PRIO3 sobe 22% em 2023 e empresa divulga lucro maior que 30% no 2T23

PRIO reportou mais um conjunto de bons resultados no segundo trimestre. Reiteramos recomendação de compra

Giulia Nicola 03/08/2023 09:33 3 min
PRIO3 sobe 22% em 2023 e empresa divulga lucro maior que 30% no 2T23

A Prio (PRIO3) reportou mais um conjunto de bons resultados no segundo trimestre de 2023 (2T23), com um crescimento de 41% na receita, 24% no EBITDA e 32% no lucro líquido em relação ao 2T22.

Demonstração de resultados PRIO3 2T23
Demonstração de resultados. Fonte: Prio

Sempre nos surpreendendo, com a entrada de Albacora Leste no início do ano e com as campanhas de revitalização de Frade, vimos um crescimento de +174% na produção e +114% nos offtakes (vendas) da companhia no 2T23.

Foram resultados muito bons, mas que poderiam ser ainda melhores se a Prio não tivesse adotado a estratégia de segurar um pouco as vendas neste trimestre, estocando 2274 kbbl para o segundo semestre do ano.

De qualquer forma, ela fez isso por um bom motivo, uma vez que neste trimestre tivemos o impacto em todo o período da taxação da exportação do petróleo em seus resultados.

Estoque de óleo.
Estoque de óleo. Fonte: Prio.

Lembrando que a MP que determinava essa taxação não seguiu em frente, terminando em junho de 2023, logo o impacto não permanecerá pelo terceiro trimestre.

Custo de extração

Já no lifting cost (custo de extração), um dos indicadores mais importantes para a companhia, a Prio demonstrou belo ganho de eficiência em comparação com o último ano.

Os responsáveis por isso foram a perfuração de novos poços em Frade (racionalizando os custos da companhia), a retomada do volume de produção normalizado no cluster de Polvo e Tubarão Martelo após a manutenção e uma maior eficiência em Albacora Leste, conforme a empresa segue ajustando sua operação, levando ao menor patamar histórico de lifting cost, de US$ 7,4 por barril.

Custo de extração do óleo por barril.
Custo de extração do óleo por barril. Fonte: Prio

Por que seguimos com PRIO3?

Para os próximos trimestres, a companhia pretende continuar a sua campanha de revitalização de Frade, aumentando sua produção, e retirar o primeiro óleo de Wahoo em 2024, adicionando mais 40 mil barris de óleo por dia à produção.

A estratégia da Prio é de continuar fazendo suas campanhas de revitalização com o objetivo de aumentar a produção dos novos campos (Albacora Leste e Wahoo), além de buscar, no curto prazo, ganho de eficiência nos campos já em produção, trazendo melhores retornos à empresa.

Produção e projeção de produção. Fonte: Prio
Produção e projeção de produção. 

No gráfico acima, podemos observar o grande desenvolvimento da produção da empresa, com as campanhas de revitalização em Frade, a compra de Albacora Leste e Wahoo, e das futuras campanhas a serem executadas nesses novos campos.

Hoje, a companhia já conseguiu nos surpreender, ultrapassando as nossas perspectivas e terminando julho com 99 mil barris de óleo por dia em sua produção.

Com uma forte geração de caixa, ela segue de olho em oportunidades de compra de novos campos e aquisições de empresas, assim como permanecerá com o seu programa de recompra de ações, gerando valor aos acionistas.

<!--FORM-->

Desempenho das ações PRIO3

As ações da Prio subiram +22% este ano, mesmo com todo o ruído político gerando impactos em suas cotações durante o primeiro e segundo trimestre graças a alguns fatores, como o início das conversas sobre queda da Selic, o aumento de produção com a perfuração do novo poço ODP5 e a alta das commodities em julho puxando a nossa petroleira.

Variação da cotação de PRIO em 2023.
Variação da cotação de PRIO em 2023. Fonte: Bloomberg

Com uma excelente gestão, com foco na eficiência e na expansão da produção, mantemos nossa recomendação de Compra para PRIO3.


Compartilhar