EUA: PMI de serviços pelo ISM em maio desce a 49,9, diz S&P
Resultado é o mais fraco desde abril de 2024. Por outro lado, o PMI de serviços calculado pelo S&P Global registra forte leitura

Calculado pelo S&P, o Purchasing Managers Index (PMI) e o Institute for Supply Management (ISM) são indicadores que medem as condições dos negócios nos setores de indústria e de serviços.
Confira o dado mais recente referente ao setor industrial e de serviços nos EUA.
PMI industrial nos EUA hoje
O PMI industrial medido pelo ISM nos EUA caiu de 48,7 pontos para 48,5 pontos em maio. O resultado veio abaixo do consenso de mercado, que esperava uma alta para 49,5 pontos.
Esse foi o menor resultado desde novembro de 2024 (48,4 pontos).
Vale lembrar que o dado mede o nível da atividade do setor. Um valor acima de 50 significa que a atividade daquele setor melhorou, enquanto abaixo de 50 significa que houve uma piora.

Entre os subíndices que compõem o cálculo do ISM, o menor resultado ficou para produção (nível atual de produção das fábricas), mas com avanço frente ao mês anterior, de 44,0 pontos para 45,4. Estoques apresentaram o maior recuo, de 50,8 para 46,7, sendo o principal motivo para o resultado inferior do ISM.

Enquanto isso, o S&P Global divulgou sua leitura final para o PMI da indústria dos EUA em maio. Após a leitura anterior ter registrado um aumento de 50,2 pontos para 52,3 pontos em maio, a nova leitura foi revisada para 52,0 pontos.
Mesmo com a revisão, esse é o maior resultado desde fevereiro (52,7).
Segundo a S&P Global, “há uma expectativa crescente entre os participantes da pesquisa de que a instabilidade causada pelas tarifas deve diminuir nos próximos meses, contribuindo para um ambiente de comércio mais estável dentro de um ano.”.
Ou seja, vimos interpretações diferentes sobre a situação atual da indústria americana, que pode estar relacionada às incertezas quanto às tarifas de importação.
O que sabemos é que a economia americana continua aquecida, especialmente no setor de serviços. Sendo assim, o Fed deve continuar monitorando os dados de perto.
PMI de serviços nos EUA hoje
O PMI de serviços medido pelo ISM caiu de 51,6 pontos para 49,9 pontos em maio, abaixo das expectativas de 52,0. Esse foi o menor resultado desde abril de 2024 (49,6).

Vale lembrar que o dado mede o nível da atividade do setor. Um valor acima de 50 significa que a atividade daquele setor melhorou, enquanto abaixo de 50 significa que houve uma piora.
Os relatos dos entrevistados para o cálculo do ADP destacam um ambiente empresarial marcado por incertezas econômicas, volatilidade nas cadeias de suprimento e forte impacto das tarifas comerciais impostas pelo governo dos EUA.
Muitos setores mencionam repasses de custos aos consumidores, dificuldades de planejamento, adiamento de pedidos internacionais e pressão sobre a rentabilidade, especialmente devido à instabilidade nas políticas comerciais e restrições a insumos como terras raras. Além disso, há sinais de desaceleração na atividade econômica e aumento da vulnerabilidade financeira entre fornecedores, refletindo um cenário desafiador para o mercado de trabalho e para a indústria americana.
Por outro lado, a última leitura do PMI de serviços de maio calculado pelo S&P Global registrou uma revisão de alta de 52,3 pontos para 53,7 pontos. Isso representa uma alta importante em relação aos 50,8 pontos registrados em abril.
Ou seja, diante das incertezas, tivemos dados com interpretações diferentes.
Considerando que o último ADP (dado de mercado de trabalho) registrou a terceira leitura fraca nos últimos 4 meses, parece que estamos vendo alguns sinais mais claros de desaceleração. No entanto, a economia americana segue aquecida, mas precisamos monitorar de perto as próximas divulgações.

Como é calculado e qual a função do PMI?
A função é justamente medir o nível da atividade de um determinado setor. Durante a pesquisa, os entrevistados são perguntados, por exemplo, se o seu nível de produção aumentou, diminuiu ou permaneceu inalterado durante o período de referência da pesquisa.
Além do nível de produção, perguntam sobre novas encomendas, emprego, custos, pedidos em estoques etc.
A partir disso, o percentual de entrevistados que relatou que “aumentou ou melhorou” em relação ao mês anterior é multiplicado por 1. O percentual que relatou que “não alterou” é multiplicado por 0,5. Enquanto que o percentual que relatou que “diminuiu ou piorou” é multiplicado por 0.
Com base nas respostas dos entrevistados, o índice é calculado como um valor que pode ir de 0 a 100. Quando o índice se encontra em 50, significa que não houve alteração no nível da atividade do setor
Um valor acima de 50 significa que a atividade daquele setor melhorou, enquanto abaixo de 50 significa que houve uma piora.
Dessa forma, o PMI serve como um indicador para medir as tendências da economia, de modo a identificar se a atividade econômica está se expandindo ou desacelerando. Como o dado sai mensalmente, normalmente é utilizado como um indicador antecedente ao PIB.
O que é PMI da indústria?
É o índice que mede a atividade do setor industrial de um país em um determinado período.
O que é PMI do setor de serviços?
O objetivo é medir o nível da atividade do setor de serviços.
A sua cobertura inclui serviços financeiros, serviços ao consumidor e todos os demais serviços empresariais.
No processo de pesquisa, o PMI de serviços tem menos perguntas aos entrevistados do que o PMI industrial, visto que perguntas como estoques e afins não se encaixam para serviços.
Quando sai o PMI?
O PMI industrial calculado pelo S&P é divulgado todo primeiro dia útil do mês. Já o de serviços é divulgado no terceiro dia útil do mês.
O que é o índice ISM?
O ISM também é um dado de PMI, porém é calculado pelo Institute for Supply Management.
A diferença entre ambos está nas suas metodologias. Entre essas diferenças, estão a cobertura da economia, com o S&P excluindo departamentos governamentais; cargos dos entrevistados, tamanhos das empresas, tamanho das coberturas (S&P coleta dados de mais de 1.300 empresas, enquanto o ISM coleta de 600 a 700 empresas), entre outros.

