Patrocinadores do BBB 24 já injetaram r$ 1 bilhão no programa

O BBB 24 bateu recorde de patrocinadores e faturamento. Saiba quem são as marcas que investiram no reality e quanto elas pagaram.

Nord Research 17/01/2024 13:58 14 min Atualizado em: 19/02/2024 10:18
Patrocinadores do BBB 24 já injetaram r$ 1 bilhão no programa

Foto: Reprodução/TV Globo

O Big Brother Brasil 24 (BBB 24) é um fenômeno de audiência e de engajamento nas redes sociais. O reality show, que estreou no dia 8 de janeiro, já bateu vários recordes e conquistou milhões de fãs.

Diante desse cenário, as marcas não perderam tempo e investiram no patrocínio do BBB, buscando se aproximar do público e de gerar valor para seus produtos e serviços. Entre as empresas que apostaram no programa estão: Amstel, Chevrolet, Downy, Esportes da Sorte e Rexona.

Entenda como aparecer no BBB 24 é vantajoso para as marcas e quais são as estratégias que elas estão usando para se destacar na competição!

Sumário

Por que o BBB 24 é uma vitrine para as marcas?

O BBB 24 é uma vitrine para as marcas porque oferece uma série de vantagens para quem quer se comunicar com o consumidor. Veja algumas delas:

  • Audiência: o programa é um dos mais assistidos da TV brasileira, com médias de 25 pontos de ibope e picos de 35 pontos. Além disso, o reality é líder de audiência em todas as faixas etárias, especialmente entre os jovens de 18 a 34 anos.
  • Engajamento: o BBB 24 é um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, gerando milhões de interações, memes, enquetes, torcidas e debates. O programa também conta com um aplicativo do GShow, que permite ao público votar, participar de quizzes, ver vídeos e acompanhar as novidades da casa.
  • Afinidade: o reality desperta a identificação e a emoção do público, que se envolve com as histórias, os dramas, as alegrias e os conflitos dos participantes. Além disso, seu elenco é diverso, representando diferentes perfis, estilos, origens e opiniões da sociedade brasileira.
  • Relevância: o BBB 24 é um programa que reflete os temas e os valores da atualidade, como diversidade, inclusão, empoderamento, entretenimento, cultura, moda, beleza etc. O reality também traz convidados especiais, como artistas, influenciadores, jornalistas e especialistas, que agregam conteúdo e prestígio ao programa.

Como funcionam as cotas de patrocínio do BBB?

O BBB tem três categorias de patrocínio: Big, Camarote e Brother.

A cota Big é a mais valiosa e dá ao patrocinador a oportunidade de acompanhar toda a jornada do reality show. A marca do patrocinador aparece na TV aberta (TV Globo), TV paga (Multishow) e canais digitais (GShow e redes sociais do programa). Além disso, o patrocinador pode fazer ações especiais e inserir sua marca nas vinhetas de chamadas. As cotas Big foram compradas por Mercado Livre, Stone e Seara.

A cota Camarote é a segunda categoria de patrocínio e oferece uma boa exposição da marca durante o programa. O patrocinador pode mostrar sua marca em provas e outras atividades na casa. As cotas Camarote foram adquiridas por Amstel, Chevrolet, Downy, Esportes da Sorte e Rexona.

A cota Brother é a terceira categoria de patrocínio e permite ao patrocinador participar de momentos importantes do BBB. O patrocinador pode inserir sua marca em uma prova bate-e-volta, uma festa e uma Prova do Anjo. Estão confirmadas: Ademicon, CIF, Hypera, Pharma, Latam e McDonald 's.

Há também a categoria Top de 5 segundos. Esses anunciantes revezam a participação nas chamadas de abertura do BBB por 5 segundos na tela.

Segundo a Globo, todas as cotas de patrocínio do BBB já estavam comercializadas 2 meses antes da estreia do programa. O número supera o recorde do reality de 2023, quando 13 marcas eram as patrocinadoras principais.

Quais são os patrocinadores do BBB 24?

O BBB 24 conta com 20 marcas patrocinadoras e apoiadoras, sendo 15 cotistas e cinco participantes de dinâmicas. Esse é o maior número de anunciantes da história do programa, que aumentou o preço e as propriedades das cotas de patrocínio. 

Além da exposição na TV aberta (TV Globo), na TV paga (Multishow) e nos canais digitais (GShow e redes sociais do programa), as marcas podem interagir com os participantes e com o público em provas, festas, sorteios, brindes e outras ações especiais.

Entre as marcas que estreiam como patrocinadoras do BBB 24 estão CIF, iFood e Latam, que já haviam feito ações no reality em edições anteriores, mas agora se tornaram cotistas.

Os patrocinadores do BBB 24 são:

  • CIF;
  • iFood;
  • Latam;
  • Ademicon;
  • Amstel;
  • Chevrolet;
  • Downy;
  • Esportes da Sorte;
  • Hypera Pharma;
  • McDonald’s;
  • Mercado Livre;
  • Pantene;
  • Rexona;
  • Seara;
  • Stone. 

Já as marcas que entram nas dinâmicas são:

  • Delícia e Nestlé no “Tá na mesa”;
  • Oi no “Cine BBB”; 
  • Kwai no “Turbinada do Líder”;
  • Electrolux, que leva seus eletrodomésticos à casa pela primeira vez.

As marcas patrocinadoras do BBB 24 listadas na B3:

Entrando na segunda semana do Big Brother Brasil 2024, vemos o número de patrocinadores aumentar, assim como a audiência do programa.

Neste conteúdo, explicaremos um pouco mais sobre a importância de entender quem são os patrocinadores, quais estão com as suas ações negociadas em bolsa de valores (as que você pode adquirir e se tornar investidor) e o que pensamos sobre cada empresa.

Hypera Pharma

Quem já vivenciou o dia seguinte de ressaca e foi atrás do seu Engov de sempre para lidar com as consequências da bebedeira, ou uma Neosaldina para acalentar a dor, certamente conhece (ou vai conhecer) a responsável por esses produtos: Hypera Pharma. Na bolsa de valores brasileira, ela é negociada sob o ticker HYPE3.

A aparição da companhia desde o BBB de 2022 faz bastante sentido do ponto de vista de vendas: cerca de 85% de suas vendas são voltadas para o varejo, portanto um patrocínio em rede nacional pode ampliar mais ainda os resultados da farmacêutica. Pelo segmento em que atua, a empresa busca crescer lançando cada vez mais produtos, deixando-os bastante populares no seu maior segmento — pessoas físicas — e, com a excelente gestão de investimentos, também adquire outras empresas para continuar crescendo. O famoso produto para cólica, Buscopan, veio de uma aquisição (a Hypera comprou uma empresa terceira). 

Graças à sua boa gestão, a Hypera cresceu, em média, de 2015 a 2022, cerca de +14% seu Ebitda e +22% seu lucro líquido. Para simplificar, o EBITDA mostra quanto dinheiro uma empresa gera com suas operações principais, sem levar em conta despesas financeiras (juros de empréstimos), impostos e outros itens contábeis.

Entendemos que a companhia segue como um excelente investimento na bolsa de valores brasileira, negociando a 10x o seu Ebitda e 14x seu lucro líquido dos últimos 12 meses.

II Fonte: Bloomberg

Mercado Livre

Famoso pelas suas entregas expressas e inúmeras vantagens dentro da plataforma para consumidores e vendedores, Mercado Livre tem ganhado a atenção do público em geral. 

Na bolsa brasileira, a companhia negocia via BDRs, ou "Brazilian Depositary Receipts", sob o ticker MELI34. O BDR é uma forma de investir em ações de empresas estrangeiras sem precisar comprar diretamente essas ações na bolsa internacional. 

Além de seu negócio principal, a plataforma de marketplace para facilitar o comércio eletrônico, a companhia fundou, em 2003, o Mercado Pago, que oferece soluções de pagamento, e o Mercado Crédito, que oferece crédito de forma digital para comerciantes e consumidores.

Apesar do enorme alcance e crescimento de resultados nos primeiros nove meses de 2023, a marca de US$ 10 bilhões ainda não traz tanta confiança para nós como um bom investimento em Bolsa. 

O Mercado Livre atua em um segmento de bastante competição, em que é natural vermos um forte crescimento de receita para um baixo crescimento de lucro líquido devido às margens menores. Vemos um alto risco no setor diante da competição de preços (ganha quem cobrar menos, mas como paga as contas se os descontos ficam cada vez maiores?).

Apesar do destaque dentro do setor de varejo, ainda achamos bastante caro pagar 86x Ebitda e 32x lucros para aproveitar o alcance de MELI34 e, por isso, não recomendamos a compra de suas ações.

II Fonte: Bloomberg

Oi 

A notícia de que a empresa que enfrenta o maior processo de recuperação judicial do país, com uma dívida no montante que ultrapassa R$ 65 bilhões, adquiriu cotas de patrocínio em um reality show nos espanta bastante. A Oi é um caso extremamente problemático e recomendamos de cara que você não tenha as ações dessa companhia. Ela é negociada na B3 sob o ticker OIBR3 e OIBR4.

O patrocínio do BBB 24 poderá comprometer ainda mais a situação financeira da empresa, que atravessou um forte movimento de renegociação de suas dívidas com credores, venda dos ativos na tentativa de estancar o sangramento dos juros altos (despesas financeiras) de suas dívidas, mas até o momento, a situação ainda é muito ruim para a empresa de telecomunicação.

Com um histórico de prejuízo e Ebitda negativo, não conseguimos avaliar a companhia pelos múltiplos convencionais. Em situações desse tipo, seria apenas necessário avaliar o que ela possui de bens e direitos (ativos) para entender seu real “valor” no momento.

Para nós, diante das problemáticas e da falta de confiança na gestão e na saída da RJ, recomendamos que você fique de fora das ações da Oi.

II Fonte: Bloomberg

Stone

Famosa por suas maquininhas de cartão, a Stone, fintech de meios de pagamento, também é negociada no Brasil via BDRs (STOC31), como o Mercado Livre. A Stone nasceu para ajudar autônomos e microempreendedores a terem maquininhas com custos mais baixos do que as empresas tradicionais. O modelo de negócio da companhia compete diretamente com empresas como Cielo (CIEL3), PagBank (anteriormente PagSeguro) e Mercado Pago. Por isso entendemos que a estratégia da companhia em patrocinar o BBB é elevar a visibilidade da marca em rede nacional.

Nos últimos 12 meses, os resultados da companhia foram positivamente impulsionados pela linha de “antecipação de pagamento” de suas maquininhas, seguido pelas transações convencionais em si. Ou seja, para a empresa, o forte resultado se deu por uma necessidade maior de liquidez (dinheiro imediato) dos comerciantes.

Assim como MELI, a Stone atravessa os trimestres lutando para entregar resultados positivos aos acionistas, mas seu histórico de prejuízo é maior do que suas divulgações de lucros. No histórico, a companhia ainda é bastante instável e seus múltiplos não são confiáveis para análise. Ela está envolvida na denúncia de repassar custos adicionais aos consumidores na maquininha por meio do “parcelador comprador”.

Em um setor bastante competitivo, com resultados instáveis e práticas ainda em questionamento pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), achamos que o conjunto da ópera fica muito caro para ser pago por nós, acionistas.

Ficamos de fora de Stone e recomendamos que você fique também. 

II Fonte: Bloomberg

Como as marcas podem aproveitar o patrocínio do BBB 24?

As marcas podem aproveitar o BBB 24 de diversas formas, dependendo dos seus objetivos e das suas estratégias de comunicação. Veja algumas dicas:

  • Escolhendo a cota certa: o BBB 24 oferece diferentes tipos de cotas de patrocínio, que variam em preço, exposição e propriedades. As marcas devem escolher a cota que mais se adequa ao seu orçamento, ao seu público-alvo e ao seu posicionamento.
  • Criando ações integradas: o BBB 24 é um programa que se estende por várias plataformas, como TV, internet, celular, rádio etc. As marcas devem criar ações que integrem esses meios, aproveitando as características e as oportunidades de cada um deles.
  • Interagindo com os participantes: o BBB 24 é um programa que permite que as marcas interajam com os participantes, seja por provas, festas, brindes, sorteios, etc. As marcas devem aproveitar esses momentos para mostrar seus produtos e serviços, gerar experiências, transmitir mensagens e criar vínculos com os confinados.
  • Interagindo com o público: a interação com o público pode acontecer de diversas maneiras, seja via votações, quizzes, enquetes, redes sociais, entre outras. As marcas devem aproveitar esses canais para gerar engajamento, fidelização, conversão, feedback e relacionamento com os consumidores.
  • Sendo criativos e relevantes: o programa exige criatividade e relevância das marcas, que devem se destacar em meio à concorrência e ao conteúdo do reality. Por isso, as ações devem ser originais, divertidas, informativas, educativas, inspiradoras, emocionantes, etc., de acordo com o seu propósito e o seu público.

Quanto custa e quanto rende anunciar no BBB 24?

O custo de anunciar no BBB 24 também varia de acordo com o horário e o programa em que o comercial é exibido. 

Naturalmente, os intervalos mais caros são os do próprio reality show, especialmente nas noites de eliminação, que costumam ter maior audiência. A tabela de preços da Globo, um comercial de 30 segundos no Jornal Nacional custa R$ 1,3 milhão. Já um comercial de 30 segundos no Corujão, que passa após o BBB 24, custa R$ 24,9 mil.

Além das cotas fixas, as marcas também podem optar por cotas avulsas, que são mais baratas e flexíveis. Essas ações podem ser vinculadas a provas, festas, sorteios, brindes, etc., e podem custar:

  • mercado: R$ 35,886 milhões;
  • almoço do Anjo: R$ 37,119 milhões;
  • cinema: R$ 34,059 milhões;
  • prêmio: R$ 45,031 milhões;
  • mimo do Líder: R$ 41,135 milhões;
  • turbinada do líder: R$ 33,719 milhões.

Anunciar no BBB 24 não é barato, mas pode ser muito lucrativo. Segundo um levantamento feito pelo site F5, o reality show deve render cerca de R$ 1 bilhão aos cofres da Globo, com a venda de 20 cotas de patrocínio.

Quais são os desafios de anunciar no BBB 24?

Anunciar no BBB 24 pode trazer muitos benefícios para as marcas, mas também alguns desafios. Veja alguns deles:

  • Adequar-se ao perfil do público: o BBB 24 tem um público diverso, que abrange diferentes idades, classes, regiões, gostos e opiniões. As marcas devem conhecer bem o seu público-alvo e adequar a sua comunicação ao perfil dos telespectadores, evitando mensagens que possam gerar rejeição, críticas ou boicotes.
  • Acompanhar a dinâmica do jogo: o BBB 24 é um programa que muda constantemente, conforme os participantes vão sendo eliminados, formando alianças, protagonizando conflitos, etc. As marcas devem estar atentas à dinâmica do jogo
  • Respeitar as regras e os valores do programa: o BBB 24 é um programa que tem regras e valores que devem ser respeitados pelas marcas. As marcas devem seguir as orientações da Globo e do diretor do programa, que definem o que pode e o que não pode ser feito no reality. Além disso, as marcas devem evitar ações que firam a ética, a moral, os direitos humanos e a legislação vigente, que podem gerar multas, processos ou danos à imagem.

Case de sucesso de patrocínio no BBB

A Avon foi uma das marcas que se destacou no patrocínio do BBB 21. A empresa de cosméticos, integrante do grupo Natura & Co, investiu na cota mais alta do programa e obteve resultados expressivos, como o triplo do faturamento do seu e-commerce e a liderança em interações nas redes sociais.

Para se conectar com o público jovem e diverso do BBB, a Avon abordou temas como representatividade, gênero, autoestima e empreendedorismo, dentro do movimento #AvonTáOn. Esse movimento mostrou a renovação da imagem e dos produtos da marca, que realizou oito campanhas ao longo do reality show.

A Avon também soube aproveitar as oportunidades de integrar a sua comunicação ao conteúdo do programa, lançando novidades no mercado a cada semana, que eram usadas pelos participantes do reality, despertando o desejo de compra nos telespectadores. Além disso, a marca marcou presença nas festas temáticas, nas provas e nas ações especiais do BBB 21.

O patrocínio do BBB 21 foi uma forma de reforçar o propósito da Avon de democratizar a beleza e de apoiar causas importantes, como o empoderamento feminino e a diversidade.

Quanto o prêmio do BBB 24 rende investido na Nord Research?

Muitas pessoas sonham em disputar o prêmio máximo de R$ 3 milhões do Big Brother Brasil (BBB), mas ficar rico da noite não isenta ninguém de responsabilidades futuras.

Isso porque não é possível viver só do dinheiro do prêmio.

É preciso aplicar o prêmio milionário para proteger o patrimônio e aumentá-lo ao longo dos anos.

Quanto rendem R$ 3 milhões no Nord Renda Fixa PRO por ano?

Com um montante de R$ 3 milhões aplicados em nossa carteira de renda fixa, em 12 meses, o valor seria elevado para R$ 3.490.496,00, considerando a taxa de rendimento de 16,35% a.a. que foi acumulada de janeiro de 2023 a janeiro de 2024. 

R$ 3 milhões aplicados no Nord 10X em um ano?

Em um cenário de renda variável, um investimento de R$ 3 milhões aplicados no Nord 10X série focada em ações de empresas de crescimento, ofereceria um rendimento de cerca de 14,03% em 12 meses, resultando em um valor de R$ 3.420.765,00, um rendimento de R$ 420 mil no período. Vale ressaltar que esse ganho não é isento de imposto de renda.

Quanto rendem R$ 3 milhões no Nord Icatu AT 70 Prev por ano?

Considerando uma simulação em um fundo  que possui carteira balanceada entre ações e renda fixa, um investimento de R$ 3 milhões no Nord Icatu AT 70 Prev, que em 2023 teve um retorno de 17,12%, gerando no ano um valor bruto R$ 3.513.515,20, um rendimento de aproximadamente R$ 514 mil em um ano. O valor líquido de IR irá variar conforme tabela de tributação escolhida.

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