PCE: inflação dos EUA vem em linha com projeções

Indicador de preços de gastos com consumo não surpreende e sobe 0,1% em junho ante maio e 2,5% em base anual. Veja a reação do mercado nesta sexta-feira, 26.

Nord Research 26/07/2024 10:57 3 min
PCE: inflação dos EUA vem em linha com projeções

O PCE, principal indicador de inflação acompanhado pelo Banco Central dos Estados Unidos (Fed), apresentou uma alta de +0,182% em junho, em linha com as expectativas do mercado.

O setor de serviços, que possui o maior peso no cálculo do índice, acelerou de +0,20% para +0,23%.

Essa aceleração em serviços veio em razão das maiores pressões vindas da categoria denominada como “outros serviços”, que passou de uma deflação de -0,25% para uma alta de +0,91%.

Por outro lado, ainda dentro de serviços, o grande ponto positivo (pensando no processo de desaceleração da inflação americana) ficou para a boa desaceleração do grupo de habitação, que passou de +0,41% para +0,27% ao contar com menores pressões dos preços dos aluguéis.

Vale reforçar que a alta de +0,27% no grupo de habitação foi a menor desde agosto de 2021, justamente em razão das menores pressões vindas de aluguéis, que vinham exercendo importantes pressões de alta no índice.

O setor de serviços também contou com uma boa contribuição vinda do grupo de saúde (+0,09%), após a forte alta apresentada no mês anterior (+0,55%).

Dessa forma, o núcleo do PCE acumula uma alta de +2,6% em 12 meses, ainda acima da meta do Fed de 2,0%, mas já contando com uma boa desaceleração em relação aos +2,9% que víamos no início do ano.

Ponto de atenção

Serviços seguem sendo o ponto de atenção para o dado, necessitando de uma continuidade de queda para permitir com que o núcleo atinja os patamares desejados pelo Fed. Por outro lado, é importante reconhecer que essa desaceleração já vem acontecendo, mesmo que de forma gradual, motivada pelas menores pressões de aluguéis.

Ou seja, quando olhamos para dentro do PCE, notamos um lado qualitativo que sustenta a perspectiva de que de fato a inflação está se direcionando para a direção correta.

Reação do mercado ao PCE

Com os bons sinais vindos do PCE, os juros futuros americanos estão caindo cerca de 6 pontos base na manhã desta sexta-feira, 26.

Discussão cortes de juros nos EUA

Com esse dado corroborando com as informações que temos observado nos últimos meses, vemos espaço para que o Federal Reserve comece o ciclo de corte de juros já na reunião de setembro.

Na próxima semana, teremos a decisão de política monetária do Fed, que, em suas falas, pode deixar as portas abertas para o primeiro corte em sua reunião seguinte.

Compartilhar