PIB dos EUA sobe 3,4% no quarto trimestre de 2023, aponta segunda leitura

O número veio mais forte, uma vez que o mercado projetava a manutenção do dado em +3,2%

Christopher Gomes Galvão 28/03/2024 11:55 2 min
PIB dos EUA sobe 3,4% no quarto trimestre de 2023, aponta segunda leitura

Após a segunda leitura do PIB referente ao 4° trimestre de 2023 dos EUA ter apontado um crescimento anualizado de +3,2% há 1 mês, a terceira leitura mostrou uma revisão altista para um crescimento de +3,4%.

O número veio mais forte, uma vez que o mercado projetava a manutenção do dado em +3,2%.

Além disso, os dados de consumo foram novamente revisados para cima, dessa vez de +3,0% para +3,3%, acima das expectativas de +3,0%.

Esse desempenho reforça a resiliência ainda presente na economia americana e, consequentemente, a paciência para o Federal Reserve (Banco Central dos EUA) iniciar o ciclo de queda de juros, com uma dinâmica de consumo ainda aquecida. 

Um reflexo dessa resiliência da atividade, além da revisão do PIB, vem sendo o mercado de trabalho.

Nesta sexta-feira, 29 de março, teremos a divulgação do PCE, o principal dado de inflação ao consumidor acompanhado pelo Fed. O dado será referente a fevereiro.

O CPI de fevereiro (outra medida de inflação ao consumidor relevante), divulgado há algumas semanas, havia mostrado uma maior pressão sobre o núcleo.

Em seu último discurso, o Fed relevou os últimos dados mais pressionados visto a possibilidade de ter havido impactos sazonais envolvidos. 

Será importante acompanhar se o PCE apresentará a mesma dinâmica, uma vez que todo dado é relevante na discussão sobre os cortes de juros nos EUA.

Compartilhar