisam ser reclassificados.

As três principais agências de classificação de títulos são empresas privadas que avaliam títulos públicos e corporativos com base no grau de risco associado. Essas classificações são vendidas para publicações na imprensa e jornais diários.

Conclusão

Neste artigo, você conheceu melhor sobre os títulos públicos dos Estados Unidos. Um investimento de renda fixa considerado de baixo risco, ideal para quem deseja diversificar a carteira de investimentos, obter mais rendimentos e proteger seu patrimônio das oscilações do mercado.

É possível investir nesses títulos públicos por meio de corretoras brasileiras ou americanas. Outro meio é aplicar seu dinheiro em ETFs que invistam em Treasuries americanos. No entanto, antes de tomar qualquer decisão vale a pena considerar quais são os seus objetivos financeiros e perfil de investidor, também analise as vantagens e desvantagens desse tipo de investimento.

Gostou desse artigo? Acompanhe mais notícias sobre investimentos e o mercado no site da Nord Research ou através do nosso canal do YouTube.

Compartilhar