PCE: índice de inflação dos EUA em fevereiro fica abaixo do esperado

Inflação ao consumidor dos EUA avançou 0,3% em fevereiro ante janeiro, enquanto o consenso projetava um avanço de 0,4%

Christopher Gomes Galvão 29/03/2024 11:30 2 min
PCE: índice de inflação dos EUA em fevereiro fica abaixo do esperado

A inflação ao consumidor dos EUA (PCE) avançou 0,3% em fevereiro, abaixo das expectativas do mercado de +0,4%. Por outro lado, houve revisão para cima do dado referente ao mês anterior, que passou de +0,3% para +0,4%.

Em relação ao núcleo do PCE, que exclui alimentos e energia, veio com uma alta de +0,3%, em linha com o consenso. Assim como no número cheio, o núcleo sofreu uma revisão altista do mês anterior, de +0,4% para +0,5%.

Olhando para dentro do dado, enquanto as informações sobre renda vieram mais fracas (+0,3%, ante expectativas de +0,4%), os dados de consumo ficaram mais pressionados (+0,8%, ante +0,5% esperados).

Esse é um dado que não muda a perspectiva que as últimas informações de atividade e inflação nos trouxeram: a economia está em processo de desaceleração, gradualmente, em razão de uma dinâmica de consumo ainda resiliente, justificando a paciência para o Fed (o banco central dos EUA) em aguardar mais informações para iniciar os tão esperados cortes de juros.

Estamos falando de um núcleo rodando o patamar de +2,8% no acumulado em 12 meses, ante uma necessidade de desaceleração para +2,0%.

Com os juros restritivos, não resta muita dúvida de que os juros devem cair em algum momento, mas o objetivo do Fed é observar uma consolidação desse cenário de desaceleração para a meta ao longo dos próximos dados.

Isso de fato pode acontecer, especialmente se tivermos uma continuidade de desaquecimento do mercado de trabalho como vimos no último dado.

A discussão segue sendo sobre quando o Fed se sentirá confortável para começar a cair os juros.

Agora, há uma probabilidade maior desse movimento acontecer entre as reuniões de junho ou julho.

Compartilhar