Programa de descontos para carros populares é encerrado após atingir teto de R$ 800 milhões

O programa do governo federal de desconto para carros populares foi encerrado após 32 dias, conforme anúncio de Alckmin nesta sexta-feira, 7

Rafael Ragazi 08/07/2023 02:00 2 min Atualizado em: 10/07/2023 14:59
Programa de descontos para carros populares é encerrado após atingir teto de R$ 800 milhões

O programa de incentivo à indústria que reduziu o preço para carros populares foi encerrado após pouco mais de um mês. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 7, pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

O programa de incentivo

No fim de maio, o governo anunciou um programa para reduzir os impostos (IPI e PIS/Cofins) de carros zero com preço de até R$ 120 mil. O objetivo era reduzir de 1,5% a 11% o preço final dos carros.

Inicialmente, o programa seria de R$ 1,5 bilhão, sendo R$ 500 milhões destinados a automóveis (o restante iria pra caminhões, vans e ônibus). No fim de junho, o governo concedeu uma nova rodada de créditos para automóveis no valor de R$ 300 milhões.

Ao todo, foram liberados R$ 650 milhões dos R$ 800 milhões destinados a automóveis e os R$ 150 milhões restantes serão utilizados para compensar a perda de arrecadação em impostos, causada pelo desconto no preço dos veículos, que variou entre R$ 2 mil e R$ 8 mil.

A estimativa do governo é de que 125 mil veículos foram vendidos com desconto, sendo 95 mil para pessoas físicas e o restante para empresas, incluindo as locadoras de veículos listadas na bolsa.

Impacto nas locadoras

O impacto do programa de incentivo à venda de carros populares é negativo no balanço das locadoras num primeiro momento, devido ao aumento da depreciação da frota atual, mas posteriormente se traduz em um efeito positivo por conta dos menores preços de aquisição e da menor depreciação, que, inclusive, permitem tarifas mais competitivas.

Enquanto a Localiza (RENT3) adquiriu a Unidas na pandemia, a Movida (MOVI3) se viu obrigada a crescer rapidamente sua frota para se manter competitiva. Atualmente, a Movida está ajustando seu mix de volta à normalidade (com mais carros populares) e a Localiza está acelerando o crescimento de sua frota.

Dessa forma, no caso da Localiza, o efeito positivo tende a ser maior porque a empresa está aumentando sua frota neste momento. Já a Movida, que está reduzindo marginalmente sua frota, aproveitará menos o programa.

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