Pnad Contínua hoje: desemprego recua para 6,6% em agosto, segundo IBGE

A taxa apresentou redução em relação aos 6,9% do trimestre encerrado em junho e é a menor taxa observada para o período desde 2012.

Nord Research 27/09/2024 16:53 2 min Atualizado em: 30/09/2024 16:58
Pnad Contínua hoje: desemprego recua para 6,6% em agosto, segundo IBGE

A taxa de desemprego, divulgada pela pesquisa PNAD Contínua, atingiu 6,6% no trimestre encerrado em agosto, abaixo das expectativas do mercado de 6,7%

A taxa apresentou redução em relação aos 6,9% do trimestre encerrado em julho e é a menor taxa observada para o trimestre desde 2012. O número total de trabalhadores bateu novo recorde (102,5 milhões de pessoas) e o número de pessoas procurando emprego foi o menor (7,3 milhões) desde o trimestre encerrado em janeiro de 2015.

O comércio foi o setor que impulsionou a ocupação no trimestre (+1,9%) e encontra-se em seu maior contingente da série histórica.

A massa de rendimento real habitual (soma ponderada de todos os rendimentos das pessoas ocupadas da amostra) manteve-se estável no trimestre, mas 5,1% acima do observado no mesmo período do ano anterior.

O que é a PNAD Contínua?

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) era o principal dado sobre o mercado de trabalho brasileiro. O dado possuía periodicidade anual e foi encerrada em 2016, sendo substituída pela PNAD Contínua, que possui periodicidade trimestral (trimestres móveis) e cuja metodologia foi atualizada.

A periodicidade em trimestres móveis significa que o dado referente a maio, por exemplo, representa o período de março, abril e maio. Ou seja, ao ler “o desemprego de maio”, por exemplo, entende-se como “o desemprego no trimestre encerrado em maio”.

O objetivo é o mesmo: fornecer uma leitura completa sobre a dinâmica do mercado de trabalho brasileiro.

Quais dados a PNAD Contínua fornece?

Por meio das informações fornecidas pela PNAD Contínua, é possível saber não só a taxa de desemprego do país, como também os salários e a taxa de participação.

Olhando os dados mais por dentro, é possível observar detalhes como empregos com carteira assinada, trabalhadores por conta própria, taxa de informalidade, entre outras informações.

Qual foi a última PNAD Contínua?

A última pesquisa PNAD Contínua foi divulgada no dia 27 de setembro pelo IBGE. A taxa de desocupação foi de 6,6% em agosto e apresentou uma redução em relação aos 6,9% do trimestre encerrado em julho.

PNAD contínua hoje

A taxa de desemprego, divulgada pela pesquisa PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), atingiu 6,6% no trimestre encerrado em agosto. O resultado figura no menor nível de toda a série histórica da PNAD, coletada desde 2012.

Compartilhar