Preço do dólar pode impactar queda de juros no Brasil?

Câmbio pode ser uma pedra no sapato do Roberto Campos Neto e do Copom ao longo do início do ciclo de corte de juros por aqui

Luiz Felippo 07/07/2023 18:31 2 min
Preço do dólar pode impactar queda de juros no Brasil?

Não é novidade que diversos países emergentes fizeram o trabalho de subida de juros bem antes dos desenvolvidos.

Como foram pioneiros no processo de aperto, também estão sendo os primeiros a coletar os benefícios da queda da inflação e também os primeiros a vislumbrar cortes de juros.

É por isso que quando olhamos para países como Chile, Brasil, México, há cortes na curva de juros. Enquanto isso, a Zona do Euro, Estados Unidos e Reino Unido estão ainda nos seus processos de subida de juros.

Alta de juros em países desenvolvidos e emergentes

Essa diferenciação de ciclos de política monetária entre os países cria um impacto importante nas moedas desses respectivos países, afinal de contas o diferencial de juros é importante para o caminho das moedas.

Como isso funciona? Em linhas gerais, conforme o diferencial de juros encolhe, a tendência é que o país emergente tenha sua moeda depreciada. É claro que há outros definidores (preço de commodities, risco país, balanço de pagamentos etc.), mas diria que ele tem seu peso.

Com tudo isso em mente, é possível pensar que o Brasil encontra-se em um xadrez à frente.

De um lado, o Banco Central brasileiro está na iminência de um ciclo de corte de juros que, na visão do mercado, chega abaixo de 9% ano que vem. Do outro lado, na ponta contrária, temos o Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, com juros caminhando para 5,5% e ainda com uma batalha longe de estar ganha contra a inflação.

Então, de alguma forma, a cada dia que passa, o diferencial de juros vai caindo e se cria um espaço para o real depreciar. A cada nova reunião do Copom, será testada essa teoria.

Talvez o câmbio seja a pedra no sapato do Roberto Campos Neto e do Copom ao longo deste ciclo de queda e, de alguma forma, limite as ações do Copom ao longo do caminho.

Compartilhar