Vale a pena comprar PRIO3 depois de números recordes no 3º tri?

Prio (PRIO3) entrega excelentes resultados no terceiro trimestre e bate expectativas dos analistas da Nord Investimentos e do mercado

Giulia Nicola 01/11/2023 10:37 3 min Atualizado em: 04/01/2024 11:29
Vale a pena comprar PRIO3 depois de números recordes no 3º tri?

A Prio (PRIO3) apresentou novamente excelentes resultados, com alta de +109% na receita líquida, +121% no Ebitda ajustado e aumento de +126% no lucro líquido no 3T23 em comparação com igual período do ano anterior.

DRE da PRIO no 3T23.
 Fonte: Prio

PRIO3 vale a pena?

Sim. Ainda vale a pena comprar PRIO3 em novembro de 2023, As ações estão sendo negociadas a 8x EBTDA, recomendamos compra para Prio.

O 3T23 foi mais um trimestre sólido para a PRIO, com Campo de Frade e Albacora Leste acelerando os resultados. 

O salto nas vendas da Prio

Sempre nos surpreendendo, com a entrada de Albacora Leste no início do ano e com as campanhas de revitalização de Frade, vimos um crescimento de +118% na produção.

Dados de produção da PRIO desde o 3T20.
 Fonte: Prio

Já os offtakes (vendas) cresceram +154% graças a esse aumento de produção e venda de parte do estoque de óleo produzido pela companhia no 2T23; por conta da taxação da exportação do óleo, a companhia adotou a estratégia de segurar um pouco as vendas para o trimestre seguinte (3T23).

Em vista do maior número de vendas, mesmo com a diferença negativa no preço médio do petróleo e do câmbio, impactando negativamente seus resultados, a companhia conseguiu entregar um belo crescimento de receita.

Lifting cost da Prio foi de US$ 7/bbl 

Além do ganho de volume, a empresa também entregou mais eficiência — especialmente em Albacora Leste.

Com o aumento de produção e redução de custo no campo de Albacora Leste e o aumento de produção em Frade, tivemos o menor custo de extração (lifting cost) do óleo já registrado pela companhia, chegando a US$ 7 por barril, redução de -26% versus 3T22. 

Dados de custo de extração da Prio desde o 3T17.
 Fonte: Prio

O melhor ainda está por vir

Mesmo com uma posição consolidada no mercado, a Prio continua em constante evolução.

A companhia criou a Prio Trading, novo segmento que tem como objetivo buscar diferentes alternativas de comercialização de petróleo e obter melhores condições. Com isso, a empresa está conseguindo melhorar os seus níveis de descontos praticados.

Além disso, o ganho de eficiência em Albacora Leste não está perto de acabar. Hoje a companhia possui uma eficiência operacional de 81%, mas a Prio pretende chegar mais perto dos demais campos da companhia, que possuem uma eficiência média de 97%, conforme continuam fazendo a troca de equipamentos e manutenção.

A petroleira está conseguindo demonstrar evolução no campo (AL), que terminou o 3T23 com uma produção média de 28 mil barris, mas que já começou o 4T23 mais próximo dos 30 mil barris de óleo por dia.

Esse é só o começo de mais um possível crescimento de produção, com a melhoria constante na exploração de Albacora Leste e Wahoo entrando nos resultados em 2024.

Para esse último campo (Wahoo), a Prio está esperando o licenciamento ambiental para começar a sua perfuração e produção e esperam produzir cerca de 30 mil barris de óleo por dia.

Alavancagem financeira

A empresa ainda mantém o processo de desalavancagem pós-aquisição de Albacora Leste, atingindo uma alavancagem abaixo de 1x Ebitda. 

PRIO3 a 8x EBITDA é compra

Outro trimestre sólido para a PRIO, com Campo de Frade e Albacora Leste acelerando os resultados. As ações negociam a 8x EBITDA e temos recomendação de Compra para PRIO3.

Compartilhar