PIB do Reino Unido cresceu 0,3% no 2º tri, acima do previsto

Economia britânica cresceu 0,3% no 2T25, acima do esperado, mas ainda representando uma desaceleração em relação ao 1T25

Nord Research 14/08/2025 11:00 2 min
PIB do Reino Unido cresceu 0,3% no 2º tri, acima do previsto

O PIB do Reino Unido cresceu 0,3% no 2º trimestre de 2025, após alta de 0,7% nos três primeiros meses do ano. Na comparação anual, a economia avançou 1,2%, superando a projeção do mercado de 1,0%.

O resultado mais fraco em relação aos três primeiros meses do ano reflete o efeito das antecipações ocorridas no 1º trimestre, quando empresas e consumidores aceleraram decisões para evitar o impacto de novas tarifas americanas e mudanças no imposto de selo.

PIB do Reino Unido em 2025. Fonte: Office for National Statistics

Mesmo com a desaceleração, 11 dos 20 subsetores apresentaram crescimento. O setor de serviços avançou 0,4%, sustentado pelo desempenho de informação e comunicação (+2,0%), com destaque para programação de computadores, consultoria e atividades relacionadas (+4,1%). A segunda maior contribuição veio das atividades de saúde humana e assistência social, que cresceram 1,1%.

 Fonte: Office for National Statistics

O setor de produção, que havia registrado alta de 1,3% no trimestre anterior, perdeu ritmo e cresceu apenas 0,3%. A retração no fornecimento de eletricidade, gás, vapor e ar condicionado (-6,8%) e na mineração e pedreiras (-0,3%) pesou sobre o resultado.

Ainda assim, a indústria farmacêutica (+7,0%) e a fabricação de máquinas e equipamentos (+3,0%) ofereceram algum suporte, mas não evitaram a contração do agregado de produção. 

A construção civil manteve trajetória de alta, acelerando de 0,3% para 1,2% no trimestre, impulsionada por novas obras de infraestrutura (+3,2%), sinalizando aumento dos gastos públicos para sustentar a atividade.

Em síntese, o crescimento no trimestre confirma a perda de fôlego em relação ao início do ano, mas mostra resiliência diante de um cenário marcado por incertezas fiscais, desaceleração dos investimentos e pressões inflacionárias. Esses fatores devem manter o Banco da Inglaterra em postura cautelosa nos próximos meses.

Tópicos Relacionados
Compartilhar

Receba conteúdos e recomendações de investimento gratuitamente

Obrigado pelo seu cadastro!

Acompanhe nossos conteúdos por e-mail para ficar por dentro das novidades.