OPA de ENBR3 é concluído e ação vai ser deslistada da B3

Com OPA, EDP Energias do Brasil fechará o capital no país e suas ações serão excluídas da B3

Danielle Lopes 12/07/2023 18:36 3 min
OPA de ENBR3 é concluído e ação vai ser deslistada da B3

Uma elétrica a menos na Bolsa

Uma das queridinhas do setor elétrico, a Energias do Brasil (ENBR3), despediu-se da bolsa brasileira ao anunciar que sua controlada, EDP (Energias de Portugal), concluiu a deslistagem da companhia com o preço final de R$ 23,73 por ação, totalizando uma valor de R$ 4,4 bilhões.

Considerada a aquisição realizada em leilão, a controladora vai deter 510.895.234 ações ordinárias de emissão de EDP Brasil, que correspondem a 87,910% do seu capital social total.

Restam, em circulação, 55.699.225 ações ordinárias de emissão da controlada, que equivale a 9,58% do seu capital social total.

Os acionistas que não alienaram suas ações ao longo do leilão iniciado em 11 de julho de 2023, e que ainda desejam vendê-las diretamente à controladora EDP, devem negociar suas ações por meio do escriturador.

Geralmente, os escrituradores são os bancos em que os acionistas possuem conta corrente, como Itaú e Bradesco.

A companhia fazia parte do maior nível de governança da B3, Novo Mercado, e terá a liquidação do leilão no dia 14 de julho.

Por que as empresas fecham capital na Bolsa?

Existem alguns motivos pelos quais as empresas optam por fechar capital na Bolsa, entre eles:

1 - Controladores entendem que a companhia está sendo negociada abaixo do seu valor há muito tempo e, por decisões gerenciais, optam por manter a companhia novamente sob controle privado.

2 - Controladores percebem que a companhia terá um excelente crescimento e gostariam de elevar sua participação, entendendo que os investimentos via acionistas minoritários não são mais necessários.

3 - Empresa consolidada e não necessita mais do acesso ao mercado de capitais.

4 - Empresa adquirida por outra e deseja manter o controle 100% privado.

Como ocorre o processo de fechamento de capital?

Assim como nos IPOs (Initial public offering - Oferta pública Inicial), a OPA (Oferta pública de Aquisição) possui um processo que deve ser seguido na CVM (Comissão de Valores mobiliários), com um pedido protocolado em até 30 dias da OPA e um preço estipulado previamente pelo qual as ações serão compradas pelo ofertante.

A precificação é feita por meio de uma avaliação do preço médio de cotações das ações nos últimos 12 meses, o valor econômico da companhia e o valor do patrimônio líquido por ação, e são cálculos feitos por empresas especializadas.

O que ocorre com os acionistas da empresa que vai fechar capital?

Não há motivo de preocupações nesse caso, pois o acionista não perderá seu capital investido.

Após a conclusão dos passos iniciais da OPA, as companhias possuem o prazo de leilão de suas ações (o que a ENBR3 está fazendo agora) para que o investidor possa tomar a decisão de como vai vender as suas ações ao mercado.

ENBR3 RI (Relações com Investidores)

A EDP Brasil está listada no Novo Mercado da B3 desde 2005. Na área de RI da companhia, você encontra mais detalhes sobre o resultado do leilão referente à Oferta Pública de Aquisição de Ações da EDP - Energias do Brasil, S.A. Acesse o fato revelando aqui.

Compartilhar