5 ações que mais caíram em agosto. Pão de Açúcar (PCAR3) e Via (VIIA3) estão entre elas

O Ibovespa encerrou o mês passado com uma desvalorização de 5,09%, aos 115.741,81 pontos. Veja as ações com maior desvalorização

Victor Bueno 01/09/2023 14:21 3 min
5 ações que mais caíram em agosto. Pão de Açúcar (PCAR3) e  Via (VIIA3) estão entre elas

O Ibovespa fechou o mês de agosto com perdas de -5,09%, a 115.742 pontos. O índice teve apenas quatro pregões em tom positivo.

O mês de agosto foi marcado pela pela elevação do risco fiscal e por resultados do segundo trimestre (2T23) que não agradaram o mercado.

Confira as maiores quedas do mês.

As 5 maiores quedas do Ibovespa

  1. Pão de Açúcar (PCAR3)

  2. Dando o pontapé inicial em nossa lista, está o Pão de Açúcar, cujas ações apresentaram queda de -42,39% em agosto, após a cisão do grupo com a rede colombiana Éxito (os acionistas passaram a deter os papéis de ambas as empresas).

    Com indefinições sobre se haverá um novo controlador ou se a companhia será uma corporation (controle pulverizado), além dos rumos operacionais do “novo Pão de Açúcar”, muitos investidores — incluindo institucionais — desmontaram suas posições em PCAR3 diante das incertezas futuras.

  3. Via (VIIA3)

  4. Em segundo lugar, vem a Via, com desvalorização de -41,20% de seus papéis, após a empresa apresentar seus resultados do 2T23, revertendo o lucro apresentado no mesmo período do ano passado em um prejuízo de R$ 492 milhões. A companhia segue buscando uma reestruturação operacional e financeira, mas ainda não conseguiu passar segurança para o mercado.

  5. Grupo Soma (SOMA3)

  6. Ainda no setor do varejo, o Grupo Soma viu suas ações apresentarem baixa de -33,36% por conta de algumas dificuldades na integração da adquirida Hering (desempenho segue aquém do projetado inicialmente), além das discussões em torno do teto dos juros do rotativo, que podem afetar um dos principais pilares do consumo do varejo de moda: o famoso “parcelamento sem juros”.

  7. Méliuz (CASH3)

  8. A Méliuz, que não fará mais parte do Ibovespa a partir de agora, ficou em quarto lugar na lista de maiores baixas de agosto, com suas ações caindo -32,33% no período. O movimento é explicado, principalmente, pela saída do índice, por mais um prejuízo apresentado em seu último resultado trimestral e ainda pelo polêmico grupamento seguido de desdobramento de seus papéis.

  9. Gol (GOLL4)

  10. Após configurarem, algumas vezes no ano, na lista de maiores altas do Ibovespa, foi a vez das ações da Gol caminharem na direção oposta, com queda de -27,00% em agosto. Mesmo com melhores perspectivas para o setor aéreo, os papéis da empresa sofreram com cortes de recomendação por grandes bancos, como Citi e Goldman Sachs, além de o mercado não ter aprovado sua emissão de quase R$ 2 bilhões em bônus de subscrição.

Nord Small Caps sobe +20,6%

Enquanto o Índice Small Cap (SMLL), principal indicador de desempenho de empresas que fazem parte desse segmento, sobe +8,1%, a carteira recomendada Nord Small Caps avança mais que o dobro, +20,6% no ano, ante uma alta de +5,5% do IBOV no mesmo período.

Nord Small Cap em 2023
Fonte: Economatica

Se você almeja ter uma carteira de investimentos rentável e diversificada, saiba mais.

Compartilhar