PMI de serviços dos Estados Unidos sobe para 54,9 em setembro
Calculado pelo S&P, o Purchasing Managers Index (PMI) e o Institute for Supply Management (ISM) são indicadores que medem as condições dos negócios nos setores de indústria e de serviços.
Confira o dado mais recente referente ao setor industrial e de serviços nos EUA.
PMI industrial hoje
O PMI industrial medido pelo ISM ficou inalterado frente ao mês anterior, se mantendo em 47,2 pontos. O resultado veio abaixo das expectativas do mercado, que esperava um aumento para 47,5 pontos.
Vale lembrar que o dado mede o nível da atividade do setor industrial. Um valor acima de 50 significa que a atividade daquele setor melhorou, enquanto abaixo de 50 significa que houve uma piora.
O resultado de 47,2 pontos é o segundo menor valor desde dezembro de 2023 (o menor resultado nesse período foi o do mês de julho – 46,8 pontos).
Essa é uma semana em que os Estados Unidos vão divulgar dados relevantes de atividade, com o ADP e Payroll no mercado de trabalho, além do ISM de serviços.
Seguiremos acompanhando de perto. Como o próprio Federal Reserve vem comentando, a autarquia segue dependente dos dados de atividade e inflação para determinar a magnitude dos cortes ao longo das próximas reuniões.
PMI de serviços hoje
O PMI de serviços medido pelo ISM subiu de 51,5 para 54,9 pontos, bem acima das expectativas de 51,7. O dado foi relevado nesta quinta-feira, 3 de outubro.
Esse é o maior resultado desde fevereiro de 2022 (55,0 pontos).
Quando o ISM se encontra acima de 50 pontos, significa que o setor está em expansão. O número foi de fato mais forte do que vínhamos observando nos últimos trimestres, mas ainda se encontra bem abaixo do auge de 67,1 pontos alcançados em novembro de 2024.
Esse é um dado que reforça a minha leitura de que a economia americana segue aquecida e que seu processo de desaceleração vem acontecendo de forma gradual.
Como é calculado e qual a função do PMI?
A função é justamente medir o nível da atividade de um determinado setor. Durante a pesquisa, os entrevistados são perguntados, por exemplo, se o seu nível de produção aumentou, diminuiu ou permaneceu inalterado durante o período de referência da pesquisa.
Além do nível de produção, perguntam sobre novas encomendas, emprego, custos, pedidos em estoques etc.
A partir disso, o percentual de entrevistados que relatou que “aumentou ou melhorou” em relação ao mês anterior é multiplicado por 1. O percentual que relatou que “não alterou” é multiplicado por 0,5. Enquanto que o percentual que relatou que “diminuiu ou piorou” é multiplicado por 0.
Com base nas respostas dos entrevistados, o índice é calculado como um valor que pode ir de 0 a 100. Quando o índice se encontra em 50, significa que não houve alteração no nível da atividade do setor
Um valor acima de 50 significa que a atividade daquele setor melhorou, enquanto abaixo de 50 significa que houve uma piora.
Dessa forma, o PMI serve como um indicador para medir as tendências da economia, de modo a identificar se a atividade econômica está se expandindo ou desacelerando. Como o dado sai mensalmente, normalmente é utilizado como um indicador antecedente ao PIB.
O que é PMI da indústria?
É o índice que mede a atividade do setor industrial de um país em um determinado período.
O que é PMI do setor de serviços?
O objetivo é medir o nível da atividade do setor de serviços.
A sua cobertura inclui serviços financeiros, serviços ao consumidor e todos os demais serviços empresariais.
No processo de pesquisa, o PMI de serviços tem menos perguntas aos entrevistados do que o PMI industrial, visto que perguntas como estoques e afins não se encaixam para serviços.
Quando sai o PMI?
O PMI industrial calculado pelo S&P é divulgado todo primeiro dia útil do mês. Já o de serviços é divulgado no terceiro dia útil do mês.
O que é o índice ISM?
O ISM também é um dado de PMI, porém é calculado pelo Institute for Supply Management.
A diferença entre ambos está nas suas metodologias. Entre essas diferenças, estão a cobertura da economia, com o S&P excluindo departamentos governamentais; cargos dos entrevistados, tamanhos das empresas, tamanho das coberturas (S&P coleta dados de mais de 1.300 empresas, enquanto o ISM coleta de 600 a 700 empresas), entre outros.