PIB dos EUA tem revisão positiva

Após uma série de números econômicos mais fortes do que o esperado ao longo dos últimos meses, os economistas têm aumentado as suas previsões para o PIB dos EUA

Cesar Crivelli 06/09/2023 15:58 2 min
PIB dos EUA tem revisão positiva

Ao que tudo indica, o Banco Central dos Estados Unidos deverá praticamente dobrar a expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país quando publicar suas projeções no final deste mês.

Após uma série de números econômicos mais fortes do que o esperado ao longo dos últimos meses, desde gastos do consumidor até vendas de residências, os economistas têm aumentado as suas previsões para o PIB.

Uma estimativa não oficial, amplamente seguida pelo mercado e produzida pelo Fed de Atlanta mostra um crescimento de 5,6% do PIB ao anualizarmos a expectativa do órgão para o 3T23, totalmente fora do que o mercado esperava em termos de crescimento econômico nos EUA.



Não à toa, as bolsas de valores nos EUA sobem fortemente este ano. No começo do ano, a expectativa do FED era de uma expansão de +2% do consolidado do ano para a economia dos EUA, agora esse número deve ficar perto de +2%, mesmo diante do maior ciclo de aumento de juros em muitas décadas. Fica difícil apostar contra a América.

Apesar de números robustos nos últimos meses, que devem ter impacto positivo na leitura do PIB trimestral do 3T23, vale ressaltar que a gasolina tem aumentado consideravelmente no país e isso pesa sobre a economia.

Além disso, a retomada dos pagamentos de empréstimos estudantis, o aumento da inadimplência em empréstimos ao consumidor, que já começa a aparecer, e  o abrandamento do mercado de trabalho provavelmente levarão o consumo a ser um pouco fraco no 4T23, puxando para baixo o consolidado do ano.

Mesmo assim, o desempenho da maior economia do mundo foi formidável até agora, refletindo no preço de vários investimentos e reforçando a visão de que é preciso ter ao menos uma parte dos seus investimentos fora do Brasil.

Compartilhar