PIB dos EUA cresce bem acima do esperado

PIB dos EUA cresce 2,8% no 2º trimestre, acima das expectativas do mercado de +2,0%.

Christopher Gomes Galvão 25/07/2024 13:57 2 min
PIB dos EUA cresce bem acima do esperado

O PIB anualizado dos Estados Unidos cresceu +2,8% no segundo trimestre, consideravelmente acima das expectativas de +2,0%.

Fonte: Bloomberg

O consumo das famílias, que possui o maior peso no cálculo do PIB (67,7%) segue em um bom ritmo de crescimento, com uma alta anualizada de 2,8% no trimestre, motivado pelos gastos residenciais e com saúde.

Fonte: Bloomberg

O outro destaque ficou para a formação bruta de capital fixo, que inclui máquinas, construção de estradas, escritórios, edifícios comerciais e industriais, entre outros. Apesar do seu menor peso no cálculo do PIB (17,6%), apresentou uma alta de 3,6%, em razão dos gastos com equipamentos.

Fonte: Bloomberg

O ponto de atenção do dado ao pensar nos seus efeitos sobre a inflação é justamente o ritmo de consumo ainda aquecido.

 Fonte: Jason Furman

O dado de hoje mostra que a atividade americana ainda está aquecida. No entanto, temos visto uma normalização cada vez mais clara pelo lado do mercado de trabalho, o que traz a perspectiva de que a economia está em um processo de desaceleração gradual (podendo se refletir no PIB ao longo do tempo).

Dito isso, o Federal Reserve deve manter o Fed Funds (a Selic dos EUA) no atual patamar de 5,25% a 5,50% na próxima reunião do dia 31. Por outro lado, ficaremos atentos ao tom que será utilizado pela autoridade monetária, que pode deixar as portas abertas para cortes de juros nas próximas reuniões.

Vale ressaltar que esse ciclo de corte será feito de forma gradual, com quedas de 0,25 ponto percentual.

Quando vai cair a taxa de juros americana?

Atualmente, o mercado coloca 100% de probabilidade de corte na reunião de setembro, mas ainda há dúvidas se será feito de forma sequencial entre as reuniões ou se a autoridade monetária irá preferir pular algumas reuniões de modo a ganhar tempo para observar os dados correntes.

Compartilhar