Nvidia Jetson: conheça a Computação Integrada para robótica e IA

O Nvidia Jetson permite o desenvolvimento de dispositivos inteligentes e autônomos. Entenda quais são as versões e para que servem!

Nord Research 04/10/2023 13:14 5 min
Nvidia Jetson: conheça a Computação Integrada para robótica e IA

Nvidia Jetson é um computador de placa única, Single Board Computer (SBC), com foco no desenvolvimento de soluções de automação. Seu diferencial é a aplicação de tecnologias avançadas, como redes neurais e inteligência artificial.

O Nvidia Jetson é uma solução para diversas áreas. Cidades inteligentes, automação industrial, agricultura e energia elétrica são alguns exemplos de aplicação.

Um benefício trazido por essa inovação é o aumento da produtividade e eficiência das atividades econômicas. A placa da Nvidia é uma solução para tarefas complexas automatizadas, com inteligência artificial e redes neurais. Como resultado, representa um potencial incrível para as empresas.

Neste artigo, conheça mais sobre essa tecnologia, seus diferentes tipos e compreenda as principais utilidades. Acompanhe a leitura!

O que é o Nvidia Jetson?

Nvidia Jetson é um computador de placa única, criado para o desenvolvimento de soluções integradas e aplicação de inteligência artificial, redes neurais e automação em projetos. Pode ser usado em máquinas, equipamentos, controladores e outros sistemas inteligentes e autônomos.

As placas funcionam como o cérebro dessas estruturas. Elas controlam os movimentos do braço robótico, a captura de dados pelos sensores, o reconhecimento facial das câmeras inteligentes, entre outros aspectos.

A capacidade de processamento, memória, entrada e saída estão embutidas no dispositivo. A máquina autônoma pode realizar suas funções com o “cérebro” recebido, não dependendo de computadores externos ou soluções de computação em nuvem.

Como resultado, a principal aplicação do Nvidia Jetson é o desenvolvimento integrado. A solução é pensada com a tecnologia desde a concepção da máquina, equipamento ou dispositivo, e não como um acréscimo após a finalização do projeto.

Quais são os tipos de Nvidia Jetson e para que servem?

Existem diversos tipos de Nvidia Jetson disponíveis no mercado. Ao longo dos anos, o produto se tornou mais completo e aumentou a velocidade de processamento, representada em cálculos por segundo.

Nvidia Jetson AGX Orin

A Orin AGX é a placa mais avançada da família. O módulo da NVIDIA Jetson é pequeno e compacto, medindo 110 mm x 110 mm. Ainda assim, executa tarefas complexas.

Esse dispositivo oferece 275 TOPS (trilhões de operações matemáticas por segundo). Há uma versão menor, com 100 mm x 87 mm, que atinge 200 TOPS. Ambas disponibilizam um desempenho impressionante para criação de dispositivos autônomos e inteligentes.

A percepção, o planejamento, o controle e o mapeamento são algumas das funções que o Orin Agx realiza com alta performance. Como resultado, existe uma ampla aplicação em robótica avançada, condução autônoma, produção agrícola, saúde inteligente e análise de vídeo, por exemplo.

Nvidia Jetson Orin NX

O Orin NX representa uma abordagem mais compacta e acessível do Jetson Nvidia. É uma linha intermediária, que se concentra em aplicações de inteligência artificial de média complexidade.

Seu desempenho é superior ao produto mais avançado da versão anterior (Nvidia Jetson Xavier). Dependendo do modelo escolhido, a capacidade é de 70 ou 100 TOPS.

O processamento disponível abre as portas para a criação de produtos inovadores, como robôs educacionais, drones inteligentes e câmeras avançadas. Ademais, por ser um intermediário, o custo-benefício nos projetos pode ser excelente se o NX for aplicado às funções certas.

Nvidia Jetson Nano

O Jetson Nano é a versão mais compacta e básica da família. Ainda assim, no tipo Orin Nano, oferece modelos de 20 ou 40 TOPs. Logo, também é superior às linhas anteriores da tecnologia.

As dimensões são 69,6 mm x 45 mm, ou seja, o computador é menor que um cartão de crédito. Por isso, pode ser utilizado em dispositivos pequenos e autônomos, como sensores, fones de ouvido inteligentes, relógios, equipamentos cirúrgicos e óculos de realidade aumentada.

Nvidia Jetson AGX Xavier

O Xavier é o modelo anterior ao Orin, que ainda conta com aplicação em diversos setores. Sua capacidade de processamento é de 32 TOPS. Por isso, apesar de ser empregado em tarefas similares ao Orin AGX, é preciso ficar atento ao nível de complexidade.

Usar a série mais antiga pode ser positivo pelo custo-benefício. Nem sempre os projetos exploram o potencial instalado da linha Orin. Então, um dispositivo mais acessível pode ser uma boa opção para economizar.

Nvidia Jetson Xavier NX e Nano

O Xavier também está disponível em versões NX e Nano. Usos comuns são câmeras inteligentes, sistemas médicos e drones de porte reduzido.

TX2

O TX2 surgiu em 2015, sendo anterior ao Orin (2020) e ao Xavier (2018). O dispositivo oferece 1,3 TOPs de capacidade de processamento, o que mostra a evolução exponencial dos aparelhos ao longo dos anos. Ainda pode ser visto em drones, robôs, câmeras e outros equipamentos.

O esforço da Nvidia em desenvolver novas tecnologias e expandir sua participação no mercado se destaca no desempenho das ações. Em 2023, por exemplo, os papéis da empresa dispararam 220%.

A família Nvidia Jetson oferece soluções de automação com custos e capacidade para diferentes tipos de projetos. Como resultado, pode ser empregada desde atividades complexas, como automação na indústria e agricultura, até pequenos projetos educacionais ou empresariais.

Gostou do conteúdo? Para não perder nenhuma tendência de mercado, siga a Nord Investimentos no Spotify, LinkedIn, Youtube e Facebook!

Resumindo

O que é Nvidia Jetson?

Nvidia Jetson é um computador de placa única com aplicação na criação de produtos, máquinas e equipamentos autônomos e inteligentes. De forma análoga, ele funciona como o cérebro do sistema, empregando IA e redes neurais nos projetos.

O que é Jetson Nano?

O Jetson Nano é uma versão mais compacta da família Nvidia Jeston, que pode ser usada em dispositivos portáteis e projetos mais simples de automação. Câmeras, relógios, pequenos robôs são exemplos.

Tópicos Relacionados

Compartilhar