Entenda o que é bitcoin e como comprar de forma segura

A forma mais segura de comprar bitcoin é por meio de uma corretora de criptoativos. Veja como funciona o mercado de criptoativos e outras dúvidas aqui.

Luiz Pedro Andrade de Oliveira 06/05/2023 12:00 6 min Atualizado em: 09/05/2023 16:53
Entenda o que é bitcoin e como comprar de forma segura

Hoje eu tenho uma missão! Fazer com que você saiba tudo o que você precisa saber sobre o bitcoin para que você tenha clareza sobre tudo o que você ler e ouvir por aí!

Vou responder a todas as perguntas que eu mais recebi ao longo dos meus 6 anos como analista de criptoativos. E, no final, vou responder à pergunta mais quente do momento: o bitcoin pode substituir o sistema bancário atual?

Vamos começar pelo básico.

Sumário

O que é o bitcoin?

O Bitcoin é uma moeda digital criada em 2009 que funciona sem a necessidade de um banco central. É uma forma de dinheiro que pode ser usada na internet, como um real ou dólar, mas é totalmente digital.

Seu preço é dado pelo livre mercado, ou seja, os compradores e vendedores determinam o preço de acordo com a demanda pelo ativo.

Quais são as vantagens do bitcoin?

Trata-se de uma moeda auto soberana, ou seja, não depende de nenhuma instituição para sua circulação, emissão ou para a validação de suas transações. Além disso, o bitcoin é escasso, tem um limite máximo a ser emitido (21 Milhões de BTC), e a emissão é decrescente ao longo do tempo.

Outra vantagem do bitcoin é a transparência e a irreversibilidade das transações, além do pseudoanonimato que a tecnologia proporciona.

Com isso, trata-se de uma moeda digital e global, que depende única e exclusivamente de uma rede descentralizada de computadores para validar as transações, com todas as vantagens citadas.

Esses computadores, responsáveis por validar transações, são chamados “mineradores”. Quando um minerador valida um bloco de transações de bitcoin (isso ocorre a cada 10 minutos, aproximadamente), são criados novos bitcoins para remunerá-lo.  A “recompensa por bloco” é a única forma de se emitir novos bitcoins, e essa recompensa cai pela metade a cada 4 anos, até que seja atingido o máximo de bitcoins emitidos.

Esses cortes são conhecidos como halvings. O próximo halving do bitcoin está previsto para acontecer em junho de 2024.

Histórico de halvings do bitcoin desde 2012
Fonte: TradingView

Quando acaba a emissão de bitcoin?

A previsão é que o último bitcoin seja completamente minerado no ano de 2136.

Como funciona o Bitcoin?

O bitcoin funciona por meio de uma tecnologia chamada blockchain, que consiste em uma rede descentralizada de computadores que validam e registram as transações de forma segura e transparente.

Quando uma pessoa quer enviar bitcoins para outra, ela realiza uma transação na rede, que é validada pelos mineradores. Esses computadores usam algoritmos complexos para verificar a autenticidade da transação e registrar a informação em um bloco de dados da blockchain.

Cada bloco de dados contém informações de várias transações e é interligado com outros blocos, formando uma cadeia de blocos, daí o nome blockchain. Isso garante a segurança e transparência do sistema, pois cada transação é verificada por diversos computadores na rede e registrada em um bloco que fica disponível publicamente.

Por que o bitcoin é seguro?

Por causa da blockchain e da grande quantidade de mineradores, o bitcoin gera um efeito de rede com grande poder computacional.

Graças a isso, se alguém quiser reverter ou burlar um bloco de transações, ele deverá ter um poder computacional e uma fonte de energia praticamente indisponível para uma única pessoa ou empresa.

É muito mais vantajoso trabalhar a favor da rede do que tentar burlá-la. Essa é a beleza e o poder da descentralização!

Quais são os riscos de investir em bitcoin?

O bitcoin é uma moeda cujo preço é definido pelo livre mercado. Isso confere a ele uma volatilidade de preço acentuada. Ou seja, o ativo apresenta grandes variações de preço em curtos espaços de tempo.

Vale ressaltar que essa característica está muito associada ao market cap (valor de mercado do ativo), que ainda é muito baixo.

Hoje, o market cap do bitcoin gira em torno de US$ 570 bilhões, o que é muito baixo, se comparado ao dólar, por exemplo, que se estima que tem US$ 30 trilhões de market cap.

Além disso, quando tratamos do mercado brasileiro, é necessário tomar muito cuidado com os golpes relacionados a cripto. Diversas empresas divulgam falsas soluções supostamente relacionadas ao bitcoin ou a criptomoedas em geral, prometendo rentabilidades fixas com Bitcoin. Isso é impossível! Se você se deparar com isso, corra! A chance de ser um golpe é muito grande!

Portanto é muito importante saber como comprar bitcoin com segurança!

Como comprar bitcoin de forma segura?

A forma mais segura de comprar bitcoin é por meio de uma corretora de criptoativos que seja confiável, tenha bastante tempo de prova no mercado e grande volume diário.

Aqui, no Brasil, as melhores opções são o Mercado Bitcoin e a Mynt (corretora de cripto do BTG Pactual).

Comprar bitcoin pelo Nubank é seguro?

É seguro, sim, porém você compra diretamente do Nubank, e não de outros clientes da corretora. Isso dá ao Nubank o poder de escolher o preço que vai vender para você e, consequentemente, você vai pagar mais caro.

Dados todos os conhecimentos obtidos neste texto, podemos ir para uma pergunta um pouco mais avançada, que é a mais importante do momento.

O bitcoin pode substituir os bancos?

Ainda é muito cedo para vislumbrar esse cenário. A longo prazo, o bitcoin pode ter uma parcela mais relevante das transações monetárias mundiais, pelas suas características que favorecem transações para qualquer lugar do mundo.

No entanto, hoje, a adoção do bitcoin ainda é muito baixa. Apenas cerca de 5% da população mundial economicamente ativa já comprou ou utilizou bitcoin.

A experiência do usuário ainda é ruim, necessitando de múltiplos conhecimentos operacionais para poder realizar transações.

Mas com o avanço da tecnologia adjacente ao bitcoin e da adoção da criptomoeda, levando a uma provável diminuição da volatilidade, o bitcoin pode, sim, conseguir abraçar uma parte das transações hoje realizadas via bancos e pelo sistema tradicional, o que nos leva à pergunta final.

É um bom momento para comprar bitcoin?

Pelo fato de a tecnologia ainda ser muito nova, com baixa adoção e grande potencial, é um bom momento se você tiver paciência e visão de longo prazo!

Não só o bitcoin como também diversos outros criptoativos estão com preços muito abaixo de sua máxima histórica e que, desde que estiveram nesse preço, realizaram diversas melhorias em seus fundamentos!

Importante: não invista mais do que 5% do seu patrimônio em criptoativos. Trata-se de uma classe de ativos altamente volátil, que pode influenciar a performance geral de sua carteira no curto e médio prazo! Use a assimetria do mercado ao seu favor!

No Nord Crypto Master, nossa assinatura completa de criptoativos, temos uma seleção de mais de 10 criptos com grande potencial de longo prazo em nossa carteira sugerida!

Além disso, temos um curso operacional completo para você comprar bitcoin e diversos outros criptoativos e armazená-los da forma mais segura possível!

Não para por aí! Temos um conteúdo bastante aprofundado em bitcoin e em diversos outros ativos e setores do mercado de criptoativos, além de um contato direto comigo no Telegram para tirar todas as suas dúvidas.

Caso queira conhecer mais sobre o Nord Crypto Master, clique no link abaixo:

Quero conhecer o Nord Crypto Master!

Tópicos Relacionados

Compartilhar