PPI: Inflação ao produtor nos EUA hoje

Inflação ao produtor (PPI) dos EUA sobe 0,2% em junho, mais que o esperado

Christopher Gomes Galvão 12/07/2024 10:55 2 min
PPI: Inflação ao produtor nos EUA hoje

O Índice de Preços ao Produtor dos EUA (PPI) de junho apresentou uma alta de +0,224%, acima das expectativas do mercado, que estavam em +0,1%. Além disso, o número do mês anterior foi revisado para cima, de -0,2% para 0,0%.

O número mais pressionado veio, sobretudo, dos preços de serviços, que aceleraram de +0,32% para +0,57%.

Fonte: Bloomberg

O núcleo do PPI, que exclui alimentos e energia, também veio mais forte que o esperado, com uma alta de +0,4%, ante as expectativas de +0,2%. O número anterior também foi revisado para cima, passando de 0,0% para +0,3%.

Reação do mercado

Mesmo com o número mais forte, a reação do mercado foi tímida. Os juros futuros americanos operam com leve queda de 1 a 2 pontos base.

O PPI mais forte não foi o suficiente para reduzir o otimismo do mercado em relação aos cortes de juros americanos, especialmente após o último dado de inflação ao consumidor (CPI) mais fraco e com melhoras no qualitativo. Além disso, o último Payroll reforçou o processo de desaquecimento gradual do mercado de trabalho.

Nossa visão

Se o PPI mostrar fortes pressões de forma consistente ao longo das próximas divulgações, isso será um ponto de atenção devido à possibilidade de os preços aos produtores serem repassados aos consumidores, o que poderia pressionar os próximos dados de CPI.

No entanto, temos visto uma economia americana com sinais cada vez mais claros de que está caminhando em direção à meta de inflação de 2,0%, frente a uma atividade mais fraca.

O ciclo de corte nos EUA está cada vez mais próximo e o mercado continua colocando cerca de 90% de chance de o Fed cortar juros já em setembro.

Compartilhar