O que é Letra Imobiliária Garantida? Conheça a LIG

A LIG é um título recente do mercado que oferece isenção do imposto de renda. Entenda as vantagens e os riscos para os investidores!

Nord Research 22/12/2023 12:00 9 min Atualizado em: 04/01/2024 11:17
O que é Letra Imobiliária Garantida? Conheça a LIG

A LIG é um título de renda fixa garantido por ativos de crédito imobiliário, títulos do Tesouro Nacional e seus derivados. Além disso, oferece isenção de imposto de renda como atrativo para captar recursos destinados ao financiamento imobiliário.

A Letra Imobiliária Garantida (LIG) é um título de renda fixa pouco conhecido do público. No entanto, conta com inúmeros diferenciais.

Esse produto é assegurado por uma carteira de ativos, que serve como garantia contra inadimplência. Além disso, existe isenção do imposto de renda como principal atrativo para investir.

Caso você esteja procurando soluções de renda fixa, vale a pena considerar a LIG. Entenda quais são as vantagens e os riscos desse ativo!

Sumário

  • O que é a LIG?
  • Como funciona o investimento em LIGs?
  • Quais as vantagens de investir em LIGs?
  • Quais os riscos de investir em LIGs?
  • Quais as diferenças da LGI para CRI e LCI?
  • Vale a pena investir em LIG?

O que é a LIG?

A letra imobiliária garantida (LIG) é um título de crédito assegurado por uma carteira de ativos. Sua finalidade é a captação de recursos por instituições financeiras para conceder financiamentos imobiliários, criando oportunidades para investidores de renda fixa.

Esse título de crédito foi criado por meio da Lei nº 13.097 de 2015. Na época, como parte de um pacote de estímulo à economia, diversas normas fiscais, tributárias e financeiras foram modificadas pelo governo federal.

A criação da LIG teve como objetivo estimular o financiamento imobiliário de longo prazo. Para justificar o lançamento do título, foi apontada a insuficiência da poupança como mecanismo de captação de recursos e custeio dessas linhas de crédito.

O novo título foi inspirado nos covered bonds, bastante utilizados no mercado financeiro europeu. Nesse modelo, a emissão do título tem lastro em uma carteira de ativos, oferecendo mais segurança para os investidores.

Atualmente, a Resolução nº 5.001 de 2022 regulamenta a LIG, detalhando a aplicação da Lei nº 13.097 de 2015. Além disso, o título é efetivamente utilizado desde 2017, quando ocorreram as primeiras regulamentações do Conselho Monetário Nacional sobre o tema.

Como funciona o investimento em LIGs?

A LIGs apresenta características que a diferenciam de outros produtos da renda fixa.

Finalidade dos recursos

Os recursos captados pela LIG são destinados à abertura de linhas de crédito imobiliário. A própria justificativa para a criação do título era apoiar a caderneta de poupança — até então, o principal meio para captação com foco em financiamentos de longo prazo.

Possíveis emissores

O art. 2º da Resolução nº 5.001 de 2022 do CMN traz os possíveis emissores da LIG:

  • bancos múltiplos;
  • bancos comerciais;
  • bancos de investimento;
  • sociedades de crédito, financiamento e investimento;
  • caixas econômicas;
  • companhias hipotecárias;
  • associações de poupança e empréstimo; e
  • cooperativas de crédito.

Na prática, as principais instituições financeiras podem realizar a emissão.

Carteira de ativos

Os recursos são destinados ao setor imobiliário, mas a carteira que serve de garantia pode ser mais ampla. O art. 19 da Resolução 5.001 de 2022 admite:

  • créditos imobiliários;
  • títulos de emissão do Tesouro Nacional;
  • instrumentos derivativos;
  • disponibilidades financeiras provenientes dos ativos integrantes da carteira de ativos.

Essa carteira ficará a cargo de uma instituição financeira, chamada de agente fiduciário. Pelo mecanismo de dupla garantia, essa personagem realizará a gestão dos ativos, os quais estão separados do patrimônio do emissor do título.

Liquidez e vencimento

A liquidez da letra imobiliária garantida ocorre principalmente no mercado secundário. Isto é, o investidor pode vender para terceiros caso deseje resgatar antes do vencimento. Já o vencimento do título costuma estar acima de 12 meses.

Tipos de rentabilidade

A rentabilidade da LIG pode ser prefixada ou pós-fixada. No primeiro caso, a taxa tem um valor fixo ao longo do tempo. No segundo, usa um indicador que flutua, com altos e baixos. Por fim, o diferencial é a correção pela variação cambial, que torna a aplicação similar a investir em dólar.

Tributação

Assim como a CRI, a LIG é um título com isenção do imposto de renda. É uma compensação que busca incentivar a captação de recursos para o setor de imóveis.

Dupla garantia

O diferencial da LIG em relação a outros títulos da renda fixa é a dupla garantia. A carteira de ativos não apenas assegura o pagamento como está separada do patrimônio da instituição que emitiu o título. Essa técnica é chamada de patrimônio de afetação.

Quais as vantagens de investir em LIGs?

As letras imobiliárias garantidas trazem diversas características positivas.

Ter a oportunidade de remunerações mais expressivas

O investidor pode garimpar produtos em instituições financeiras confiáveis que ofereçam taxas de juros mais atrativas. É uma característica similar a outros títulos em que é possível buscar ativos que pagam acima de referências de mercado, como a SELIC.

Contar com mais segurança ao investir

Os ativos que garantem o investimento estão separados do patrimônio do emissor. Isso oferece uma vantagem em relação à falência ou recuperação judicial da entidade emissora. Os recursos da carteira não são acessados pelos demais credores, porque são reservados para pagar os investidores.

Aproveitar momentos de alta demanda no setor imobiliário

O setor imobiliário passa por ciclos, assim como outros mercados da economia. Quando há uma alta demanda por crédito, a concorrência pela captação de recursos pode estimular a concessão de juros mais atrativos na captação de recursos.

Ter rentabilidade líquida

A ausência de imposto de renda é benéfica porque reduz os custos do investimento. Por exemplo, se uma LCI e uma LGI tiverem a mesma rentabilidade bruta em um período, esse segundo ativo será mais lucrativo pela ausência do tributo.

Acompanhar o preço do dólar

Entre as opções de rentabilidade, existe a alternativa de variação cambial pela PTAX. É uma opção para situações em que há tendência de elevação do dólar, compensando o investidor que deixou os recursos aplicados em reais.

Quais os riscos de investir em LIGs?

Os riscos da LIG também devem ser conhecidos pelo investidor.

Não contar com o FGC

O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) não é válido para as LIG. Esse seguro paga ao investidor em aplicações de até 250 mil reais caso haja inadimplência. No caso da LIG, a proteção é a dupla garantia com base nos ativos que dão lastro para a operação.

Aguardar o vencimento

A LIG não é indicada para reserva de emergência nem para quem precisa resgatar os valores no curto prazo. Isso porque a tendência é ser necessário aguardar até o vencimento do título, que costuma superar os 12 meses.

Vivenciar cenários de baixa do dólar

A escolha pela variação cambial também pode ser um risco. Por acompanhar o dólar, os cenários de valorização do real em relação à moeda estrangeira podem causar perdas ao investidor.

Quais as diferenças da LGI para CRI e LCI?

As letras imobiliárias com garantias se diferenciam de outros títulos voltados para o setor de imóveis. Entre eles, o certificado de recebíveis imobiliários (CRI) e a letra de crédito imobiliário (LCI) se destacam por servirem de incentivo para os mesmos setores da economia.

Garantias oferecidas

A LIG se diferencia do CRI pela dupla garantia. No CRI, existe a separação dos ativos para garantir a operação, mas não como um patrimônio de afetação.

Por sua vez, a LCI é assegurada pelo Fundo Garantidor de Crédito. Portanto, tem um instrumento de proteção mais próximo de um seguro, em vez de oferecer ativos em garantia.

Liquidez

A liquidez do CRI e da LGI é similar, geralmente resgatáveis apenas no vencimento. Por sua vez, a LCI oferece mais oportunidades com liquidez de curto prazo, com produtos voltados até mesmo para reserva de emergência.

Emissores

As emissões de CRIs são realizadas por securitizadoras. Tais empresas compram ativos a receber, como cheques, duplicatas e parcelas a vencer de financiamentos.

Já as emissoras da LCI são principalmente bancos e cooperativas de crédito, embora qualquer instituição financeira que receba autorização específica do Bacen também possa adotar o título.

Rentabilidade

A rentabilidade da LIG é a única que pode ser atrelada ao dólar. Nesse caso, é como se o investimento fosse realizado em moeda estrangeira, porque as variações do dólar comercial são computadas ao longo do tempo.

Para entender as diferenças mais a fundo, confira o conteúdo completo do Canal da Nord Investimentos sobre os principais títulos do setor imobiliário:

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/nLMxNHojqa8?si=cfj5N3Xw69HCyayu" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" allowfullscreen></iframe>

Vale a pena investir em LIG?

O mercado da renda fixa é amplo, com diversos produtos financeiros. Nesse contexto, podemos posicionar a LIG como mais uma das alternativas para a diversificação dos investimentos.

Um cuidado é a variação cambial. Salvo quando parte de um cálculo para se proteger das oscilações, o investimento em moeda estrangeira é mais indicado para perfis moderados e arrojados do que para os conservadores.

Em resumo, o mais importante é entender as características para, na situação concreta, avaliar as opções disponíveis. Por exemplo, se você sabe que a LCI tem imposto de renda, e a LIG não tem, você pode avaliar os ativos considerando se os prazos, juros e FGC da LCI compensam a diferença na tributação.

Como muitas pessoas não têm tempo ou conhecimento para realizar análises aprofundadas sobre os produtos do mercado financeiro, a Nord Investimentos desenvolveu o Renda Fixa PRO.

A série Renda Fixa PRO oferece acesso imediato a carteiras recomendadas, priorizando rentabilidades superiores às referências, como a SELIC e o CDI. Tesouro Direto, LCI, LCA, CRI, CRA, debêntures, LIG e outros ativos podem fazer parte das listas.

Outro benefício do Renda Fixa Pro são os canais de contato para esclarecer dúvidas e receber o apoio de especialistas. O investidor também é atualizado com relatórios para entender as recomendações e fazer ajustes nas aplicações financeiras.

Benefícios do Nord Renda Fixa Pro:

  • carteira recomendada;
  • relatórios quinzenais e sempre que houver novidades relevantes;
  • grupo do Telegram;
  • canais de atendimento para sanar dúvidas.

A LIG é uma das opções para diversificação dos investimentos. Ao entender suas características, você pode tomar decisões mais adequadas. Ademais, com recomendações, será mais fácil garimpar oportunidades e conquistar ganhos mais expressivos.

Conheça o Renda Fixa Pro e conquiste uma rentabilidade mais expressiva sem abrir mão da segurança de ter ganhos mais previsíveis!

Resumindo

O que é uma LIG?

Letra imobiliária garantida é um produto de renda fixa em que a aplicação financeira é assegurada por uma carteira de ativos. Sua finalidade é captar recursos para financiamentos do setor de imóveis, concedendo incentivos aos investidores.

Qual a diferença de LIG é LCI?

LIG e LIC se diferenciam pela garantia e tributação. A LIG oferece uma carteira de ativos como garantia e isenção do imposto de renda. A LCI tem a proteção do FGC, mas exige o pagamento do tributo.

Tópicos Relacionados

Compartilhar