Você sabe qual é seu perfil de investidor? Descubra aqui

Conservador, moderado ou arrojado? Entenda a importância de conhecer seu perfil de investidor para ter sucesso no mundo dos investimentos.

Nord Research 09/06/2023 12:15 6 min
Você sabe qual é seu perfil de investidor? Descubra aqui

O perfil de investidor pode ser conservador, moderado ou arrojado: tudo depende da tolerância que se tem aos riscos financeiros. É importante conhecer o próprio perfil e escolher as aplicações mais adequadas para ele na hora de investir.

O perfil de investidor é uma classificação relacionada à tolerância de um investidor a riscos financeiros em prol de uma boa rentabilidade. Em outras palavras, diz respeito ao nível de prejuízo que ele está disposto a assumir diante da possibilidade de um retorno polpudo.

Essa classificação é uma exigência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que obriga as instituições financeiras a ofertarem aplicações adequadas para cada cliente. Mas, independentemente disso, ter esse autoconhecimento é essencial para administrar melhor o dinheiro e investir de forma mais inteligente.

A seguir, conheça os diferentes perfis de investidor, entenda como descobrir o seu e confira as melhores aplicações financeiras para cada tipo.

Quais são os principais perfis de investidor?

Existem três principais classificações de perfil de investidor no mercado financeiro: conservador, moderado e arrojado. Eles são diagnosticados conforme a uma maior ou menor disposição da pessoa de arriscar parte do capital ao investir, em nome de um bom potencial de retorno.

Perfil conservador

Um investidor de perfil conservador se preocupa em proteger seu patrimônio acima de tudo. Ele se caracteriza por não estar disposto a assumir riscos e prejuízos financeiros, mesmo que haja uma boa expectativa de retorno.

Esse tipo de investidor prefere apostar na consistência dos ganhos ao longo do tempo, mesmo que os rendimentos não sejam tão expressivos, em vez de buscar lucros cada vez maiores e eventualmente perder dinheiro no meio do caminho.

Pessoas com esse perfil priorizam as aplicações consideradas mais seguras, como ativos de renda fixa, e dão preferência a seguir um planejamento financeiro sólido.

Portanto, são menos suscetíveis a ativos de alta volatilidade, ou seja, aqueles cujos preços oscilam com frequência e intensidade acima da média. Definitivamente, são investidores que não querem saber de surpresas em seus investimentos!

Perfil moderado

Um investidor de perfil moderado está no meio-termo. Ele está mais disposto a correr riscos e sacrificar parte do seu capital em nome de uma boa rentabilidade, mas ainda se preocupa com a segurança de seus investimentos.

Em geral, esse perfil diversifica mais as aplicações, alocando distribuindo recursos entre investimentos ditos mais arriscados e aplicações mais seguras, com o intuito de proteger o patrimônio.

Pessoas de perfil moderado costumam dar uma chance às novidades e não se omitem de aventurar em bolsas de valores, por exemplo, territórios que o conservador costumeiramente busca se manter distante pela maior volatilidade dos ativos. Isso, no entanto, não muda que seus riscos são sempre muito bem calculados.

Perfil arrojado

O investidor de perfil arrojado é aquele que não teme a imprevisibilidade. Ele apresenta maior propensão a arriscar seu patrimônio e está disposto a tomar prejuízo se houver uma boa expectativa de retornos altos.

A volatilidade não é um problema para esse perfil, que busca sempre lucrar com as movimentações do mercado. Em geral, são investidores com o controle emocional e o conhecimento necessários para realizar aplicações de renda variável.

Pessoas com tal perfil entendem que perder algum dinheiro em aplicações que dão errado faz parte do jogo. Portanto, têm mais tolerância ao prejuízo em nome do potencial de lucro.

Como traçar o perfil de investidor?

Em geral, o perfil de investidor é determinado pelas corretoras de investimentos a partir de questionários e pesquisas para mensurar a tolerância do investidor aos riscos financeiros.

Essa análise também é conhecida como suitability, termo em inglês que poderia ser traduzido como “adequação”. O questionário busca detectar quais aspectos são mais importantes para os investidores entre segurança, liquidez e rentabilidade.

Quais são os melhores investimentos para cada perfil?

Independentemente do perfil de investidor, é difícil apontar o melhor aplicação para cada um, pois os aspectos que são necessários ponderar para selecionar ativos são diversos.

De forma geral, por exemplo, todos almejam a melhor rentabilidade possível. A questão é que a rentabilidade costuma ser inversamente proporcional à segurança dos investimentos, ou seja, as aplicações com maior potencial de retorno financeiro são também as mais arriscadas.

Porém, esse não é o único fator que influencia a perspectiva de retorno. O vencimento da aplicação, isto é, quando ela irá ser convertida em lucro, também é um fator fundamental a se considerar. Dessa forma, escolher os investimentos mais vantajosos em uma determinada estratégia não é uma tarefa simples.

Dito isso, vamos a algumas sugestões de investimentos populares entre cada perfil de investidor:

Aplicações para o perfil conservador

As aplicações recomendáveis para os investidores de perfil conservador são as que oferecem mais segurança e previsibilidade, ou seja, as de renda fixa. Elas combinam com a busca por proteção patrimonial, aliada a um rendimento constante do montante.

Investimentos de renda fixa para investidores conservadores:

Considerando tais opções, vale a pena distribuir os recursos em títulos que apresentam rentabilidades distintas, ou seja, mesclar o investimento em ativos de renda fixa prefixados, pós-fixados e de rendimento híbrido.

Aplicações para o perfil moderado

Quando o perfil do investidor é moderado, é possível ser mais ousado. Em geral, o que se faz é equilibrar a carteira, distribuindo uma porção dos recursos em ativos de renda fixa, para obter alguma segurança, e outra parte em renda variável, visando os lucros maiores.

Nesse sentido, encontrar a proporção adequada da divisão do capital é um ponto decisivo para que a estratégia faça sentido dentro dos objetivos da pessoa, sem expô-la ao mercado de maneira exagerada e irresponsável.

Investimentos recomendados para investidores moderados:

Aplicações para o perfil arrojado

Quem tem perfil arrojado costuma ter um bom conhecimento do mercado financeiro, “sangue frio” para lidar com possíveis perdas e capital acumulado para investir. Por isso, podem se arriscar em busca dos maiores rendimentos possíveis com ativos de alta volatilidade.

Sugestões de investimentos para o perfil arrojado:

Esperamos que, após ler este artigo, tenha ficado mais clara a importância de levar em conta seu perfil de investidor na hora de investir. O próximo passo após essa etapa é escolher em que aplicações alocar seu dinheiro. Para facilitar, preparamos uma lista com os melhores investimentos para fazer em 2023!

Resumindo

O que é o perfil de investidor?

O perfil de investidor é uma classificação do mercado financeiro que diz respeito ao grau de tolerância que um investidor tem a tomar risco na hora de investir, ou seja, o quanto ele está disposto a arriscar em uma aplicação promissora, mesmo com a possibilidade de perder dinheiro.

Quais são os 3 perfis dos investidores?

O perfil de investidor pode ser conservador, moderado ou arrojado (também chamado de agressivo), de acordo com sua ambição pelos lucros e aversão ao risco.

Compartilhar