Placas da Nvidia: conheça a história e evolução da tecnologia da marca

Confira quais foram as primeiras placas da Nvidia e como aconteceu a evolução tecnológica da marca até as placas atuais.

Nord Research 20/03/2024 10:59 9 min
Placas da Nvidia: conheça a história e evolução da tecnologia da marca

As placas de vídeo são componentes essenciais para PCs e consoles, e a Nvidia tem sido uma figura importante nesse mercado ao longo dos anos. Desde os seus primeiros dias até as tecnologias mais avançadas de hoje, as placas da Nvidia lideram a inovação e evolução em gráficos.

Acompanhe abaixo como foi a evolução das placas de vídeo da Nvidia e sua ascensão no mercado.

Sumário

Nvidia NV1

Tudo começou em 1993, quando a Nvidia foi fundada. Porém, foi em 1995 que a empresa lançou sua primeira placa gráfica, a NV1. Embora não tenha tido um grande impacto, foi um primeiro passo importante para a empresa.

Esta placa era capaz de processar tanto vídeo 2D quanto 3D, mas enfrentou desafios de compatibilidade com o Microsoft DirectX, que limitavam sua presença no mercado. No entanto, ela abriu caminho para inovações futuras e estabeleceu a Nvidia como uma força a ser reconhecida na indústria de jogos.

Nvidia RIVA 128

Em 1997, lançou o NV3, conhecido como RIVA 128, um avanço em relação à NV1, com grandes melhorias no desempenho gráfico. Esta placa consolidou a presença da empresa no mercado, oferecendo aceleração 2D e 3D e competindo com sucesso com as principais concorrentes da época.

Além disso, o suporte para True Color de 32 bits, o RIVA 128, marcou o início do sucesso da Nvidia no mercado de placas de vídeo.

Nvidia NV4

Em 1998, foi lançado o NV4 (também conhecido como Riva TNT). Este avanço em termos de placa gráfica trouxe melhorias em relação aos modelos anteriores, como suporte para True Color de 32 bits. 

Além disso, o NV4 veio com uma capacidade de memória RAM expandida, oferecendo 16 MB de SDR SDRAM.

Nvidia NV5

Em 1999, a Nvidia lançou NV5 (RIVA TNT2), com algumas melhorias, como:

  • Suporte para Z-buffer/stencil de 32 bits;
  • Até 32 MB de VRAM;
  • Capacidade para texturas de 2048 x 2048 pixels;
  • Velocidade de clock foi aprimorada, alcançando mais de 150 MHz. 

Nvidia GeForce 256

Em 1999, foi o lançamento da GeForce 256, que foi promovida como a primeira GPU do mundo. Com um desempenho impressionante, ela consolidou o lugar da empresa como uma força a ser reconhecida no mundo das placas de vídeo e estabeleceu um novo padrão de desempenho e qualidade gráfica para os jogos da época.

Algumas das principais características eram:

  • Aumentou os pipelines de pixels;
  • Suportava até 64 MB de DDR SDRAM;
  • Operava em até 166 MHz;
  • Suporte total para Direct3D 7 (assim era capaz de rodar os melhores jogos da época).

Nvidia GeForce2

A evolução continuou com a série GeForce 2, que introduziu suporte para múltiplos monitores e abriu novas possibilidades para os jogadores e profissionais de design gráfico.

A GeForce2 expandiu ainda mais o domínio da NVIDIA. Com muitas variantes, como modelos Ti, Pro, GTS e Ultra, e suporte para configurações de diversos monitores, ela se tornou a principal escolha entre os gamers.

NVIDIA GeForce3

A GeForce3, lançada em 2001, trouxe avanços significativos, como shaders programáveis e suporte para DirectX 8, e estabeleceu novos padrões de realismo visual e desempenho em jogos.

Três variantes foram disponibilizadas: a GeForce3, a GeForce3 Ti 200 e a GeForce3 Ti 500. Essa nova placa GPU GeForce incorporou recursos como pixel programável, shaders de vértice e anti-aliasing multisample para aprimorar ainda mais seu desempenho e qualidade gráfica.

Além disso, uma versão específica da GeForce3, conhecida como NV2A, foi empregada no console original Xbox.

Série Nvidia GeForce FX

A série GeForce FX, lançada em 2003, trouxe uma série de novas tecnologias, como:

  • Suporte para Direct3D 9;
  • Arquitetura CineFX;
  • Novas tecnologias de memória, como DDR2, GDDR2 e GDDR3;
  • A primeira tentativa da Nvidia de um barramento de dados de memória maior que 128 bits.

Embora tenha enfrentado críticas por seu alto consumo de energia e temperaturas operacionais elevadas, a série GeForce FX marcou um passo importante na evolução dos gráficos de computador.

Série Nvidia GeForce 6

A série GeForce 6, lançada em 2004, trouxe a arquitetura Nvidia PureVideo e suporte para SLI, permitindo aos usuários combinar várias placas gráficas para obter um desempenho ainda maior.

O destaque principal dessa série foi a GeForce 6800 Ultra, uma placa gráfica que se destacava com:

  • 222 milhões de transistores;
  • Pipelines superescalares de 16 pixels;
  • Seis vertex shaders;
  • Suportava Shader Model 3.0;
  • Suporte para DirectX 9.0c e OpenGL 2.0 da Microsoft.

Além disso, a série oferecia a tecnologia Nvidia PureVideo, proporcionando uma capacidade avançada de decodificação de vídeo para formatos como H.264, VC-1, WMV e MPEG-2, com um consumo de CPU significativamente reduzido.

Série Nvidia GeForce7

Em 2005, foi lançada a série GeForce7, que contava com a poderosa 7800 GTX. Também, o resfriamento inteligente, conseguiu aumentar a velocidade do clock para 550 MHz. Simultaneamente, a empresa reduziu a latência e ampliou o barramento para 512 bits, contribuindo ainda mais para o desempenho excepcional da placa.

Uma versão da série 7 foi desenvolvida como o RSX Reality Synthesizer, uma CPU criada em colaboração entre a NVIDIA e a Sony para o PlayStation 3.

Série Nvidia GeForce8

A série GeForce 8, lançada em 2006, introduziu a microarquitetura Tesla da Nvidia e marcou o início da era dos shaders unificados. Com seu alto desempenho e recursos avançados, solidificou a posição da Nvidia como líder em gráficos de computador.

A principal placa da série era a Nvidia GeForce 8800 GTX, que se tornou muito popular entre os jogadores de videogames. Ela era equipada com:

  • 681 milhões de transistores;
  • 768 MB de memória GDDR3;
  • 128 shaders operando a 575 MHz.

Essa placa era capaz de executar Crysis, um dos jogos mais exigentes em termos gráficos naquele momento. 

Série Nvidia GeForce9

A série GeForce9 da Nvidia foi lançada no início de 2008, mantendo a arquitetura Tesla, mas com algumas adições, como suporte para PCIe 2.0, melhorias na cor e compactação z. 

Neste período, a Nvidia buscava aumentar o desempenho, alcançando velocidades de clock de até 675 MHz, enquanto reduzia o consumo de energia.

Nvidia GeForce série 400

Em 2010, a Nvidia trouxe uma atualização importante com a série GeForce 400, que marcou a introdução da microarquitetura Fermi, trazendo suporte para OpenGL 4.0 e Direct3D 11. 

A série também recebeu críticas devido às altas temperaturas de operação e ao consumo de energia, o que gerou descontentamento entre os usuários.

Série GeForce 600 

Já em 2012, a série GeForce 600 foi lançada, apresentando a arquitetura Kepler da Nvidia. Ela foi projetada para aumentar o desempenho por watt em comparação com a microarquitetura Fermi anterior. 

O Kepler também trouxe o GPU Boost, um método que garantia a operação da GPU em uma velocidade de clock mínima, mas que também permitia aumentar o desempenho conforme necessário, até atingir uma meta de energia definida. Ela também introduziu o anti-aliasing TXAA e ofereceu suporte para Direct3D 11 e Direct3D 12.

Série GeForce 700

Em 2013, a Nvidia avançou ainda mais com a série GeForce 700, destacada pela placa GTX Titan, voltada para quem precisa de alto desempenho. Apesar de ter sido uma atualização da arquitetura Kepler, algumas placas subsequentes também incluíam arquiteturas Fermi e Maxwell. 

A GTX Titan, em particular, apresentava algumas especificações como:

  • 2.688 núcleos CUDA;
  • 224 TMUs;
  • 6 GB de RAM;
  • Codificação de hardware H.264;
  • Suporte para saída de vídeo 4K x 2K;
  • GPU-Boost 2.0.

Série GeForce 900

Em 2014, a Nvidia deu um salto para a série GeForce 900, marcando a estreia da microarquitetura Maxwell. Esta série contou com a GeForce GTX 980 como carro-chefe inicial, seguida pela 980 Ti e pela GeForce GTX TITAN.

Ela trouxe aprimoramentos importantes, como suporte para tecnologias como Direct3D 12_1, OpenGL 4.6, OpenCL 3.0 e Vulkan 1.3, além de melhorias no NVENC.

Série GeForce 10

A série GeForce 10 foi lançada em 2016, baseada na microarquitetura Pascal. O destaque foi para a GTX 1080 Ti, que dominou o mercado com seu excelente desempenho e eficiência energética. 

Aliás, também introduziu recursos como GPU Boost 3.0, suporte para DisplayPort 1.4 e HDMI 2.0b.

Série GeForce 20

Em 2018, foi o lançamento da série GeForce 20, apresentando a microarquitetura Turing. Estas placas foram as primeiras a introduzir a tecnologia de ray tracing da Nvidia, proporcionando uma experiência de jogo com efeitos visuais realistas. 

No entanto, essas melhorias vieram com um custo mais elevado, especialmente a RTX 2080 Ti.

Série GeForce 30 

A série GeForce 30 substituiu a série 20 em 2020, mas ficou mais conhecida pela escassez de fornecimento devido à falta de silicone. Já a principal GeForce RTX 3090 Ti, anunciada em março de 2022, continha:

  • 10.752 núcleos CUDA;
  • 78 RT-TFLOPs;
  • 40 Shader-TFLOPs;
  • 320 Tensor-TFLOPs de potência;
  • Exige pelo menos 850 watts de potência.

Série GeForce 40

A placa mais atual da Nvidia é a série GeForce 40, foi lançada em novembro de 2022. Com a RTX 4090 como principal, inovou com o uso do conector 12VHPWR e introduziu o DLSS 3.0. A introdução do RTX estabeleceu um novo padrão para gráficos de alta qualidade e renderização realista.

A linha GeForce 40 é uma das mais recentes e modernas da Nvidia. 

Algumas das principais características são:

  • Capacidade de computação CUDA 8.9;
  • Processo TSMC 4N;
  • Tensor Cores de quarta geração, com suporte a várias formas de precisão como FP8, FP16, bfloat16 e TensorFloat-32 (TF32);
  • Núcleos de rastreamento de raios de terceira geração;
  • Shader Execution Reordering;
  • Dual NVENC com codificação de hardware;
  • Optical Flow Accelerator, otimizado para DLSS 3.0;
  • Conexões DisplayPort 1.4a e HDMI 2.1;
  • Desempenho de precisão dupla (FP64). 

Gostou deste tema? Acompanhe o blog da Nord Research para receber outras notícias e atualizações sobre os avanços tecnológicos e mercado financeiro. 

Perguntas frequentes

Qual foi a primeira placa de vídeo lançada pela Nvidia?

A primeira placa de vídeo lançada pela Nvidia foi a NV1, em 1995. Ela enfrentou desafios de compatibilidade com o Microsoft DirectX, o que limitou sua presença no mercado.

Qual placa consolidou a presença da Nvidia no mercado de placas de vídeo?

A placa RIVA 128, lançada em 1997, consolidou a presença da Nvidia no mercado de placas de vídeo.

Qual é a placa da Nvidia mais recente no mercado?

A série mais recente é a GeForce 40, com a RTX 4090 como principal. Ela introduziu o conector 12VHPWR e o DLSS 3.0, estabelecendo um novo padrão para gráficos de alta qualidade e renderização realista.

Tópicos Relacionados

Compartilhar