PIB do Brasil cresce só 0,1% no 3º trimestre, aponta IBGE
Resultado abaixo do esperado reforça a percepção de uma trajetória de desaceleração da atividade econômica no segundo semestre de 2025, em um ambiente marcado pelos juros elevados
Com o mercado projetando um crescimento de 0,2% para o PIB (Produto Interno Bruto), o resultado do 3º trimestre de 2025 veio ligeiramente abaixo do esperado, com avanço de 0,1%. Além disso, o dado do 2º trimestre foi revisado para baixo, de 0,4% para 0,3%.
Na comparação anual, o PIB cresceu 1,8% frente ao 3º trimestre de 2024. No acumulado dos quatro trimestres encerrados em setembro, a alta foi de 2,7%, ritmo inferior ao observado na leitura do 2º trimestre, quando essa taxa marcava 3,3%.

O que impactou o crescimento do PIB no 3º trimestre de 2025?
Pela ótica da produção, houve crescimento de 0,4% na Agropecuária e 0,8% na Indústria, com destaque para a indústria extrativa e a construção e 0,1% em Serviços.
Sob a ótica da demanda, o consumo das famílias subiu 0,1%, os investimentos avançaram 0,9%, o consumo do governo cresceu 1,3% e as exportações tiveram expansão de 3,3%.
PIB desacelera e tem alta de 0,1%, o que isso significa?
O desempenho do terceiro trimestre reforça a percepção de uma trajetória de desaceleração da atividade econômica no segundo semestre de 2025, em um ambiente marcado pelos juros elevados.
Os resultados de serviços e do consumo das famílias confirmam essa moderação. Trata-se, contudo, de um processo gradual, no qual setores mais sensíveis ao crédito sentem o impacto de forma mais intensa, enquanto segmentos menos dependentes de financiamento mostram maior resiliência.

