Ação da PRIO (PRIO3) recua após interdição do FPSO Peregrino pela ANP

Ações da PRIO (PRIO3) caem mais de -3% após ANP interditar o FPSO Peregrino. Veja o impacto

Rafael Ragazi 18/08/2025 17:07 2 min
Ação da PRIO (PRIO3) recua após interdição do FPSO Peregrino pela ANP

Ações da Prio (PRIO3) registraram forte queda nesta segunda-feira, 18, após a Agência Nacional do Petróleo (ANP) anunciar a interdição do FPSO Peregrino, unidade operada atualmente pela Equinor e que está prestes a ser assumida pela PRIO. O mercado reagiu de forma negativa diante da expectativa de perdas financeiras significativas.

Impacto da interdição do FPSO Peregrino na PRIO3

A ANP interditou o FPSO do campo de Peregrino após uma auditoria de segurança identificar falhas na gestão de riscos e nos sistemas de segurança operacional, exigindo a paralisação imediata de toda a produção.

A PRIO é dona dos direitos econômicos de Peregrino, mas o campo ainda é operado pela Equinor, que já iniciou os ajustes necessários, com o objetivo de cumprir todos os requerimentos integralmente no prazo de três a seis semanas. 

A PRIO informou que está trabalhando em conjunto com a Equinor para resolução das matérias com a maior celeridade e precisão possíveis.

Perspectivas para investidores da PRIO3

A notícia é negativa para os investidores da PRO3. A principal variável que precisamos acompanhar agora será a duração da paralisação, que consequentemente irá determinar o impacto financeiro para a companhia (o resultado que o campo gera até o closing da operação é descontado da parcela final a ser paga).

No entanto, é importante destacar que essa paralisação não altera a nossa visão positiva sobre a aquisição do ativo ou as projeções futuras da companhia.

Além disso, vale ressaltar que possivelmente o período de paralisações poderá ser compensado de alguma forma por meio de alguma cláusula de reparação que normalmente existe nos contratos de aquisições. 

Mantemos recomendação de COMPRA para PRIO3.

Compartilhar

Receba conteúdos e recomendações de investimento gratuitamente

Obrigado pelo seu cadastro!

Acompanhe nossos conteúdos por e-mail para ficar por dentro das novidades.