Prio (PRIO3) é a grande campeã da Bolsa. Entenda os motivos

Tendo em vista todo o crescimento de produção que a companhia deve seguir apresentando, mantemos a recomendação de COMPRAR para PRIO3. Confira o balanço do primeiro trimestre de 2023.

Giulia Nicola 05/05/2023 16:26 4 min Atualizado em: 05/05/2023 21:21
Prio (PRIO3) é a grande campeã da Bolsa. Entenda os motivos

A Prio (PRIO3) divulgou seu resultado do 1T23 com crescimento de 82% na receita, avanço de 66% no Ebitda e leve alta de 1% no lucro em relação ao 1T22.

Demonstração de resultados de PRIO.
Demonstração de resultados. Fonte: Prio

Por que o lucro da Prio subiu apenas 1%?

O lucro líquido da empresa veio com um número menor do que o desejado, devido ao aumento das despesas financeiras (gastos com endividamento), com a necessidade de capital para a compra do campo Albacora Leste, e o início de suas operações vindo com custos mais elevados. Além disso, tivemos, no 1T23, um impacto com a MP 1.163, que permitiu taxar as exportações de petróleo e, a princípio, permanecerá até o 2T23.

Custo de extração

Já no lifting cost (custo de extração), um dos indicadores mais importantes para a companhia, a Prio demonstrou ganho de eficiência em comparação com o último ano, com a perfuração de novos poços em Frade em 2022 (1ª campanha) e 2023 (2ª campanha de revitalização), racionalizando os custos da companhia.

Em relação ao 4T22, podemos ver uma leve alta do lifting cost (mesmo continuando em apenas um dígito), com a incorporação de Albacora Leste em janeiro, que ainda está em fase de ajuste de custos, e com paradas para manutenção no cluster Polvo e Tubarão Martelo — ambas as ações normais dentro do setor.

Gráfico apresenta Custo de extração do óleo por barril (PRIO).
Custo de extração do óleo por barril. Fonte: Prio

Nos surpreendendo ainda mais, com a entrada do novo campo (Albacora Leste) em janeiro e com as campanhas de revitalização de Frade, vimos um crescimento de 161% na produção da companhia no 1T23.

Previsibilidade de crescimento

O aumento das reservas da empresa, que foi divulgado em seu relatório de certificação de reserva, nos dá mais confiança e previsibilidade de crescimento futuro para a Prio.

Mesmo com a extração de milhares de barris de óleo durante o ano de 2022, com a descoberta de maiores volumes nos poços ODP4 e MUP5 (ambos em Frade), e do poço ABL-124 (Albacora Leste), a companhia conseguiu demonstrar ter uma reserva ainda maior de óleo a ser extraído.

Tabela com Reservas de Óleo (PRIO).
Reservas de Óleo. Fonte: Prio

Esse aumento das reservas, alinhado com o aumento da extração do óleo com a perfuração de novos poços, faz com que a companhia esteja muito bem posicionada em um cenário em que alguns dos maiores exportadores de petróleo do mundo decidiram por reduzir seus níveis de produção a partir de abril.

Por que estamos tão confiantes em PRIO3?

Para os próximos trimestres, a companhia pretende continuar a sua campanha de revitalização de Frade, com a entrada de uma nova perfuração em Frade (poço N5P2) nos resultados do 2T23, com uma produção inicial de 11 mil barris por dia em abril, e se preparando para uma terceira campanha mais para frente, além da retirada do primeiro óleo em Wahoo em 2024, adicionando mais 40 mil barris de óleo por dia à produção.

A estratégia da Prio é de continuar fazendo suas campanhas de revitalização com o objetivo de aumentar a produção dos novos campos (Albacora Leste e Wahoo), além de visar, no curto prazo, ganho de eficiência no campo (já em produção) de Albacora, trazendo melhores retornos para a companhia.

Gráfico apresenta Produção e projeção de produção de PRIO.
Produção e projeção de produção. Fonte: Prio

No gráfico acima, podemos observar o grande desenvolvimento da produção da companhia, com as campanhas de revitalização em Frade, a compra de Albacora Leste e Wahoo, e das futuras campanhas a serem executadas nesses novos campos.

Com uma forte geração de caixa, a companhia segue de olho em oportunidades de compra de novos campos e aquisições de empresas.

Desempenho das ações PRIO3

As ações da Prio recuaram 3,75% na quinta-feira, 4, um dia após divulgação de balanço, mesmo com os números positivos.

Com uma excelente gestão na companhia, com foco em sua eficiência e em expansão da produção, a PRIO possui um forte crescimento contratado daqui para frente, podendo ser refletido em suas ações a longo prazo. Mantemos nossa recomendação de compra.

Gráfico apresenta variação da cotação de PRIO e do IBOV desde maio/2020.
Variação da cotação de PRIO e do IBOV desde maio/2020. Fonte: Bloomberg



Compartilhar