NVIDIA e sua relação com Taiwan

Você sabe qual a relação entre a NVIDIA e Taiwan? Entenda qual a relação entre a empresa e o país e como isso impacta o mercado mundial.

Nord Research 29/11/2023 16:56 4 min Atualizado em: 04/01/2024 11:35
NVIDIA e sua relação com Taiwan

Sumário

A parceria entre a NVIDIA, uma gigante multinacional de tecnologia sediada nos Estados Unidos, e Taiwan, ilha asiática que é um hub essencial na produção de microchips, é fundamental para a indústria de semicondutores no mundo. Por meio da colaboração estratégica com a TSMC, a NVIDIA vem desenvolvendo suas inovações em inteligência artificial (IA). 

Entenda mais detalhes sobre essa parceira e como ela afeta o mercado mundial. Acompanhe!

Sumário

A relação entre a NVIDIA e Taiwan

A NVIDIA, uma empresa multinacional de tecnologia sediada nos Estados Unidos, tem uma relação com Taiwan por meio de sua parceria com a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC). Dessa forma, muitos dos chips gráficos (GPUs) da NVIDIA são fabricados pela TSMC em Taiwan.

TSMC e a NVIDIA

Taiwan é um hub global para a produção de microchips e a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) é uma peça fundamental nesse cenário. 

A TSMC é uma das principais empresas de semicondutores do mundo, localizada em Taiwan. Ela é líder mundial no mercado de semicondutores para telas de LED e, desde a pandemia de covid, subiu para o top 10 das empresas mais valiosas do mundo.  Aliás, a TSMC produz mais de 60% de todos os chips, e 92% dos mais avançados, ou seja, aqueles microchips de ponta.

Por isso, muitas empresas de eletrônicos terceirizaram seu lucrativo processo de fabricação para a gigante taiwanesa, como a Nvidia, líder indiscutível do mercado de hardware no qual são treinados modelos de inteligência artificial. Aliás, Jensen Huang, CEO da Nvidia, uma vez brincou: “Na verdade, duas coisas importam na Terra: o ar e a TSMC”. 

A fabricação de chips em Taiwan promete diversificar os negócios e posicionamento da NVIDIA no mercado. 

Essa parceria destaca a importância de Taiwan na cadeia global de produção de chips e como a TSMC se tornou uma figura chave nesse setor. A indústria de chips em Taiwan representa uma parte significativa da economia da ilha e no cenário tecnológico mundial.

Nvidia se sente confiante em contar com Taiwan para chips

Em junho de 2023, o CEO da Nvidia, Jensen Huang, expressou confiança na segurança da fabricação de chips em Taiwan, apesar das preocupações sobre as crescentes ameaças militares da China. 

Além disso, os planos de diversificação da Nvidia incluem planos de adquirir produtos da fábrica da TSMC no Arizona.

Receba conteúdos e recomendações de investimento gratuitamente

Obrigado pelo seu cadastro!

Acompanhe nossos conteúdos por e-mail para ficar por dentro das novidades.

NVIDIA se tornará maior fabricante de semicondutores de 2023

A NVIDIA deve se tornar a maior fabricante de semicondutores em 2023, impulsionada por seus projetos em inteligência artificial (IA). Durante uma palestra na Chinese National Association of Industry and Commerce, o diretor da TSMC, Mark Liu, destacou a empresa na liderança global em tecnologia de IA. 

Além disso, relatórios do terceiro trimestre de 2023 já indicavam o sucesso da NVIDIA, superando empresas como Intel e Samsung em lucratividade na indústria de semicondutores.

A empresa anunciou receita recorde de US$ 18,12 bilhões, um aumento de 206% ano a ano. Sendo que a expectativa é de 10% de crescimento nos próximos cinco anos, resultados relacionados à atratividade significativa da IA ​​generativa. Isso porque, a demanda por aplicações relacionadas à IA, nas quais as unidades de processamento gráfico (GPUs) se destacam, não mostra sinais de parar. 

Nvidia irá transferir centro logístico de Hong Kong para Taiwan

Em continuidade a essa parceria, a Nvidia anunciou em 24 de novembro de 2023 que irá transferir seu centro logístico de Hong Kong para Taiwan após acordar benefícios fiscais. 

A decisão foi anunciada pelo Ministro da Economia de Taiwan, Wang Mei-hua, que não divulgou o momento exato da transferência e os detalhes dos acordos alcançados.

Essa mudança destaca que as tensões no Estreito de Taiwan não impediram as empresas de tecnologia de escolher Taiwan como um destino de investimento, e a presença da Nvidia é vista como um fator importante para a indústria tecnológica local.

Conclusão

Neste artigo, vimos que a relação entre a NVIDIA e Taiwan é importante no cenário global de produção de chips, com a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), líder no mercado de semicondutores. 

Além disso, as projeções de que a NVIDIA se tornará a maior fabricante de semicondutores em 2023, impulsionada por seus avanços em inteligência artificial, consolidam sua posição como uma líder incontestável no setor. Tudo isso fez com que a Nvidia decidisse transferir seu centro logístico de Hong Kong para Taiwan.

Ainda não há informações sobre a data da mudança e como isso deve impactar o mercado mundial. Acompanhe o blog da Nord Research para ficar por dentro de novidades sobre o assunto.

Compartilhar